sábado, março 22, 2025

Unidade externa para discos IDE e SATA - 3ª parte

Encontramos este mesmo modelo em várias versões, algumas delas destinadas a mercados específicos, com a ficha eléctrica adequada às tomadas utilizadas nos países a que se destinam, mas também com pequenas variações, que passam pela inclusão de adaptadores USB, o que permite ligar a conectores USB do tipo C, ou com as ranhuras para leitura de cartões de memória e "pens" USB".

Um modelo intermédio, com uma pequena diferença de preço face ao modelo base, inclui uma porta USB, o que permite efectuar cópias entre uma "pen" colocada nessa porta e um disco presente na unidade externa, sem esquecer que os recursos do computador serão utilizados, o que significa que esta unidade, em caso alguma, tem um funcionamento autónomo.

Na versão bases, com a ficha destinada às tomadas europeias, o preço começa pouco acima dos 16 Euros, incluindo IVA e portes, com os valores a subirem alguns Euros para os modelos com mais opções, sendo patente uma enorme variação de preços, o que justifica uma pesquisa atenta, de modo a poder realizar o negócio mais favorável.

Esta unidade externa para leitura de discos adequa-se a uma utilização ocasional, quando a questão do preço dificilmente justifica um investimento num modelo mais caro, mas, para quem preveja uma utilização mais intensiva, existem alternativas com uma porta USB 3.0, muito mais rápida, eventualmente com funcionalidades adicionais, que se justificará avaliar antes de proceder a qualquer aquisição.

sexta-feira, março 21, 2025

Por uma cultura de segurança - 1ª parte

Quem assistiu às imagens que ilustram as consequências do mau tempo ocorrido nos últimos dias pode ter ficado chocado com a destruição, e realmente verificaram-se danos importantes, mas poucos se incomodaram com a falta de cultura de segurança que ficou bem patente nas atitudes e comportamentos de muitos transeuntes ou condutores, que permaneciam ou circulavam em locais de risco em plena tempestade.

Manifestamente, a imprudência, a ideia de que os acidentes apenas acontecem aos outros e que, quando os próprios são vítimas, caso sobrevivam, aceitam a situação como uma inevitabilidade que resulta de um destino trágico, contra o qual nada há a fazer, continua a predominar, determinando atitudes e comportamentos.

Foi visível nas imagens a presença de transeuntes e veículos a circularem em locais de risco, por vezes parando para apreciar a situação, e nos comportamentos de risco podemos incluir algumas equipas de reportagem que, para além de se colocarem em perigo, dificultavam as operações das entidades encarregadas do socorro, intervindo ou obstruindo a passagem, algo que o dever e direito de informar não contempla.

Apesar dos avisos prévios, poucas medidas de segurança foram adoptadas, sendo disso exemplo o facto de andaimes de obras em curso permanecerem colocados, de muitos equipamentos exteriores não terem sido recolhidos, de embarcações e aeronaves não estarem devidamente ancorados ou retidos e de poucos proprietários terem optado por afastar as suas viaturas de árvores que, visualmente, estariam pouco cuidadas ou em mau estado.

quinta-feira, março 20, 2025

Unidade externa para discos IDE e SATA - 2ª parte

Está disponível uma funcionalidade designada por "One-Touch", o que facilita substancialmente a salvaguarda de pastas e ficheiros, para o que é necessário proceder, previamente, à instalação de uma aplicação, que pode ser descarregado gratuitamente via Internet.

Naturalmente, o sistema de ficheiros do disco colocado no leitor tem que ser compatível com o sistema operativo utilizado para a sua leitura, independentemente do tipo de processo utilizado, seja recorrendo a uma aplicação, seja usando o explorador de ficheiros, onde a unidade de leitura, com o respectivo disco, deve estar presente.

Em termos de utilização, esta é francamente simples, podendo o explorador de ficheiros do sistema operativo ser usado da forma habitual, notando-se a lentidão que resulta da opção pela porta USB 2.0, ultrapassada nos dias de hoje e inadequada a grandes transferências de dados, sendo necessário alguma paciência para efectuar cópias que envolvam uma grande quantidade de informação.

Para além da questão da velocidade, é necessário atenção e cuidado na forma como os discos são inseridos, sendo necessário pressionar, mas nunca forçar, tendo em conta que esta unidade não é do tipo "hot swap", aconselhando-se a colocar os discos antes de a ligar e removê-los apenas depois de a desligar, o que garante que não estão em uso no momento em que os discos são adicionados ou removidos no sistema, seja em termos físicos, seja em termos lógicos.

quarta-feira, março 19, 2025

Números de telefone virtuais - 1ª parte

Uma característica do Skype, uma plataforma de comunicações actualmente em vias de terminar o serviço, que muitos utilizadores apreciavam era a sua independência de um número de telefone, o que o tornou particularmente interessante por prevenir uma divulgação que, em muitos casos, termina na recepção de chamadas indesejáveis.

Apesar de outras plataformas terem, com o tempo, permitido recorrer a identificadores, usando o número de telefone para efeitos de validação, existe sempre uma conexão entre o número e o identificador, o que pode representar um problema a nível de privacidade, mesmo quando este é rapidamente escondido.

Aliás, são muitas as plataformas que obrigam à colocação de um número de telefone válido para efeitos de autenticação ou para o uso de uma conta, o que, em muitos caso aumenta a exposição do número que, quase inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, acaba por ser incluído numa lista de spam, podendo resultar na recepção de mensagens e chamadas indesejáveis ou mesmo com intuito criminoso.

Uma alternativa é obter um número virtual, recorrendo a uma das empresas capazes de prestar este serviço, e que pode ter distintas características, existindo opções pagas e gratuitas e destinadas a uma única utilização ou a um uso prolongado e que podem ter uma incidência geográfica ou serem universais.

terça-feira, março 18, 2025

Equipamento de diagnósticos para veículos no Lidl

Vai decorrer, entre os dias 20 e 23 de Março, naas lojas da cadeia Lidl, uma promoção de acessórios e equipamentos para veículos, onde estarão presentes vários dos artigos que já conhecemos de promoções anteriores, mas também algumas novidades, o que pode justificar uma deslocação a uma loja ou uma visita ao "site", onde se podem consultar os folhetos com alguma antecedência.

A novidade mais interessante, por ser um equipamento distinto dos habitualmente presentes, é o aparelho de diagnósticos para veículos que tenham compatibilidade OBD2 e EOBD, suportanto os vários protocolos de comunicação sustentados por esta ligação, o que os adequa a uma grande parte dos veículos mais recentes, mas exclui aqueles que não são 100% compatíveis com estas normas, caso dos modelos que usam os motores Td5 da Land Rover.

Este dispositivo fornece dados provenientes da centralina em tempo real no visor, infelizmente de pequenas dimensões, mas também gera um código QR que, sendo lido através de uma aplicação instalada num dispositivo móvel, permite visualizar de forma mais clara os resultados do diagnóstico, com os códigos numéricos a serem traduzidos em texto, o que os torna mais perceptíveis.

Este aparelho de diagnósticos é muito simples de usar, bastando proceder à ligação à porta do veículo e ligar a alimentação eléctica, rodando a chave da ignição, e instalar uma aplicação num dispositivo móvel, seguindo os procedimentos habituais, o que o coloca, em termos funcionais, ao alcance da grande maioria dos potenciais interessados, sabendo que existem no mercado alternativas mais sofisticadas que, tipicamente, são bem mais dispendiosas do que os 29.99 Euros do modelo proposto pelo Lidl.

segunda-feira, março 17, 2025

Óculos tácticos de baixo custo - 3ª parte

É possível destacar as peças onde a banda elástica, que é ajustável, fica presa, sendo muito fácil trocar as lentes, embora tal implique alguma habituação, com a protecção das lentes a deslizar facilmente sobre a banda de retenção e a cobrir bem os óculos, protegendo-os de pequenos impactos que podem causar riscos e prevenindo a acumulação de sujidade.

As lentes são espessas, conferindo uma sensação de segurança, com o modelo escurecido a proteger bem dos raios solares e reduzindo substancialmente a luminosidade, enquanto os restantes permitem uma visão clara e natural, embora o modelo em amarelo não pareça melhorar a visão em condições de baixa visibilidade de forma significativa, o que pode levar os utilizadores a usarem a lente transparente.

O principal defeito é a nível do conforto, sendo demasiadamente rígidos, algo que será um preço a pagar pela resistência das lentes, e o facto de o material que assenta no rosto ser pouco suave, acabando por se tornar incómodo em uso prolongado, embora tal dependa, em parte, das dimensões e formato do rosto.

Também achamos a largura excessiva, não apenas no respeitante à parte das lentes, mas sobretudo na forma como o sistema de retenção da banda é concebido e posicionado, do que resulta estes óculos terem uma largura que se aproxima da de um capacete Fast, aumentando assim uma possível zona de impacto enquanto contribui para o aumento do peso de para um menor conforto.

domingo, março 16, 2025

Testes com Fujistu W500 e Windows 11 - 2ª parte

Entre os computadores não suportados que permitem usar esta técnica encontram-se as estações de trabalho da Fujtisu da série W500, que descrevemos em textos anteriores, com 1ª parte e 2ª parte, tendo-se efectuados testes, com sucesso, com os W510, com processador Intel Xeon R E3-1230 v3 e com os W530, com o processador Intel I7 4770, na sua configuração base, ficando os equipamentos completamente funcionais e com o Windows 11 activado.

As características desta linha da Fujitsu que, pela idade, já se encontra ultrapassada, mas que, para uma utilização normal, que não seja particularmente exigente, têm um desempenho aceitável, podem ser facilmente consultadas na Internet, onde as várias configurações e expansões podem ser consultadas, mantendo-se o preço de venda, dependendo do modelo exacto e da memória instalada, entre os 50 e os 60 Euros, a que acrescem portes.

Naturalmente, existem outras opções para quem pretender usar computadores não suportados com o Windows 11, incluindo recorrer a utilitários, como o Rufus, mas existe uma diferença entre seguir um método de instalação aceite, com maior ou menor relutância, pela Microsoft, ou recorrer a um utilitário que permite a instalação completamente à revelia do fabricante, podendo ter, num futuro imprevisível, resultados completamente distintos.

Aconselhamos os nossos leitores que ainda tenham em uso computadores com Windows 10 e não suportam oficialmente o Windows 11 a não deixarem para os últimos meses uma eventual migração para o mais recente sistema operativo da Microsoft, não apenas para evitar a pressão do aproximar da data limite, mas também para efectuar um planeamento atempado e, caso surjam problemas, encontrar alternativas a um preço módico, algo que pode ser complicado quando o tempo não permite esperar pelas melhores soluções.