sábado, outubro 30, 2021

Terminou o leilão 5G - 2ª parte

Naturalmente, os participantes foram investindo em tecnologia e infraestrutras, efectuando testes e o próprio trabalho comercial durante o processo, pelo que a chegada efectiva do 5G a Portugal praticamente coincide com o termo do processo de atribuição de frequências, mas este leilão deixará marcas e será, sem dúvida, utilizado para fins políticos, projectando a sua sombra negra sobre outras autoridades reguladoras.

A incompetência com que este processo foi conduzido, segundo diversos especialistas, pode ter como consequência uma diminuição da autonomia dos reguladores sectoriais, com atribuições destes a passarem para o Governo que, para todos os efeitos, nomeou dirigentes da sua confiança política, os quais, neste caso, parecem não ser os adequados para dirigir este tipo de entidade.

Queremos reforçar que o 5G permite implementar um conjunto de funcionalidades que se poderão revelar de extrema importância nos mais diversos sectores de actividade, facilitando o desenvolvimento tecnológico associado em áreas estratégicas, onde a competitividade é essencial para o progresso de um país que tem que ser muito mais atractivo para que receba novos investimentos.

Esperamos que, muito brevemente, soluções baseadas nesta nova tecnologia estejam disponíveis, não apenas para comunicações ou uso pessoal, mas, sobretudo, na implementação de novas plataformas, essenciais neste mundo pós pandemia, no qual muito mudou, no qual as comunicações são determinantes, seja para o teletrabalho, ou ensino não presencial, seja para actividades mais complexas, onde a velocidade e latência são determinantes.

sexta-feira, outubro 29, 2021

Cofre de pequenas dimensões para residência ou veículo - 2ª parte

O acesso pode ser efectuado por chave, como solução de emergência, ou através de um código de acesso, composto por uma sequência de até 10 dígitos introduzidos através do teclado, o que pemite abrir, de forma automática, uma porta, que abre num ângulo de 45º.

É de notar que, caso o código introduzido esteja errado ou a porta forçada, o sistema de introdução fica bloqueado por cinco minutos, activando um alarme sonoro que apenas pode ser desligado de imediato premindo um botão localizado no interior do cofre, o que, em princípio, afugentará o ladrão.

Naturalmente, um cofre com estas dimensões apenas é eficaz se estiver fixo, o que pode ser feito recorrendo ao cabo de aço com cadeado, fornecido conjuntamente, ou aparafusando-o a uma superfície plana, eventualmente com algum tipo de reforço que evite poder ser arrancado, recorrendo aos furos que já vêm feitos na superfície inferior.

Este é um cofre de excelente qualidade, muito funcional, que obedece às normas de segurança estabelecidas, inclusivé, para acomodação de armas, e que, incluindo os respectivos acessórios, tem um preço pouco superior à trintena de Euros, incluindo portes e IVA, pelo que pode ser uma boa solução para proteger pequenos objectos no interior de um veículo.

quinta-feira, outubro 28, 2021

Terminou o leilão 5G - 1ª parte

Terminou, finalmente, o leilão para atribuição de frequências 5G, com o Estado a receber mais de 566 milhões de Euros resultantes dos vários lotes, que ficaram distribuidos pelos vários operadores com redes próprias, com a NOS a investir mais de 165 milhões, ficando à frente da Vodafone, que investiu perto de 133 milhões e da MEO que se ficou pelos 125 milhões.

Para além dos principais operadores, que ficaram com 15, 10 e 11 lotes, respectivamente, a Nowo pagou perto de 70 milhões de Euros por sete lotes, a DixaRobil ficou com oito lotes, tendo pago 67 milhões e, finalmente, a Dense Air investiu mais de 5 milhões para ficar com quatro lotes.

Foram nove meses de leilão, num processo lento, com numerosos incidentes, alterações de regras e um desfecho incerto, que pode ainda decorrer nos tribunais, o qual termina agora com a abertura do espectro de fequências que permite aos operadores passar a oferecer, efectivamente, comunicações 5G aos respectivos clientes, algo que já acontecia na quase totalidade dos países comunitários.

Em duas centenas de dias, realizaram-se 1727 rondas, num processo lento, complexo, desesperante para os participantes e penalizador para todos, incluindo-se aqui o próprio Estado, mas também potenciais clientes e fornecedores de soluções, que viram projectos serem adiados, enquanto a competitividade do País face à concorrência ia diminuindo.

quarta-feira, outubro 27, 2021

Luvas de inverno compatíveis com écrans tácteis

Com a chegada do Inverno, e do frio e chuva, algumas peças de vestuário serão essenciais, com destaque para as luvas, que, para além de proporcionarem protecção contra os elementos, devem ser confortáveis e permitir desempenhar, com o mínimo de penalizações, as actividades do dia a dia.

Com materiais cada vez mais sofisticados disponibilizados a preços acessíveis, as luvas construídas por múltiplas camadas, com um exterior que repele a água da chuva e protege do vento, e superfícies anti-derrapantes no interior dos dedos e palma das mãos, são uma opção a ter em conta.

Acresce, no modelo que serve de exemplo, o facto de permitirem usar écrans tácteis com facilidade, compostas por múltiplas camadas, evitando acumulação de gotículas de transpiração, ao mesmo tempo que aquecem as mãos, serem facilmente laváveis e possuirem um pequeno fecho que permite prende as duas luvas, o que ajuda a evitar que se percam.

Com preços que começam pouco acima da meia dúzia de Euros, incluindo portes e IVA, mas sendo de prever perto de uma dezena para modelos de melhor qualidade, este tipo de luvas adequam-se a múltiplas actividades, incluindo a prática de desportos, estando disponíveis versões com faixas reflectoras, que aumentam a segurança em situações de menor visibilidade, indicados para quem pratica corrida ou ciclismo.

terça-feira, outubro 26, 2021

Cofre de pequenas dimensões para residência ou veículo - 1ª parte

Proteger pequenos objectos no interior de uma residência ou de um veículo pode passar pela instalação de um cofre que alie dimensões reduzidas a uma elevada resistência, permitindo uma abertura fácil a quem, legitimamente, possa aceder ao seu interior.

O pequeno cofre que hoje apresentamos é prático, resistente, de excelente acabamento e possui as funcionalidades que consideramos adequadas, sobretudo quando se pretende um modelo de pequenas dimensões que possa ser fixado no interior de um veículo, preferencialmente num local discreto e devidamente aparafusado para que não possa ser removido com facilidade.

Com dimensões externas de 294 x 236 x 80 milímetros e dimensões internas de 275 x 165 x 673 milímetros, aproximadamente, construído em aço de 1 milímetro, com revestimento por pintura em pó negro, este é um cofre de elevada qualidade e com grande resistência, cujo arrombamento é extremamente difícil.

Diferença entre a largura interior e exterior deve-se aos sistemas de abertura e alarme, bem como ao fecho, que fica oculto, numa configuração que dificulta o acesso ao interior, que é inteiramente forrado e protegido, evitanto que os objectos nele colocados ou transportados se possam danificar, mesmo que superficialmente.

segunda-feira, outubro 25, 2021

Actualização 21H2 para o Windows 10 surge nos canais de desenvolvimento

Para quem aderiu aos canais de desenvolvimento, a actualização 21H2, destinada ao Windows 10, já começou a ser disponibilizada, surgindo entre as actualizações opcionais quando se acede ao menu do painel de controle, e que será instalada apenas com a anuência do utilizador.

Esta é uma actualização rápida para todos quantos tenham procedido às diversas actualizações disponibilizadas pela Microsoft desde o lançamento da 21H1, acabando por vir, essencialmente, consolidar funcionalidades, introduzir melhoramentos e activar rotinas presentes no sistema operativo, mas ainda desactivadas, pelo que o processo de instalação da 21H2 seré rápido.

Por outro lado, não serão de esperar grandes novidades, com o enfâse desta actualização a centrar-se productividade e segurança, implementando novos protocolos, como o WPA3 H2E para uma segurança melhorada no WiFi, novo sistema de distribuição e implementação simplificada para o Hello profissional e suporte melhorado para o sub-sistema Linux, incluindo novidades no processamento gráfico.

Apesar do lançamento do Windows 11, a Microsoft irá continuar a disponibilizar duas grandes actualizações anuais e as actualizações de rotina para o Windows 10, de forma idêntica ao que se tem verificado, até ao termo do serviço para este sistema operativo, altura em que, quase certamente, se manterão actualizações de segurança, que evitem comprometer a segurança dos sistemas, podendo surgir outras possibilidades de actualização.

domingo, outubro 24, 2021

O sistema de iluminação Xanes W678 - 2ª parte

A bateria interna 18650 de 2000mAh, é carregada via cabo USB do tipo C, demorando perto de 3 horas até obter a carga completa, estando disponível um sistema de monitorização de energia em tempo real, que verifica o carregamento presente.

Construído em plástico ABS negro de elevada resistência, obedecendo à norma IPX4, o que permite ser utilizado sob chuva ou condições adversas, este sistema de iluminação tem dimensões de 153 x 36 x 33 milímetros e pesa apenas 81.8 gramas, sendo fixo na cabeça através de uma banda de tecido ajustável, que se revela confortável de usar.

Sendo prático e eficiente, o W678, tal como todos os sistemas que se usam na cabeça, podem começar a tornar-se incómodos em situações de uma utilização mais prolongada, sendo que neste caso concreto a assimetria do sistema, com a bateria do lado direito, pode não ser a melhor opção, entendendo-se pela necessidade de ter o sensor ao alcance da mão.

O preço deste sistema e do respectivo cabo de carregamento, incluindo IVA, fica pouco abaixo da vintena de Euros, um valor justo para um equipamento cuja qualidade e flexibilidade de utilização é francamente superior à média, sendo de ter em conta para quem pratica actividades ao ar livre ou em locais onde a iluminação é escassa, sobretudo se uma fonte de iluminação eficaz é necessária.