sábado, novembro 14, 2009

Quase todo o continente em alerta amarelo devido ao mau tempo - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Mau tempo na costa portuguesa

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), emitiu um comunicado que coloca em "Alerta Amarelo" todos os distritos do continente, com excepção deo Beja e Faro, na sequência das previsões de mau tempo do Instituto de Meteorologia.

A previsão inclui chuvas e ventos forte, com rajadas que podem atingir os 100 km/h em algumas terras altas, bem como ondulação forte, que podem atingir os seis metros na costa Ocidental.

Com algumas evoluções, que inclui um menor agravamento neste sábado, o alerta vai manter-se até às 12:00 da próxima terça-feira, sendo recomendadas pela ANPC um conjunto de cuidados que incluem uma especial atenção aos sistemas de escoamento de água, fixação de estruturas mais expostas ao vento ou ao cuidado a ter na condução.

Em meados de Novembro, com temperaturas ainda elevadas que fazem esquecer o calendário, esta súbita alteração, com agravamento do estado do tempo, não é inédita, nem sequer invulgar, mas tenderá a ser cada vez mais comum à medida que o tempo quente se prolonga para além do que era habitual.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Acessórios para óculos ESS ICE 2.4 na EPS Goggles


Image Hosted by Imageshack
O conjunto de óculos ESS ICE 2.4

Uma das características dos óculos ESS ICE 2.4 é o de incluirem um conjunto de três lentes ou escudos, dado oferecerem protecção balística ou contra projecção de objectos, mas apenas um conjunto de hastes e suportes, intercambiáveis.

Dado que o custo principal são as lentes e o estojo de transporte, o valor das hastes, suporte para apoio sobre o nariz e elástico acaba por ser bastante diminuto, podendo a cada um destes conjuntos corresponder a possibilidade de ter diversos pares de óculos prontos para serem utilizados.

Optamos por adquirir em Inglaterra, na EPS Goggles dois destes conjuntos, de modo a que todas as lentes fiquem completas com os respectivos acessórios, pelo preço individual inferior a uma dúzia de euros a que acrescem portes, do que resulta ter três pares de óculos independentes.

A mudança sucessiva de acessórios nunca foi para nós uma opção prática, para além de desgastar as peças na zona dos encaixes, pelo que, por um preço aceitável, pudemos obter conjuntos independentes, bastando escolher o mais adequado à situação em que serão utilizados.

Mais uma vez, o "high lift" no desencarceramento - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um "high lift" com guincho

O objectivo é aplicar esta força, proporcionada pelo mecanismo hidráulico entre dois pontos estruturais, como os dois lados de uma porta, de modo a reverter o processo de deformação, aumentando assim o espaço disponível.

Os "high lift", com uma longa alavanca, são bastante controláveis e a tendência da reversão de uma deformação tende a ser no sentido da forma inicial, mas obviamente este não é um procedimento ausente de riscos, os quais devem ser devidamente avaliados.

Repor a forma inicial pode implicar uma deformação ou alteração num sentido que implique novos danos para uma vítima, eventualmente a nível dos membros inferiores, mas pode ser o único processo de, sem outros meios imediatamente disponíveis, permitir um socorro que estabilize a sua condição.

Os "high lift" custam entre os cinquenta e os cem euros, dependendo do modelo e qualidade, substituem o macaco de um veículo, com óbvias vantagens em determinadas situações, e podem ter múltiplas utilizações, nomeadamente como substitutos de ferramentas e equipamentos que, pelo seu preço, não podem estar disponíveis em todas as viaturas de socorro.

quinta-feira, novembro 12, 2009

Metro de Lisboa está a testar serviço de mensagens por Bluetooth - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um dispositivo "bluetooth"

Efectivamente, consideramos abusivo e intrusivo esta forma de publicidade, dado usar um protocolo aberto, com baixo teor de segurança e que pode permitir a introdução de virus ou "software" malicioso, comprometendo o funcionamento do equipamento receptor e a privacidade dos dados nele armazenados.

Não pondo em causa os conteúdos enviados nesta campanha, a possibilidade de alguém, no mesmo local, proceder ao envio de mensagens com códigos maliciosos, é real, sendo fácil induzir em erro quem no local assuma que o envio parte de uma fonte idónea.

A inexistência de uma listagem de números que aceitam publicidade, de forma análoga à que está disponível para o correio electrónico no Instituto do Consumidor bem como de legislação e procedimentos ou protocolos a respeitar, de modo a evitar situações abusivas, aumenta o risco de ilegalidades e mesmo de crimes informáticos.

Assim, o nosso conselho vai no sentido de desactivar o "Bluetooth" quando não em uso e de recusar qualquer tipo de mensagem enviada por este meio, dado que não existe um sistema de certificação que garanta a sua origem nem defesas que defendam o equipamento receptor de um ataque.

Relógio com GPS e "data logger" - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
O relógio CVHW G96 com GPS

Como principal limitação, que parece algo absurda, surge a impossibilidade e afixar coordenadas no écran do relógio, pelo que só ligado a um computador é possível obter esta informação que consideramos essencial.

Efectivamente, dado que todo o sistema de registo posicional está presente, uma pequena alteração por parte do fabricante poderia, sem grandes custos adicionais, adicionar um conjunto de funcionalidades que em muito aumentariam o interesse por este equipamento.

No entanto, para quem pretenda um sistema que facilite a um ponto de retorno, com utilização fácil e intuitiva, que possa ser utilizado em situações de emergência, onde o tempo deja essencial, não temos dúvias que a informação direcional fornecida por este equipamento é da maior utilidade.

O preço, com portes a partir de Inglaterra, ronda os 85 euros, um valor um pouco superior ao de um simples GPS, mas as funcionalidades, autonomia e a flexibilidade deste CVHW G96, na nossa opinião, mais do que justificam a diferença para quem necessite de um sistem de "track back".

quarta-feira, novembro 11, 2009

Metro de Lisboa está a testar serviço de mensagens por Bluetooth - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um dispositivo "bluetooth"

O Metropolitano de Lisboa está a testar até à próxima quarta-feira, dia 11, um serviço de mensagens para os seus utentes, através de "Bluetooth", aderindo a uma técnica que já é utilizada noutros locais.

Este teste decorre no átrio da Linha Amarela da estação Marquês de Pombal, onde quem passar com um equipamento que disponha de uma ligação "Bluetooth" activa receberá uma mensagem com um pedido de aceitação do envio de informações institucionais, de carácter comercial ou de oferta de serviços.

O envio de mensagens, independentemente do conteúdo, para equipamentos através de "Bluetooth" tem sido cada vez mais utilizado, sobretudo na área publicitária, podendo ter uma eficácia interessante aliada a um baixo custo, mas implica um risco para quem aceita a mensagem.

Aceitar uma mensagem implica sempre um risco para o utilizador, que poderá introduzir um vírus no equipamento, algo que é mais perigoso para "smartphones" e outros telemóveis inteligentes, cujo complexo sistema operativo tende a ser mais vulnerável.

Mais uma vez, o "high lift" no desencarceramento - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um modelo de "high lift"

As recentes notícias de acidentes onde a dificuldade de desencarceramento das vítimas têm resultado na perda de vidas humanas, levam-nos a recordar um texto previamente publicado no qual o uso do "high lift" no socorro foi abordado.

O procedimento mais habitual no desencarceramento passa pelo corte sucessivo de partes do veículo, de modo a abrir caminho até à vítima, para o que se torna necessário equipamento nem sempre disponível com a necessária prontidão, pelo que será de equacionar uma alternativa.

Situações existem em que, com base e apoio nas zonas de maior resistência do veículo, se pode de alguma forma contrariar a deformação resultante do impacto, obrigando a um afastamento em direcção à posição inicial através de um sistema semelhante ao de um macado hidráulico.

O "high lift", basicamente um macaco ou sistema de elevação de grande curso, que em versõe intermédias pode afastar objectos ou estruturas até 1.20 metros e capaz de deslocar um par de toneladas, com uma tolerância de mais 50%, pode ter aqui um papel relevante, tal como anteriormente mencionamos.

terça-feira, novembro 10, 2009

Relógio com GPS e "data logger" - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
O relógio CVHW G96 com GPS

O equipamento dispõe de uma função de "photo tagger", com a possibilidade de ser adicionado nas fotos a geo-referenciação, facilitando o "software" incluido a sua partilha "on-line" no Flickr, um popular "site" de alojamento de fotos.

Esta funcionalidade, com o "software" fornecido, compõe fotos com a devida informação geográfica, assumindo como dados a informação constante das imagens e o registo de trajecto do GPS, os quais necessitam de estar devidamente coordenados ou acertados.

Quando ligado a um computador através do cabo mini-USB fornecido, para além de ser possível proceder à descarga de dados recolhidos num percurso, o GPS funciona como um vulgar receptor, enviando sentenças em formato NMEA-0183 que serão reconhecidas pelos principais programas de orientação, como o Oziexplorer ou o CompeGPS.

O "chipset" Skytraq Venus 6 permite receber sinal de 65 satélites, que permite registar ou enviar para um computador, para além das coordenadas, velocidade e altitude, com elevada precisão.

Outubro foi o mais quente dos últimos 14 anos


Image Hosted by Imageshack
Aumento da temperatura num século

O passado mês de Outubro foi o mais quente dos últimos 14 anos, com temperaturas médias na maior parte do território nacional cerca de três graus superior às habitualmente registadas.

Esta confirmação por parte do Instituto de Meteorologia, que disponibilizou um mapa onde se pode ver quais as zonas mais afectadas e que, efectivamente, correspondem à quase totalidade do território continental, quase não precisava de dados oficiais, dado ser facilmente sentido por todos nós.

Os próprios dados da Protecção Civil, seja em número de ocorrência, seja de área ardida, apontavam imediatamente para uma situação climática fora da média, já que considerá-la fora do comum não corresponde à evolução do clima e à realidade actual.

As consequências são óbvias e têm sido abordadas em diversos textos, mas o seu impacto muito dificilmente levará a que na próxima cimeira a ter lugar em Copenhaga, onde se discutirá um acordo que sucede ao protocolo de Kioto, se alcance uma plataforma de entendimento que inverta esta perigosa evolução climática.

segunda-feira, novembro 09, 2009

Nokia apresenta versão mais compacta e acessível do N97


Image Hosted by Imageshack
O novo modelo da Nokia

A Nokia vai disponibilizar nos próximos dias uma versão compacta do "smartphone" N97, de menores dimensões e com menos funcionalidades a um preço mais baixo.

A nova versão tem um écran táctil de apenas 3.2 polegadas e a memória foi reduzida de 32 para 8 Gb, mas mantém o teclado Qwery deslizante e acessos HSPDA a 3.6 Mbps e a redes WiFi, bem como o sistema operativo Windows Mobile 6.

O resultado é um "smartphone" que, em termos estéticos, se aproxima do Nokia 5800 com teclado, resultando num equipamento mais prático para quantos necessitem de introduzir um volume substancial de texto.

Para quem esteja disposto a prescindir de algumas vantagens do N97, esta versão mini tem a vantagem de um menor custo e de uma maior portabilidade, mas para efeitos de navegação o écran de apenas 3.2 polegadas pode ser insuficiente para uma navegação adequada.

Relógio com GPS e "data logger" - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
O relógio CVHW G96 com GPS

Estão disponiveis cada vez mais equipamentos polivalentes, capazes de proporcionarem um conjunto de funções que tornem mais seguros e interessantes um conjunto de actividades, facilitando ainda a partilha de informação.

O relógio CVHW G96 com GPS permite um conjunto de funções que vão desde aquelas disponíveis num normal relógio de pulso, permanentemente acertado via satélite, até às de um receptor de GPS, com a vantagem de integrar as várias vertentes de modo a obter novas funcionalidades.

O equipamento inclui alojamento de dados geográficos, que pode ser temporizado pelo utilizador, gravando assim percursos, como um vulgar "data logger", podendo mais tarde proceder-se à sua visaulização sobre o Google Maps ou o Google Earth.

Entre as funcionalidades a destacar, a possibilidade de assinalar pontos de retorno, de modo a facilmente percorrer o caminho em sentido inverso, contibui em muito para a segurança em expedições, sobretudo em zonas acidentadas ou desconhecidas.

domingo, novembro 08, 2009

Alterações climáticas colocam em risco extremo 10% da população mundial - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma área desertificada

Para além dos custos humanos, o equilíbrio a nível económico será cada vez mais afectado, com o aumentar de zonas insustentáveis e a necessidade de as populações locais migrarem ou serem sustentadas através do exterior, mas poderão surgir situações bastante mais graves a nível de verdadeiras calamidades e desastres humanitários.

Previsivelmente, perto de meia centena de países serão gravemente afectados, com falta de água e alimentos, epidemias e um aumento da conflitualidade que poderá gerar guerras civis ou mesmo transfronteiriças, derivadas da necessidade de obter recursos essenciais à própria sobrevivência.

Por questões de conveniência, o impacto real das alterações climáticas resultantes do aquecimento global têm sido minimizadas pelas nações mais industrializadas, contrariando evidências das consequências da acção humana ou adiando medidas através de sucessivos estudos cujas conclusões dependem, em muitos casos, dos interesses dos patrocinadores.

Sem apoiar fortemente as zonas mais atingidas e deprimidas, investindo em novos métodos de produção, é inevitavel um efeito dominó que terá como consequência ou a destruição de grande parte do planeta, que se irá alastrar, ou a divisão deste entre uma zona devastada e outra, sustentável, isolada de tudo o resto, alheia a uma catástrofe a nível global.