terça-feira, novembro 10, 2009

Outubro foi o mais quente dos últimos 14 anos


Image Hosted by Imageshack
Aumento da temperatura num século

O passado mês de Outubro foi o mais quente dos últimos 14 anos, com temperaturas médias na maior parte do território nacional cerca de três graus superior às habitualmente registadas.

Esta confirmação por parte do Instituto de Meteorologia, que disponibilizou um mapa onde se pode ver quais as zonas mais afectadas e que, efectivamente, correspondem à quase totalidade do território continental, quase não precisava de dados oficiais, dado ser facilmente sentido por todos nós.

Os próprios dados da Protecção Civil, seja em número de ocorrência, seja de área ardida, apontavam imediatamente para uma situação climática fora da média, já que considerá-la fora do comum não corresponde à evolução do clima e à realidade actual.

As consequências são óbvias e têm sido abordadas em diversos textos, mas o seu impacto muito dificilmente levará a que na próxima cimeira a ter lugar em Copenhaga, onde se discutirá um acordo que sucede ao protocolo de Kioto, se alcance uma plataforma de entendimento que inverta esta perigosa evolução climática.

Sem comentários: