sábado, dezembro 30, 2017

Internet móvel para equipamento de navegação - 2ª parte

Caso a opção seja pelo serviço que oferece melhor desempenho a nível nacional, a DECO aponta para a Vodafone, a larga distância da concorrência, sendo esta a solução que, tecnicamente, se apresenta como a mais adequada, com a escolha final a depender de questões contratuais, nomeadamente na inclusão num contrato com maior número de serviços.

Todos os operadores oferecem melhores condições quando o mesmo cliente usa diversos serviços, pelo que será de inquirir junto do operador com o qual já exista um contrato quais os valores para as várias possibilidades a nível de acesso via rede móvel, o que passa, tipicamente, por um "plafond" de dados que convém calcular para determinar qual a modalidade que melhor serve cada caso específico.

Nalguns casos, após o desconto aplicado, o preço é idêntico, caso da Vodafone para quem já possui serviços residenciais, pelo que, naturalmente, a opção será pelo maior "plafond", mas, sendo cada caso diferente, cada situação deverá ser avaliada individualmente, comparando preços e serviços, bem como a adequação concreta destes às necessidades.

Em termos exemplificativos, um cartão SIM da Vodafone, que se pode encontrar na área das redes móveis, como sendo destinado a um "tablet", terá um custo de 5 Euros por mês para quem já possua serviços residenciais deste operador, podendo ainda constituir uma alternativa caso o acesso via rede fixa não funcione adequadamente ou esteja temporariamente indisponível.

sexta-feira, dezembro 29, 2017

A "box" Vorke Z5 - 3ª parte

Não sendo um topo de gama, e esses modelos serão francamente mais dispendiosos, a Vorke Z5 possui o desempenho e as características adequadas a quem disponha de um aparelho de TV de alta resolução, apresentando fluidez e versatilidade, com um comando fácil de utilizar, mas que se revela, pelo seu conceito, algo moroso no uso.

Suportando dispositivos USB, como um teclado ou rato, a interacção com a "box" melhora substancialmente recorrendo a estes extras que, naturalmente, necessitam de ser adquiridos à parte, mas que se podem encontrar por pouco mais de uma dúzia pelo conjunto, bastanto ligá-los nas ports USB para ficarem imediatamente utilizáveis.

Incluindo um cartão micro SD e adicionando direitos alfandegários, uma solução com base nesta "box" rondará os 60 Euros, um valor que consideramos perfeitamente aceitáveis face ao seu desempenho e características muito actuais, sendo certo de que, tendo um sistema operativo recente, poderá ser actualizada e utilizada durante vários anos.

Para aqueles que apreciam vídeo num écran de grandes dimensões, seja ele proveniente de uma unidade de memória, seja via Internet, como os disponíveis no Youtube, esta é uma solução que, apesar de precisar de alguma habituação face ao tipo de controle, recomendamos aos nossos leitores, sobretudo aqueles que optaram por não alugar uma "box" do prestador de serviço de TV ou que não possuam alguns canais temáticos que lhes sejam particularmente interessantes.

quinta-feira, dezembro 28, 2017

Internet móvel para equipamento de navegação - 1ª parte

Para tirar pleno partido do equipamento de registo de imagens e navegação baseado na plataforma "Android" de que dispomos é necessário um cartão SIM compatível com a rede 4G, o que permite utilizar a função de "hotspot", permitindo o acesso de outros dispositivos à Internet, através de ligação WiFi.

A escolha de um destes cartões depende de diversos factores, entre eles o desempenho da rede móvel e o preço, que depende do tipo de contrato e da sua inclusão num pacote onde podem estar presentes serviços de televisão, de Internet fixa e de telefone, do que resulta um preço francamente mais favorável, com descontos que podem ir até 66%.

Em termos de desempenho e disponibilidade da rede, remetemos para os estudos efectuados pela DECO e disponibilizados no respectivo "site", onde cada operador é avaliado em termos gerais, mas onde é igualmente possível descarregar uma ferramenta destinada a efectuar avaliações no local.

Naturalmente, para quem efectua acessos em zonas mais circunscritas, o facto de um operador prestar melhor serviço a nível nacional será menos relevante do que a qualidade verificada onde o serviço será utilizado, pelo que a escolha poderá obedecer a outros critérios, como os resultantes de testes locais, recorrendo a ferramentas desenvolvidas para o efeito.

quarta-feira, dezembro 27, 2017

ELM327 e conexões da ECU dos Td5 - 2ª parte

No caso do ISO 9141-2 dois sinais são necessários, sendo normalizada a "K-Line" no pino 7 e a "L-Line" no 15, sendo que o sinal deste último pino, necessário para este protocolo, não é utilizado em nenhuma das ligações a veículos com motores Td5 o que, só por sí, inviabiliza qualquer tipo de comunicação.

Assim, ocorre imediatamente adicionar uma ligação do pino 15 de um vulgar ELM327 aos pinos 8 e 13 ou colocar um selector que permitirá posicioná-la opcionalmente, para além de no pino original, também nos pinos 13 e 8, mantendo o protocolo ISO 9141-2, como forma de experimentar efectuar a ligação, recorrendo a um programa comum, como o "Torque".

A opção do selector permite manter um maior número de opções em aberto, sendo que não é inédito efectuar alterações nos ELM327, tendo visto modificações para diversos modelos da Ford e da Mazda, para citar alguns dos casos mais comuns, mas, talvez pela sua maior raridade, nunca encontramos nenhuma a pensar em qualquer dos veículos com motorizações Td5.

Esta será uma opção a explorar, por uma ELM327 poder complementar de forma muito positiva um dos sistemas de navegação baseados em "Android", construindo assim um sistema de baixo custo e particularmente polivalente, capaz de proporcionar uma solução global.

terça-feira, dezembro 26, 2017

A "box" Vorke Z5 - 2ª parte

A conectividade via WiFi opera nos 2.4 GHz e 5 GHz, suportando as normas IEEE 802.11 b/g/n/ac, possui ligação Ethernet a 10/100 Mbits RGMII e "bluetooth" na versão 4.1, tendo ainda conectores HDMI 2.0 4K*2K a 30 Hz, saída SPDIF e, naturalmente, uma ligação a um transformador de 5V/2A.

Esta "box" pesa apenas 521 gramas e dimensões externas de 10 x 10 x2.5 centímetros e o conjunto inclui, para além da "box", o controle remoto, sem baterias AAA, um cabo HDMI, o transformador, que é enviado na versão adequada ao país de destino, e um pequeno manual de instalação.

Esta "box" descodifica formatos 4K, H.265, MPEG1/2/4, H.264, HD AVC/VC-1, RM/RMVB, Xvid/DivX3/4/5/6 e RealVideo8/9/10, formatos de vídeo 4K@30fps, H.265, AVI, H.264, VC-1, MPEG-2, MPEG-4, DIVD/DIVX, Real8/9/10, RM, RMVB, PMP, FLV, MP4, M4V, VOB, WMV, 3GP e MKV, formatos musicais MP1, MP2, MP3, WMA, OGG, AAC, M4A, FLAC, APE, AMR, RA e WAV e formato de fotos JPEG, BMP, GIF, PNG e TIFF.

Entre o "software" instalado, para além do habitual nos dispositivos "Android", tal como o Chrome, Gmail ou Maps, vem o KODI numa versão recente, bem como programas destinados à sua função primordial, ou seja, ser a base de um sistema multimédia interactivo e com ligação à Internet.

segunda-feira, dezembro 25, 2017

Feliz Natal de 2017

Tal como nos anos anteriores, vimos desejar a todos os nossos amigos e leitores, e às respectivas famílias, um Natal muito feliz e de agradecer, mais uma vez, a vossa presença e apoio ao longo dos já mais de uma dúzia de anos que mantemos este "blog".

Este será o primeiro Natal após os incêndios florestais onde mais de uma centena de cidadãos portugueses perderam a vida e nos quais foi devastado grande parte do nosso País, e serão para todos aqueles que foram afectados por esta tragédia que, em primeiro lugar, queremos manifestar a nossa solidariedade num período que é particularmente sensível para quem sofreu perdas.

Temos, portanto, que, para além de celebrar, refletir neste período festivo e ser solidários, apoiando, tanto quanto possível, os que mais precisam de nós, e que, muitas vezes, o que mais precisam é de uma palavra amiga e sentir que não estão sós, ajudando-os a manter esperança num futuro melhor.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

domingo, dezembro 24, 2017

A "box" Vorke Z5 - 1ª parte

As "box" para TV baseadas em "Android", basicamente uns micro-computadores, revelam-se cada vez mais populares à medida que se tornam mais potentes e versáteis e o preço baixa, tornando-se cada vez mais um complemento ou alternativa às que são fornecidas pelos operadores e que, naturalmente, possuem várias limitações.

Estas "box" são muito semelhantes, em termos de funcionamento, a outro dispositivo "Android", recorrendo ao mesmo tipo de processadores, memória, entrada e saída de dados, mas não possuem écran, contando com o de um aparelho de TV, ao qual são ligados via HDMI para efeito de apresentação de imagens.

Recentemente apresentada, a Vorke Z5 representa a última geração deste tipo de "box" na sua vertente de entrada, incluindo um conjunto de características típicas de equipamentos recentes, incluindo o "Android" na versão 7.1, mas mantendo um preço baixo, que começa perto da trintena de Euros, caso se opte por não incluir qualquer cartão de memória que, para tirar partido de todas as potencialidades, terá que ser adquirido pelo proprietário, acescendo os direitos alfandegários.

Baseado num processador de quatro núcleos Amlogic S9050W ARM Cortex-A53 1.5 Ghz e com processador gráfico ARM Mali-T820MP3 GPU, tem 2 Gb de memória RAM, 16 Gb eMMC5.0 de ROM e uma memória externa de até 32 Gb, num cartão micro SD, suportando ainda, via ligação USB, disco externo ou U Disk, o que permite um extenso armazenamento de dados, essencial caso se gravem filmes.