As recentes notícias de acidentes onde a dificuldade de desencarceramento das vítimas têm resultado na perda de vidas humanas, levam-nos a recordar um texto previamente publicado no qual o uso do "high lift" no socorro foi abordado.
O procedimento mais habitual no desencarceramento passa pelo corte sucessivo de partes do veículo, de modo a abrir caminho até à vítima, para o que se torna necessário equipamento nem sempre disponível com a necessária prontidão, pelo que será de equacionar uma alternativa.
Situações existem em que, com base e apoio nas zonas de maior resistência do veículo, se pode de alguma forma contrariar a deformação resultante do impacto, obrigando a um afastamento em direcção à posição inicial através de um sistema semelhante ao de um macado hidráulico.
O "high lift", basicamente um macaco ou sistema de elevação de grande curso, que em versõe intermédias pode afastar objectos ou estruturas até 1.20 metros e capaz de deslocar um par de toneladas, com uma tolerância de mais 50%, pode ter aqui um papel relevante, tal como anteriormente mencionamos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário