sábado, novembro 14, 2009

Quase todo o continente em alerta amarelo devido ao mau tempo - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Mau tempo na costa portuguesa

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), emitiu um comunicado que coloca em "Alerta Amarelo" todos os distritos do continente, com excepção deo Beja e Faro, na sequência das previsões de mau tempo do Instituto de Meteorologia.

A previsão inclui chuvas e ventos forte, com rajadas que podem atingir os 100 km/h em algumas terras altas, bem como ondulação forte, que podem atingir os seis metros na costa Ocidental.

Com algumas evoluções, que inclui um menor agravamento neste sábado, o alerta vai manter-se até às 12:00 da próxima terça-feira, sendo recomendadas pela ANPC um conjunto de cuidados que incluem uma especial atenção aos sistemas de escoamento de água, fixação de estruturas mais expostas ao vento ou ao cuidado a ter na condução.

Em meados de Novembro, com temperaturas ainda elevadas que fazem esquecer o calendário, esta súbita alteração, com agravamento do estado do tempo, não é inédita, nem sequer invulgar, mas tenderá a ser cada vez mais comum à medida que o tempo quente se prolonga para além do que era habitual.

Sem comentários: