sábado, março 29, 2014

Anunciado reforço de meios para o combate aos fogos em 2014 - 1ª parte

Image Hosted by Google Bombeiros no combate a um incêndio florestal

Durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), José Manuel Moura, anunciou o reforço de 250 bombeiros e mais quatro meios aéreos relativamente ao efectivo do ano anterior, com o orçamento para 2014 a atingir os 85.000.000 de Euros.

A durante a época mais crítica dos incêndios florestais, a "Fase Charlie", que decorre desde 01 de Julho a 30 de Setembro, o dispositivo incluirá 9.697 efectivos, integrando 2.220 equipas das diferentes entidades envolvidas, as quais serão apoiadas por um total de 2.027 veículos e 49 meios aéreos.

Entre as novidades, será aumentado o uso de de máquinas de rasto e serão utilizados, tanto quanto possível, autocarros, como forma de transportar bombeiros de e para os fogos durante as rendições, mantendo os veículos de combate no teatro de operações, o que facilita a logística e disponibilidade de meios.

Também haverá novos equipamentos de comunicações, com a ANPC a ter intenção de entregar aos bombeiros, até final do mês de Abril, um total de 2.600 novos rádios compatíveis com o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

sexta-feira, março 28, 2014

A câmara AEE S70 A7 - 3ª parte

Image Hosted by Google Os componentes da câmara AEE S70 A7

Para além de filmar, é possível obter fotos com até 16M píxels, numa resolucão de 4608 x 3456, com diversos modos de disparo, que podem ser simples, rápido, com até 10 imagens por segundo, ou temporizado, com intervalos de tempo configuráveis.

Tal como na maioria dos modelos, existe a possibilidade de visualizar e gerir o conteúdo gravado no cartão de memória TF, com capacidade até aos 64 Gb, sendo possível desde reproduzir o conteúdo, no écran LCD ou através de um écran externo ligado via HDMI ou AV, com funções de avanço ou recuo rápido, bem como apagar ficheiros que já não interessam.

Os vídeos são gravados no formato MOV, os ficheiros áudio como WAV e as fotos no popular JPG, resultando num grande compatibilidade com a maioria das plataformas, mantendo a alta fidelidade das imagens e do som gravados.

Esta câmara também tem uma memória "flash" de 128 Mb, para programação interna, que não pode ser usada para efeitos de gravação, e é compatível com computadores com sistemas operativos da família Windows XP SP2 ou superior, bem como com as versões mais recentes de Mac OS, sendo conectada via ligação USB 2.0.

quinta-feira, março 27, 2014

Land Rover Owners da Primavera de 2014 já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners da Primavera de 2014

Já se encontra nas bancas a edição da Primavera de 2014 da Land Rover Owners International, o número fora de calendário normal que permite a esta publicação mensal publicar 13 números anuais, com o destaque de capa a ir para um Discovery 1, comemorando os 25 anos deste modelo, que evoluiu ao longo de diversas gerações.

Os Discovery acabam por ser o tema principal deste número, estando presentes e sendo comparados os vários modelos, preparações efectuadas por leitores, a participação dos Discovery em provas tão carismáticas como o "Camel Trophy", ilustrando a evolução verificada entre 1989 e 2014.

Dois outros veículos são igualmente analizados em profundidade, sendo um deles um Defender 130, transformado num veículo de desempanagem, com capacidade para rebocar outras viaturas, e um excelente exemplar dos Range Rover de duas portas da década de setenta, um clássico que merece a honra de estar exposto no Museu do Louvre devido ao seu desenho exemplar a nível de design industrial.

São igualmente apresentados diversos novos produtos, alguns dos quais são detalhados individualmente, a que acrescem as novidades que constam da publicidade temática da responsabilidade de empresas especializadas, bem como numerosos artigos técnicos e as inevitáveis expedições, tão populares no Mundo Land Rover, o que justifica a leitura deste número.

quarta-feira, março 26, 2014

Projecto de alteração da consola da Britpart para Defender - 1ª parte

Image Hosted by Google A consola da Mudstuff para Defender

A construção modular da nova consola de tejadilho da Mudstuff para Defender permite tirar partido dessa modularidade para pensar num modelo diferente, recorrendo a algumas peças existentes, e substituindo outra, de modo a que, sem custos exagerados a nível de projecto, se possa obter um produto completamente distinto.

Ao contrário da maioria das consolas, que seguem o sentido longitudinal do veículo, a consola da Mudstuff é instalada no sentido da largura, contornando o topo das portas e sendo esta onde atinge uma zona mais na rectaguarda, a qual é utilizada, em grande parte, para efeitos de suporte e fixação do conjunto.

A nossa proposta é a de, mantendo as duas partes laterais, desenhar uma nova parte central que mantenha os mesmos encaixes mas que se projecte mais em direcção à rectaguarda, ocupando, tal como sucede com modelos rivais, a zona central do tejadilho até perto da divisória que fiva atrás dos assentos dianteiros.

Deste modo, a consola ficaria com uma forma de "T", com as duas extremidades superiores viradas para baixo, forma essa que resultaria do aproveitamento das peças laterais já existentes, levantando-se diversas possibilidades para a nova peça, que poderia ser apenas no sentido do comprimento do Defender, dando-lhe uma forma convencional, ou em "T" invertido com a perna de maiores dimensões a substituir a peça central original, e as de menores dimensões a irem de encontro à extremidade das peças laterais.

terça-feira, março 25, 2014

A câmara AEE S70 A7 - 2ª parte

Image Hosted by Google A câmara AEE S70 A7

A lente é uma grande angular com 170 º e f/2.8, suportando modos "full HD" 1080P, 960P e 720P, com o processamento de imagem a ser efectuado por um processador DSP A7, um sensor de alta sensibilidade, capaz de funcionar eficazmente mesmo com fraca luminosidade.

A gravação de vídeo, em alta defenição e com zoom digital até 10X, pode ser efectuada nas seguintes resoluções e imagens por segundo:

1920×1080P 60 fps
1920×1080P 48 fps
1920×1080P 30 fps
1920×1080P 24 fps
1280×960P 60 fps
1280×960P 48 fps
1280×720P 120 fps
1280×720P 60 fps

A objectiva pode ser rodada em 180º, podendo assim filmar para trás, sendo possível incluir na imagem a data e a hora de gravação, bastante nítida e de alta qualidade graças aos sistemas de estabilização e aos próprios suportes incluidos com a câmara.

A gravação áudio pode ser efectuada de modo independente, suportando microfone externo, podendo ser coordenada com diversos efeitos ou modos de vídeo, o que, efectivamente, corresponde a quase uma edição a nível da própria câmara.

segunda-feira, março 24, 2014

A câmara AEE S70 A7 - 1ª parte

As câmaras de acção, das quais as populares GoPro são o exemplo mais conhecido, têm vindo a evoluir constantemente, sendo adicionadas continuamente novas funcionalidades, enquanto as existentes evoluem, resultando em equipamentos sofisticados, resistentes e cada vez mais fáceis de operar.

A AEE S70 é robusta, capaz de suportar impactos e quedas, de desenho compacto e moderno, possui indicadores de estado luminosos, de fácil compreensão, sendo fornecida com um revestimento exterior submergível que obedece às normas IP68 e que possui dois botões na zona traseira, de forma a permitir a operação de baixo de água.

O conjunto inclui todos os acessórios necessários à sua operação, incluindo os suportes de fixação, bem como os cabos de conexão, manuais e "software" de suporte, tendo ainda capacidade de expansão com a adição de novos acessórios, para os quais existe sistema de retenção.

Após uma carga de 4 horas via porta USB ou de 2.5 através do carregador, é possível gravar autonomamente até hora e meia de vídeo e o dobro de áudio graças a uma bateria de iões de lítio recarregável com a capacidade de 1500 mAh, estando implementadas funções de gravação automática de dados e de poupança de energia.

domingo, março 23, 2014

Desfibrilador automático externo em veículo da GNR

Image Hosted by Google Autocolante para viatura equipada com DAE

Foi instalado o primeiro desfibrilador automático externo (DAE) num veículo de serviço da Guarda Nacional Republicana (GNR), tendo os seus tripulantes recebido por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a formação e certificação necessária à operação deste equipamento.

Este DAE, oferecido por uma empresa da especialidade, foi atribuido a uma unidade da GNR baseada no Alentejo, região onde os meios de emergência médica são escassos, ficando instalado numa viatura, um Land Rover Defender 90, que circula em missão de patrulhamento, de forma a, caso seja o primeiro a chegar a um cenário onde existam vítimas em paragem cardio-respiratória, seja possível prestar um suporte básico de vida enquanto não chega uma ajuda mais especializada.

A atribuição de DAE a patrulhas em zonas mais remotas, sobretudo naquelas onde os meios de socorro diferenciados são mais escassos, do que pode resultar uma maior espera por um socorro adequado, é bem vinda e uma forma de complementar o apoio social que a GNR há muito presta em locais distantes dos grandes centros urbanos, nomeadamente no apoio a idosos isolados.

A disponibilização de DAE para veículos de patrulha, que não se pode cingir aos provenientes de ofertas, é uma opção interessante, sobretudo em zonas de acesso mais remoto, onde o socorro sofre maiores demoras, mesmo que, perante os custos envolvidos, se começasse pela atribuição de um DAE por cada quartel de bombeiros ou posto da GNR sito em locais isolados, podendo o equipamento ficar nas instalações ou numa viatura em movimento, dependendo da configuração e necessidades específicas.