sábado, maio 19, 2012

O Intex Seahawk 2 - 2ª parte

Image Hosted by Google O Intex Seahawk 2

A maior largura do Seahawk permite maior conforto, uma estabilidade acrescida e uma melhor navegabilidade, sem que as dimensões dificultem o uso dos remos, para os quais estão incluidos suportes adequados e bem concebidos. No interior das três câmaras que constituem o bote, um chão com uma boa rigidez torna a navegação mais confortável, estando incluida uma bolsa de arrumação, suportes para canas de pesca, pegas para tracção e mesmo cordame para reboque ou suporte. A contrário do Challenger, o Seahawk permite instalar motores, com potência até aos 2 HP, bastando para isso adquirir e instalar o suporte adequado, o que transforma completamente as capacidades e o uso possível desta embarcação. O sistema de válvulas é extremamente prático e bem distribuido, mas o volume deste bote implica algum tempo de enchimento, que pode andar pelos 15-20 minutos recorrendo a uma bomba manual, a qual tem que ser adquirida separadamente e custa a partir de meia duzia de Euros.

sexta-feira, maio 18, 2012

Número especial de acessórios da Land Mag já disponível

Image Hosted by Google A capa da Land Mag

A Land Mag, uma revista francesa popular entre os adeptos da marca e dos praticantes de todo o terreno, já disponibilizou uma nova edição, referente a 2012 do número especial de acessórios, uma espécie de catálogo que abrange diversas áreas de peças e equipamentos. Tal como habitualmente, estão incluidas secções sobre pneus, jantes, suspensões, guinchos, tendas, reservatórios, e todo um vasto conjunto de acessórios, acompanhados por uma pequena descrição e um valor aproximado, correspondente ao preço tabelado no mercado francês. Um conjunto de pequenos artigos e conselhos, bem como numerosas páginas de publicidade, complementam a informação e fornecem algumas pistas no sentido de uma melhor compreensão dos produtos e de uma aquisição mais racional. O preço desta edição especial, com uma centena de páginas, é de 7.60 Euros, o que, sendo mais elevado do que outras revistas da especialidade, tem a mais valia de ser um número de consulta cuja utilidade se mantém durante todo o ano.

O Intex Seahawk 2 - 1ª parte

Image Hosted by Google O Intex Seahawk 2

Avaliamos recentemento o Challenger 2 da Intex, um pequeno bote insuflável destinado a pequenos passeios em cursos de água calmas, e optamos hoje pelo modelo seguinte, o Seahawk 2, um modelo um pouco maior e com capacidades diferentes. O Seahawk 2 pode transportar até aos 200 kg de carga, com uma tolerância substancial, mede, quando cheio, aproximadamente 236 x 114 x 41 cm e pesa apenas 8 kg, o que o torna fácil de transportar e armazenar, sem comprometer a capacidade de transporte e a estabilidade. Destinado a transportar 2 pessoas, o que faz com grande à vontade, o Seahawk 2 demontra ser resistente, com o revestimento exterior multi-camada a resistir à maioria dos impactos, e seguro, podendo navegar mesmo após o vazamento de uma das câmaras que o constituem. O exterior é composto por três camadas, com uma espessura total de 0.5 mm, resistente a impactos, a agentes químicos e ao Sol, acabando por ter uma maior semelhança com os "zebros" do que com a maioria dos botes insufláveis.

quinta-feira, maio 17, 2012

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 8ª parte

Um pormenor interessante são os 10 "clips" autoadesivos que permitem encaminhar e manter preso o cabo de alimentação que obtém corrente através da tomada de isqueiro, usando o conversor fornecido, ou através de uma porta USB, sendo que desta forma o risco de o cabo se soltar ou ser atingido é substancialmente reduzido. No entanto, também existem alguns defeitos patentes, começando pelo absurdo de a câmara ser enviada para fora da China configurada em chinês, o que implica ir testando menus sucessivos até se mudar a linguagem dos menus para português ou inglês, duas de entre as várias alternativas disponíveis. Outro problema evidente é a ausência de um manual, o que implica ir testando as várias opções e navegando algo erraticamente, entre experiências mais ou menos bem sucedidas e duvidas que só o tempo e experiência permitem ultrapassar. Também o sistema de navegação pelos menus não será o mais intuitivo, apesar de os ícones serem bem visíveis e, na sua maioria, ser fácil de entender o seu significado, com uma reacção rápida ao premir dos botões e sem que alguma vez tenha sido necessário reiniciar a câmara.

quarta-feira, maio 16, 2012

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 7ª parte

Image Hosted by Google Uma "frame" retirada de uma sequência de vídeo

O facto de o écran ser bastante orientável, tal como o é o sistema óptico e de iluminação, ajuda bastante na escolha do local de fixação, eliminando a maioria dos condicionalismos de outros modelos. Também consideramos extremamente importante a possibilidade de desactivar o sistema de iluminação, dado que a luz proveniente dos "leds", para além de insuficiente para ter efeito à distãncia habitual de filmagem, tende a reflectir-se de forma indesejada no parabrisas. O preço deste tipo de câmara ronda os quarenta Euros, incluindo portes, mas acrescendo direitos alfandegários, portanto ronda o dobro do que custa um modelo de baixa resolução destinado aos mesmos fins, mas a diferença de qualidade do resultado, que no caso das câmaras que gravam a 640 x 480 pode ser fraco para muitas aplicações, justifica bem a diferença de preço.

terça-feira, maio 15, 2012

Para venda "parkas" usadas do Exército Alemão

Image Hosted by Google Um "parka" do Exército Alemão

Temos para venda "parkas" usadas do Exército Alemão, ao preço unitário de 10 Euros, nos seguintes tamanhos: 175-185 90 x2 175-185 108 x1 185-195 95 x1 Feitas num tecido 80% algodão e 20% polyester, possuem 2 bolsos de grandes dimensões no peito, fechados por botões, 2 mais pequenos laterais, com fecho éclair, um de pequenas dimensões na manga e um bolso interno, sendo que no conjunto estes seis bolsos permitem acomodar um número bastante razoável de objectos. O blusão é fechado por um fecho éclair, com protecção de vento fechada por botões, sendo ajustado na cintura por um cordão interior e nos pulsos através de velcro, sendo a ventilação feita através de aberturas sob os braços que são abertas através de um fecho éclair. O capuz é preso e ajustado por um cordão e no peito encontra-se uma faixa de velcro destinada ao nome ou insígnias do utilizador, sendo possível adicionar a estes blusões um forro interior, o que permite uma utilização em baixas temperaturas. Obviamente não são um luxo, mas são boas para ter de reserva num todo o terreno como protecção contra o frio e a chuva. Quem pretender uns clips de fixação para pás ou cabos em forma de tubo, pode levar dois pares de unidades na altura do levantamento.

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 6ª parte

Image Hosted by Google Uma "frame" retirada de uma sequência de vídeo

Mesmo isolando uma simples imagem, retirada de uma sequência filmada, a sua utilização individual é perfeitamente aceitável, sobretudo se a resolução escolhida é a de 1440x1080, sendo capaz de ser usada na maioria dos "sites" sem desmerecer, mesmo vendo-se que a qualidade não atinge a de uma máquina fotográfica digital. No entanto, caso se tenha a oportunidade e seja essa a intenção, pode ser obtida uma imagem estática usando a câmara como uma máquina fotográfica, sendo que neste caso a resolução atinge os 5 megapixels, o que, em boas condições de luminosidade, já permite boas obter fotos. Outra funcionalidade é o uso desta cãmara como uma vulgar "webcam", ligada a um computador pessoal, embora esta seja uma opção meramente de recurso, dado não se revelar particularmente prática, apesar de bastar seleccionar esta opção quando se liga, depois de conectada a um computador pessoal. Também não deixa de ser interessante a opção de inverter a imagem, particularmente útil quando a posição da câmara seja o contrário da prevista, o que acontece facilmente caso o suporte seja fixo sobre o "tablier" e não no parabrisas.

segunda-feira, maio 14, 2012

Descontos e compras "on-line" no Expresso

Image Hosted by Google Uma capa do Expresso

Na última edição do semanário "Expresso", que saiu no passado Sábado, encontra-se um artigo sobre compras com descontos e "on-line" que sugerimos aos nossos leitores, dado conter um conjunto de informações interessantes. No artigo, que consta da revista incluida neste semanário, são detalhadas algumas opções em termos de compras, que permitem uma poupança substancial, e que incluem promoções, compras conjuntas e leilões, entre os quais os do EBay, incluindo algumas técnicas e valores comparativos. Também estão incluidos algumas informações sobre as sempre complexas questões alfandegárias, embora com pouco detalhe e sem exemplos práticos, bem como sobre cuidados a ter, meios de pagamento e sugestões a nível de áreas de compra. Numa época de crise, onde toda a poupança é aconselhável, as compras "on line" continuam a ser uma excelente opção, com descontos que, em muitos casos, ultrapassam largamente os 50% que tanta polémica originaram quando foram oferecidos aos clientes de uma conhecida cadeia de supermercados, razão que, só por sí, bem justifica a leitura deste artigo.

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 5ª parte

Naturalmente que a qualidade de imagem em alta definição, quando comparada com o modelo que usamos previamente, o qual opticamente tinha uma resolução de 640 x 480, é substancialmente mais elevada, com o quintúplo dos pixels, resultando numa muito maior defenição e nitidez, seja de dia, seja de noite. Temos, no entanto, que ter em atenção o tipo de lente usada, destinada a aumentar o campo de imagem, e que se vai traduzir num efeito semelhante ao olho de peixe, com um angulo de perto de 120º, o que implica uma distorção nos extremos, algo que é inerente a este tipo de configuração óptica. Anteriormente, testamos uma câmara de baixa resolução, experimentando várias configurações, e disponibilizamos o resultado no Youtube, sendo hoje sobretudo úteis para facilitar a comparação com o modelo que agora testamos, pelo que sugerimos a sua visualização. Como consequência da maior resolução, temos uma muito maior necessidade de espaço de armazenamento, dado que enquanto 5 minutos numa câmara de baixa resolução geram um ficheiro de 180 Mb, o mesmo tempo de gravação em alta resolução sobe para perto de 260, não obstante a compressão H.264.

domingo, maio 13, 2012

Testes iniciais com a câmara HD em viatura - 4ª parte

A câmara deve ser desligada após desligamos o veículo, sem o que, fica a filmar até esgotar a bateria, caso o periodo sem recarregamento seja prolongado, a menos que esta seja uma intenção específica. A visualização das imagens pode ser efectuada na própria câmara, que dispõe de um écran rebativel de 2", sobretudo útil para efeitos de configuração e de uma apreciação inicial ou verificação do estado de operação, mas sugere-se que se use um computador ou uma televisão com entrada HDMI. A ligação a um computador é extremamente simples, sendo a câmara reconhecida como um volume de armazenamento, tal como uma "pen" ou um cartão de memória introduzido num leitor apropriado, sendo lido com qualquer programa que permita gerir os ficheiros ou visualizar os vídeos, como o Media Player. Em opção, a reprodução pode ser efectuada directamente numa televisão via HDMI, sendo controlada pelos comandos da própria câmara, opção a ter em conta caso se pretenda que as imagens sejam visualizadas por uma audiência.