sábado, outubro 11, 2014

Baterias tipo botão no Lidl

Para quem não consulta o "site" ou lê a "Dica", informamos que até 4ª feira, entre outras promoções, estão à venda nas lojas da cadeia Lidl diversos conjuntos de 6 baterias tipo botão, entre as quais se encontram as CR2032.

Este modelo de bateria de iões de lítio de 3V é usada em diversos comandos de veículos, incluindo da Land Rover, como os do tipo 3TXB, comuns a Defender, Discovery e Freelander, sendo o conjunto de 6 unidades vendido por 1.99 Euros, valor comum aos vários modelos disponíveis.

Outros modelos destinam-se a distintas aplicações, encontrando-se baterias de 1.4, 1.5 e 1.55V, que podem, dependendo do equipamento específico, ser usadas em vários comandos, lanternas, rádios ou relógios, sendo sempre de verificar a referência face ao determinado pelo fabricante.

Porque o preço é convidativo, sobretudo porque em termos individuais tendem a custar entre um Euro e Euro e meio, esta é a possibilidade de renovar as baterias dos comandos e manter, prudentemente, algumas de reserva por um preço bastante módico.

sexta-feira, outubro 10, 2014

Simulacro de sismo para todos no dia 13 - 2ª parte

Como forma de prevenção, devem ser efectuados os seguintes passos:

Identificar e minimizar os riscos da habitação, fixando bem móveis e prateleiras, colocando camas afastadas das janelas e posicionando os objectos mais pesados longe destas e de sofás ou outros locais onde os residentes tendam a permanecer com maior frequência.

Elaborar um plano de emergência que permita a todos quantos vivem na mesma habitação ou mesmo a um núcleo mais alargado saber o que fazer, dispor de formas de comunicação e mesmo combinar locais de encontro, sabendo-se que as redes de comunicação podem colapsar em caso de sismo, seja devido a danos, seja por congestão do tráfego.

Dispor de um conjunto de emergência que inclua rádio, de preferência de comunicações, e lanterna com baterias extra, estojo de primeiros socorros, água e comida para pelo menos três dias, aconselhando-se ter alguma roupa, incluindo agasalhos e cobertores preparados para caso da necessidade de um realojamento ou na impossibilidade de regressar à habitação.

Devem ser avaliados as zonas de maior risco do edifício e da habitação, tomando nota dos locais mais fracos e dos que serão mais seguros, bem como as formas de acesso e de evacuação rápida, estudando alternativas para o caso do trajecto habitual ser inviável.

quinta-feira, outubro 09, 2014

Câmaras térmicas de baixo custo - 1ª parte

Sendo extremamente úteis em diversas situações, as câmaras térmicas estiveram durante muito tempo fora do alcance de muitos potenciais utilizadores, em função do elevado preço que, normalmente é na ordem dos vários milhares de Euros no caso de modelos de topo de gama, mas que, mesmo em termos de uma gama intermédia continuam a atingir valores elevados.

A "Seek Thermal", uma "startup" baseada em Santa Barbara, no estado da Califórnia, desenvolveu um modelo de muito baixo custo, vendida no seu país de origem, os Estados Unidos, por apenas 199 dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 150 Euros, tornando-a particularmente acessível e adequada a situações que permitam uma menor precisão face aos modelos mais complexos e dispendiosos.

Este pequeno dispositivo portátil tem conexão a um "smartphone", que a complementa, pelo que se torna não apenas fácil de utilizar como colocar o dispositivo ao alcance de muitos interessados das mais diversas profissões, mas onde as que estão ligadas ao socorro, á segurança ou manutenção da ordem pública assumem primazia.

Baseado num sensor de baixo custo e num "chip" desenvolvido em conjunto com a Raytheon e a Freescale Semiconductor, esta câmara consegue detectar variações de calor a 300 metros de distância e identificar um ser humano a 60 metros, podendo estes valores variar em função do contraste térmico e da própria perícia do operador, que necessita de se habituar a interpretar diversas nuances cromáticas.

quarta-feira, outubro 08, 2014

Simulacro de sismo para todos no dia 13 - 1ª parte

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai realizar um simulacro de sismo na próxima 2ª feira, dia 13 de Outubro, pelas 10:13 da manhã, convidando a população a participar, repetindo um conjunto de passos e preparando-se de modo a estar melhor preparada caso tal um dia ocorra.

Para além da preparação, a ANPC também visa desmistificar a questão dos sismos, facilitando a troca de informações e a discussão de um assunto que para muitos, pelos efeitos que podem resultar deste fenómeno natural e imprevisível, tende a ser algo ignorado.

Esta preparação é essencial, e deve ser efectuada de forma antecipada, dado que no caos inerente a um sismo, mesmo que o efeito seja sobretudo a nível psicológico, não apenas pode evitar refletir com clareza, como entre os efeitos previsíveis encontram-se a dificuldade no trânsito e nas comunicações, sendo de esperar que com o aumento do tráfego, muitas ligações se percam ou sejam impossíveis de estabelecer.

Existe um conjunto de medidas e procedimentos, antes, durante e após um sismo destinados a aumentar a segurança e a reduzir a possibilidade de ferimentos, devendo os mesmos ser revistos periodicamente em conjunto com todos quantos habitam a mesma residência.

terça-feira, outubro 07, 2014

GoPro HERO4 vai ter 4K a 30fps - 3ª parte

Este modelo é complementado pela GoPro HERO, capaz de gravar vídeo a 1080p e 30fps ou 720p a 60fps, bem como capturar até imagens estáticas de 5 megapixels por segundo, implementando funcionalidades de captura rápida ou em rajada.

Este modelo tem lentes do tipo grande angular e uma caixa estanque integrada que permite o seu uso até 40 metros de profundidade, numa configuração muito mais leve e de menores dimensões quando comparada com outras câmaras do mesmo fabricante.

Com um preço anunciado de 129 dólares, correspondente a perto de uma centena de Euros, embora este valor possa ser mais elevado na Europa, a HERO permite à GoPro entrar num segmento de entrada, onde câmaras como a SJ4000 têm ocupado uma posição de destaque enquanto a concorrência de marcas conceituadas, como a Poloroid, aumenta continuamente.

Desta forma, a GoPro oferece uma muito maior gama de opções, capaz de satisfazer a maioria dos utilizadores de câmaras de acção, com um conjunto de produtos variados, em termos de preço, que variam entre os 129 e os perto de 500 Euros, de acordo com vendedores nacionais, e de funcionalidades, com características muito distintas, destinados a fidelizar cada vez mais clientes, incluindo neste número todos os que nunca tiveram possibilidades de adquirir um dos modelos de topo.

segunda-feira, outubro 06, 2014

3 meses de prisão efectiva por chamada falsa para o INEM - 4ª parte

Lembramos que, nos Estados Unidos, responsáveis por crimes de fogo posto em cujo combate houve perda de vidas humanas, foram condenados não somente pelo crime de incendiarismo, mas também pelos de danos e homicídio, resultando numa moldura penal de extrema gravidade que vai muito para além dos limites constitucionais impostos em Portugal.

Assim, justificava-se uma análise cuidada do sucedido nas horas durante as quais foram mobilizados recursos, verificando qual o real impacto deste crime, de forma a que quem o cometeu, e neste caso havia precendentes na prestação de falsas declarações, fosse responsabilizado por todas as consequência que daí pudessem ter resultado.

Sendo teoricamente possível, e existem precedentes no âmbito da sinistralidade rodoviária, esta é uma abordagem que raramente tem encontrado eco a nível judicial, meio onde a intencionalidade se sobrepõe aos factos resultantes do acto, mesmo quando a previsibilidade dos mesmos será facilmente intuitivo ao cidadão comum.

Desta forma, mesmo ressalvando a importância de uma sentença inédita, esta peca por defeito, por não integrar a totalidade do sucedido numa perspectiva mais ampla, capaz de reproduzir de forma adequada a interacção que os vários eventos e respectivas consequências têm na vida real.

domingo, outubro 05, 2014

GoPro HERO4 vai ter 4K a 30fps - 2ª parte

Novos controles, como a exposição, sensibilidade ou cor terão opções manuais, configuração específica para filmagens noturnas, um botão de arranque rápido que permite começar a gravar automaticamente ou a possibilidade de assinalar momentos chave numa filmagem, estão entre as novidades reveladas.

Igualmente relevante é o écran táctil, nunca presente neste fabricante, que permite um controle mais simples e intuitivo das opções da câmara, que, oferecendo novas funcionalidades, resulta mais fácil de operar, mesmo durante actividades mais radicais.

Outras características, como a conectividade, que continua a incluir o WiFi ou o "bluetooth", para além de sistema de cabos, a capacidade de ser submersa até aos 40 metros de profundidade, bem como a compatibilidade dos acessórios da HERO3, para além de novos opcionais, foram igualmente tornadas públicas.

Com apresentação prevista para dia 05 de Outubro, na altura em que escrevemos este texto os preços ainda não são conhecidos, apontando-se para menos de 500 dólares para a versão "Black" bem como a totalidade das características de ambos os modelos, mas, mesmo faltando esta informação, estamos certos de que a HERO4 virá abrir um novo capítulo na área das câmaras de acção, um segmento de mercado cada vez mais concorrencial e em franca expansão.