No caso do ISO 9141-2 dois sinais são necessários, sendo normalizada a "K-Line" no pino 7 e a "L-Line" no 15, sendo que o sinal deste último pino, necessário para este protocolo, não é utilizado em nenhuma das ligações a veículos com motores Td5 o que, só por sí, inviabiliza qualquer tipo de comunicação.
Assim, ocorre imediatamente adicionar uma ligação do pino 15 de um vulgar ELM327 aos pinos 8 e 13 ou colocar um selector que permitirá posicioná-la opcionalmente, para além de no pino original, também nos pinos 13 e 8, mantendo o protocolo ISO 9141-2, como forma de experimentar efectuar a ligação, recorrendo a um programa comum, como o "Torque".
A opção do selector permite manter um maior número de opções em aberto, sendo que não é inédito efectuar alterações nos ELM327, tendo visto modificações para diversos modelos da Ford e da Mazda, para citar alguns dos casos mais comuns, mas, talvez pela sua maior raridade, nunca encontramos nenhuma a pensar em qualquer dos veículos com motorizações Td5.
Esta será uma opção a explorar, por uma ELM327 poder complementar de forma muito positiva um dos sistemas de navegação baseados em "Android", construindo assim um sistema de baixo custo e particularmente polivalente, capaz de proporcionar uma solução global.
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