quarta-feira, novembro 11, 2009

Metro de Lisboa está a testar serviço de mensagens por Bluetooth - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um dispositivo "bluetooth"

O Metropolitano de Lisboa está a testar até à próxima quarta-feira, dia 11, um serviço de mensagens para os seus utentes, através de "Bluetooth", aderindo a uma técnica que já é utilizada noutros locais.

Este teste decorre no átrio da Linha Amarela da estação Marquês de Pombal, onde quem passar com um equipamento que disponha de uma ligação "Bluetooth" activa receberá uma mensagem com um pedido de aceitação do envio de informações institucionais, de carácter comercial ou de oferta de serviços.

O envio de mensagens, independentemente do conteúdo, para equipamentos através de "Bluetooth" tem sido cada vez mais utilizado, sobretudo na área publicitária, podendo ter uma eficácia interessante aliada a um baixo custo, mas implica um risco para quem aceita a mensagem.

Aceitar uma mensagem implica sempre um risco para o utilizador, que poderá introduzir um vírus no equipamento, algo que é mais perigoso para "smartphones" e outros telemóveis inteligentes, cujo complexo sistema operativo tende a ser mais vulnerável.

Sem comentários: