sábado, novembro 11, 2017

Opera 49 estável já disponível

Já se encontra disponível a versão estável do Opera 49, com as características e funcionalidades que descrevemos quando se encontrava em fase de teste, mas com a estabilidade inerente a um produto destinado ao público em geral, sendo o primeiro "browser" com suporte nativo para VR360, numa aposta nos novos dispositivos e produtos de realidade virtual.

É possível ter instaladas as três diferentes versões do Opera, concretamente a estável ou "stable", a mais adequada para o dia a dia, a "beta", onde se encontram as funcionalidades da próxima versão, aproximando-se muito desta, pelo que já possui a estabilidade para enfrentar a maioria das situações do dia a dia, e a "developer", ainda em fase de desenvolvimento e que pode apresentar mais erros ou falhas.

Naturalmente que na versão "developer" está presente um maior número de funcionalidades em teste, algumas das quais podem não vir a ser implementadas na próxima versão, ou mesmo abandonadas, destinando-se a utilizadores experientes que pretendam antever o futuro e, preferencialmente, prestar informações que contribuam para o desenvolvimento das novas versões do Opera.

Sugerimos aos nossos leitores a utilização deste "browser" de excelente qualidade e com funcionalidades que incluem VPN, uma rede privada virtual, o bloqueador de publicidade, conversor automático de moedas, recorte de écran, integração com sistemas de mensagem instantânea, bem como uma instalação e configuração fácil e intuitiva, oferencendo aos seus utilizadores uma navegação estável e segura, essencial nos dias de hoje.

sexta-feira, novembro 10, 2017

Sempre o curto prazo - 3ª parte

Mais grave, as causas profundas dos incêndios não foram adequadamente abordadas, nem sequer afloradas em toda a sua extensão, faltando toda a vertente estrutural que está na raiz do problema e que, não sendo corrigida, o que implica estudos profundos e décadas de trabalho antes de se verem os frutos, pouco irá alterar um cenário que, como está demonstrado, é propício a este tipo de tragédia.

Podia-se ter, pelo menos, ter estudado a possibilidade de implementar um plano-piloto numa das regiões mais afectadas, com medidas que combatam a desertificação e o empobrecimento, o que implica investimentos substanciais e atrair grandes empresas que sirvam de âncora a outras mais pequenas, criando uma estrutura onde a interacção e complementaridade potenciem novas iniciativas.

Sabe-se que atrair empresas com as características adequadas tem implicações, nomeadamente a nível de fiscalidade e outras condições que se revelem particularmente atractivas num mercado globalizado, mas a perda resultante de abdicar de receitas e dos apoios a prestar será compensada no médio e longo prazo pelas alterações estuturais resultante da fixação de novas empresas e no progresso local.

Tal implica um plano devidamente estruturado, tempo de execução e a disposição de perder receitas durante um período de alguns anos, o suficiente para que a zona se desenvolva e se torne suficientemente atractiva para que venha a constituir-se como um polo de desenvolvimento regional a ser melhorado e replicado noutras zonas do Interior, num processo lento mas sólido e que tenha impacto estrutural.

quinta-feira, novembro 09, 2017

Entregas gratuitas da Amazon Espanha

Após os portes gratuitos terem terminado na Amazon inglesa e na ausência de uma congénere nacional, a possibilidade de efectuar compras a partir de Portugal nesta cadeia internacional sem pagar os portes de envio é agora possível a partir de Espanha.

Apesar de à data desta publicação ainda não constar do "site", os clientes em Portugal que façam encomendas através da Amazon.es no valor total superior a 29 Euros ou adquiram livros acima dos 19 Euros passam a ter portes grátis, utilizando o correio normal, pagando apenas um valor adicional caso optem por um envio mais rápido, como o proporcionado por um correio expresso.

Esta é uma excelente notícia, seja pelos preços muito favoráveis praticados pela Amazon, seja pela enorme variedade de produtos, que vão muito para além de livros, muito embora nem todos sejam exportáveis para todos os países, como consequência da legislação em vigor e de acordos comerciais e que vem por fim a uma situação que consideramos injusta.

Num Mundo cada vez mais globalizado, esta era uma opção que há muito fazia todo o sentido, compensando, de alguma forma, o facto de ainda não existir uma Amazon Portugal, o que penaliza os residentes em termos de prazos de entrega, mas colocando o nosso País, em termos de custos de envio, ao nível de outros, onde esta multinacional está instalada.

quarta-feira, novembro 08, 2017

Sempre o curto prazo - 2ª parte

Por concluir estariam, ainda, relatórios da própria Autoridade Nacional de Protecção Civil, uma das principais visadas, mas também os que resultam do desenrolar das operações e que seriam sempre de anexar e consolidar, bem como os diversos inquéritos em curso, que, com abordagens diferentes, incluem informações relevantes.

Assim, o conjunto de decisões adoptadas surge como uma forma de aplacar iras e não como um todo consistente, realizável no médio e longo prazo, onde o curto prazo seria sobretudo composto de medidas de ressarcimento das vítimas e de contingência que repusessem em funcionamento serviços, estruturas e empresas, das quais dependem, em muito, a sustentabilidade das zonas mais afectadas.

Se este último conjunto peca por tardio, sendo certo de que, face à responsabilidade do Estado, deviam ter sido adoptadas muito antes, quando ficaram patentes as falhas do sistema de socorro ocorridas durante os fogos de Pedrogão, sendo injustificável, e injusto, que as vítimas fossem forçadas a aguardar quatro meses por uma conclusão óbvia, o que define as restantes medidas é a precipitação e falta de visão.

A ideia de reconstrução pode surgir como justa, mas necessita de ser equacionada com particulares cuidados, face ao risco de se repor uma situação propícia ao desastre, repondo o mesmo tipo de cenário onde este ocorreu, sem que tenham sido extraídas as devidas lições de toda esta tragédia.

terça-feira, novembro 07, 2017

Caixas de arrumação no Continente por 6.99€

Arrumar objectos, de forma organizada, permitindo um acesso fácil e a localização dos bens, pode revelar-se complexo no espaço severamente limitado dos veículos destinados a expedições, com a opção a ir para as caixas empilháveis, como as que o Continente disponibiliza na sua cadeia de loja nos próximos dias.

Construída integralmente em plástico negro e com um sistema simples de fecho nas extremidades, em cor laranja, este modelo concreto tem uma capacidade de 15 litros e dimensões exteriores de 400 x 300 x 190 milímetros, portanto um pouco mais pequena que uma das conhecidas "Wolf Box", cujas dimensões exteriores são 450 x 340 x 205 milímetros.

Naturalmente, estas caixas da "Smartstore" que estão disponíveis em diversas lojas, não possuem a mesma resistência de uma "Wolf Box", mas o preço fica abaixo de 20% destas, resultando numa relação preço qualidade particularmente favorável, caso as suas características sejam adequadas ao fim a que se destinam.

Durante a presente semana, entre 3ª feira, dia 07 e 2ª feira, dia 13 de Novembro, esta caixa tem um desconto de 50%, ficando com um preço unitário de 6.99 Euros, que se compara muito favoravelmente com outras alternativas existentes no mercado, sendo uma excelente alternativa para quem necessita de arrumar bens num veículo.

segunda-feira, novembro 06, 2017

Sempre o curto prazo - 1ª parte

Surgem cada vez mais críticas, ou simples desconfianças, face às medidas e metodologias adoptadas pelo Governo na área da prevenção e combate aos incêndios florestais, apontando-se, para além da ineficácia ou impraticabilidade de várias disposições, a precipitação das decisões.

Após meses de espera, e de inacção, após a tragédia de Pedrogão, período durante o qual pouco ou nada foi feito sob o pretexto de que as decisões se iriam basear no relatório da Comissão independente nomeada pelo Parlamento, mas que, consideramos, foi uma forma de adiar soluções, crendo que duas tragédias não ocorrem no mesmo ano, os incêndios de Outubro impuseram outro calendário.

É de notar que, apesar do impacto dos incêndios que devastaram grande parte do País em meados de Outubro, a falta de tacto político ou a insensibilidade não implicaria, caso não houvesse intervenção externa, uma alteração do calendário político, não obstante a crescente revolta popular face à destruição e perda de vidas humanas ocorridas num único fim de semana.

Subitamente, face à pressão popular, da qual o discurso do Presidente da República é um eco, surgem as medidas resultantes do Conselho de Ministros extraordinário previamente agendado, o qual decorre pouco mais de uma semana após o relatório da Comissão Independente ter sido entregue e antes daquele que foi pedido à equipa do professor Xavier Viegas ter sido terminado.

domingo, novembro 05, 2017

Farol de trabalho amovível - 2ª parte

Tal como anteriormente, quando o farol estava instalado, apenas quando se acciona o interruptor interior a tomada passa a estar alimentada, sendo que todo o circuito, salvo no seu término, se mantém inalterado, o que facilita em muito todo o processo de transição.

Pode-se trocar o suporte do farol de trabalho por um simples suporte de câmara, com ventosa e alavanca para sucção, que permite prender o farol e orientar o foco de acordo com o pretendido, sendo sempre de escolher um modelo compatível com o peso a suportar, sendo certo de que, caso colocado na superfície superior, é possível escolher um suporte menos sofisticado.

É igualmente necessário colocar um conector de isqueiro nos cabos originais do farol, efectuando a ligação e soldando, para efeitos de maior solidez, sugerindo-se um dos modelos que possuem uma luz avisadora, que se acenderá assim que o equipamento esteja alimentado e ajuda a monitorizar a ligação eléctrica.

Naturalmente, em vez de adaptar o farol existente, adicionando o conector e uma base, pode-se adquirir um modelo com estas características, mas seguindo esse caminho o valor aumenta substancialmente, passando dos perto de 5 Euros que custou o material que adquirimos para 30 a 40, correspondentes a um farol novo, numa opção que deixa sem uso o que foi removido e será perfeitamente utilizável.