quinta-feira, novembro 12, 2009

Metro de Lisboa está a testar serviço de mensagens por Bluetooth - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um dispositivo "bluetooth"

Efectivamente, consideramos abusivo e intrusivo esta forma de publicidade, dado usar um protocolo aberto, com baixo teor de segurança e que pode permitir a introdução de virus ou "software" malicioso, comprometendo o funcionamento do equipamento receptor e a privacidade dos dados nele armazenados.

Não pondo em causa os conteúdos enviados nesta campanha, a possibilidade de alguém, no mesmo local, proceder ao envio de mensagens com códigos maliciosos, é real, sendo fácil induzir em erro quem no local assuma que o envio parte de uma fonte idónea.

A inexistência de uma listagem de números que aceitam publicidade, de forma análoga à que está disponível para o correio electrónico no Instituto do Consumidor bem como de legislação e procedimentos ou protocolos a respeitar, de modo a evitar situações abusivas, aumenta o risco de ilegalidades e mesmo de crimes informáticos.

Assim, o nosso conselho vai no sentido de desactivar o "Bluetooth" quando não em uso e de recusar qualquer tipo de mensagem enviada por este meio, dado que não existe um sistema de certificação que garanta a sua origem nem defesas que defendam o equipamento receptor de um ataque.

Sem comentários: