Efectivamente, consideramos abusivo e intrusivo esta forma de publicidade, dado usar um protocolo aberto, com baixo teor de segurança e que pode permitir a introdução de virus ou "software" malicioso, comprometendo o funcionamento do equipamento receptor e a privacidade dos dados nele armazenados.
Não pondo em causa os conteúdos enviados nesta campanha, a possibilidade de alguém, no mesmo local, proceder ao envio de mensagens com códigos maliciosos, é real, sendo fácil induzir em erro quem no local assuma que o envio parte de uma fonte idónea.
A inexistência de uma listagem de números que aceitam publicidade, de forma análoga à que está disponível para o correio electrónico no Instituto do Consumidor bem como de legislação e procedimentos ou protocolos a respeitar, de modo a evitar situações abusivas, aumenta o risco de ilegalidades e mesmo de crimes informáticos.
Assim, o nosso conselho vai no sentido de desactivar o "Bluetooth" quando não em uso e de recusar qualquer tipo de mensagem enviada por este meio, dado que não existe um sistema de certificação que garanta a sua origem nem defesas que defendam o equipamento receptor de um ataque.
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