sábado, dezembro 14, 2013

Sugestões de Natal - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma ferramenta múltipla em forma de cartão de crédito

Apesar de algo tardiamente, em função da data e do cada vez maior atraso nas entregas, o que pode comprometer a chegada antes do Natal de encomendas provenientes de fora da Europa, seguimos a tradição de anos anteriores e, mesmo nesta época de crise, não queremos deixar de sugerir alguns presentes ou recordações.

Obviamente, prevalece o gosto pessoal, pelo que a abrangência nunca será universal, tentando ainda, de entre os quatro items que optamos por sugerir, que estejam dentro dos orçamentos mais apertados, constituindo-se como pequenas lembranças úteis e que, sendo utilizadas com alguma frequência, recorde quem as ofereceu.

Image Hosted by Google A máquina fotográfica "Recesky" para montar

Em primeiro lugar, e com o valor mais baixo, sugerimos a ferramenta de múltiplos usos em formato de cartão de crédito, das quais se podem adquirir cinco unidades por meia dúzia de Euros e, pelas suas características, funcionalidades e facilidade de transporte, serão, eventualmente, uma presença constante nos bolsos ou carteiras de quem as receba.

Numa gama um pouco superior, mas ainda abaixo da dezena de Euros, propomos a câmara fotográfica para montar "Recesky", um modelo da família "Lomo" que usa filmes analógicos de 35 mm e permite uma excelente introdução à fotografia, incluindo a aprendizagem do funcionamento e utilização de uma câmara.

sexta-feira, dezembro 13, 2013

Defender will go on - 1ª parte

Image Hosted by Google O actual Land Rover Defender

Por o assunto ter sido mencionado numa recente mensagem enviada pela Land Rover Owner International, onde a questão da continuidade da produção do Defender é abordada, optamos por transcrever a mensagem enviada no dia 12 de Dezembro a Mark Saville, com o qual já tinha sido trocada correspondência, e, previamente, a Mike Goodburn, a 09 de Novembro.

Basicamente, sugere-se que o fim da produção do Defender pela Land Rover na sua actual fábrica em 2015 não equivale ao fim da produção do modelo, tendo a LRO sugerido que o modelo possa continuar na nova fábrica a construir em Itatiaia, no Brasil, enquanto tinhamos sugerido que os veículos produzidos já hoje na Turquia pela Otokar pudessem vir a ostentar o logo da Land Rover.

I’ve read many articles about the end of the Defender, and while it should happen, as a Land Rover production, the model will survive made by other brands.

When Volkswagen stop making the old Beatle, the same model continued to be made in Brazil and Mexico, and many enthusiasts in Europe got new cars made there.

quinta-feira, dezembro 12, 2013

O "nosso" colete

Image Hosted by Google Um colete com um exemplo de carga

Após uma série de textos onde abordamos o conteúdo de um "kit" com o material a ser transportado num veículo, decidimos apresentar como exemplo um dos coletes de que dispomos acondicionando alguns dos items mencionados, distribuidos pelos vários bolsos, a que acrescentamos umas chapas de identificação, também conhecidas como "dog tags".

Estão vísiveis equipamentos como o alicate de usos múltiplos, óculos igualmente com a respectiva bolsa, estojo de primeiros socorros, lanterna, a ferramenta em forma de cartão de crédito, caneta, isqueiro, lanterna, que pode incluir uma bolsa, luvas, apito, etc, de modo a que se possa apreciar a distribuição pelos bolsos.

Objectos que ficam ocultos nos bolsos traseiro e interiores, bem como pequenos sacos de plástico ou documentos, que não interferem com a volumetria, são omitidos na foto com os objectos no exterior, tendo-se optado por usar uma réplica do telefone Land Rover em vez de um alimentador, dado que este possui uma autonomia de vários dias, muito superior ao que consideramos necessário e temos um disponível.

Ficam ainda disponíveis, neste modelo de colete do "Coronel Tapioca", mas também nos "FoxFire", alguns bolsos, sobretudo de pequenas dimensões e que podem alojar sobretudo documentos, panos, sacos, mapas ou pequenas caixas ou medicamentos, os quais, nalguns casos, devem ser colocados apenas em situações específicas dado o prazo de validade ou possibilidade de detrioração.

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Endereços de reencaminhamento ou "forwarding addresses" - 2ª parte

Image Hosted by Google Um "site" de reencaminhamento

Em termos fiscais, naturalmente que o pagamento de taxas mais baixas, e lembramos que em muitos países europeus o IVA anda pelos 20%, com valores de isenção mais altos do que entre nós, podendo, portanto, ser dispensados de pagamento bens que seriam taxados em Portugal, pode ser vantajoso.

Naturalmente que caso o objectivo seja meramente fiscal, só uma encomenda com um valor elevado pode justificar esta opção, dado que pode rondar os 4-5%, mas se acrescermos preços ou promoções apenas válidas num dado território, e temos assistido a situações onde os melhores preço não são válidos para Portugal, dado o elevado número de extravios e atrasos, a diferença pode ultrapassar os 10%.

Acresce o facto de as demoras alfandegárias que temos experimentado, as quais podem ultrapassar dois meses entre a entrada em Portugal e a respectiva entrega, poder constituir um óbice à entrada de bens e equipamentos quando se pretenda que estes fiquem disponíveis num espaço de tempo francamente mais curto.

É de lembrar que a entrada de mercadoria num qualquer país obedece a regras locais, sendo diferentes as listas de items proíbidos ou controlados, bem como as taxas e direitos aduaneiros a e forma como são aplicados, pelo que estes factores devem sempre ter sido em conta.

terça-feira, dezembro 10, 2013

"Land Rover Phone" em versão "Mini" - 2ª parte

Image Hosted by Google O "Land Rover Phone" em versão "Mini"

Com um volume muito inferior, a capacidade da bateria é menor, sendo anunciada como permitindo 2 a 3 horas de conversação e 3 a 5 dias em "stand by", sendo carregada via conector tipo micro USB que pode ser ligado ao transformador, fornecido juntamente com um cabo, ou via um computador.

Tal como o seu congére de maiores dimensões, estão presentes alguns logotipos, incluindo o da "Land Rover", ligeiramente disfarçado com o "A" aberto, da "Sonim", com o "O" aparentando algumas alterações, e com um conjunto de descrições que, efectivamente, não correspondem à realidade, como o da certificação IP 67.

Com 93 x 43 x 18 contra os perto de 120 x 60 x 25 mm do modelo que descrevemos e temos utilizado, a versão "Mini" tem um estilo muito idêntico, mas o conceito de réplica perde-se, não apenas devido à volumetria, mas a diversas alterações que fazem deste telemóvel algo diferente do original.

Este modelo, dito de "Edição Limitada", está disponível em negro, laranja, verde ou num padrão camuflado, tendo um preço, incluindo portes a partir da Ásia, que ronda os 45 Euros, a que, quase certamente, acrescem direitos alfandegários e uma longa demora até à entrega.

segunda-feira, dezembro 09, 2013

Endereços de reencaminhamento ou "forwarding addresses" - 1ª parte

Image Hosted by Google Um endereço de reencaminhamento

As elevadas taxas e o valor do IVA praticado em Portugal, que pode vir a ser aumentado de 23 para 24% caso esta seja a alternativa a um eventual, e provável, na nossa opinião, de alguns dos actuais diplomas governamentais em apreciação no Tribunal Constitucional, bem como o aumento dos vendedores que recusam envios para Portugal, obriga a considerar alternativas.

Uma alternativa ao envio directo para uma morada em Portugal, sobretudo quando a origem seja de um país extra comunitário, é a de recorrer aos serviços de uma empresa especializada em reencaminhamentos, podendo estabelecer contratos periódicos ou solicitar o serviço caso a caso.

Em termos básicos, está-se a contratar um serviço de recepção, que pode incluir serviços adicionais, como o desalfandegamento, e de envio, da forma solicitada pelo comprador, podendo aqui haver algumas alternativas, como a conjugação de volumes num mesmo envio, diminuindo os portes, o que pode passar por um armazenamento temporário.

Existe, naturalmente, uma questão no respeitante ao pagamento, dado que muitos vendedores fazem questão, por razões de segurança, de apenas enviar mercadoria para o endereço constante do meio de pagamento utilizado, sendo exemplo disso o elevado número de vendedores que enviam os bens adquiridos apenas para a morada constante do registo do Paypal ou do cartão de crédito.

domingo, dezembro 08, 2013

Land Rover Owners de Janeiro de 2014 já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners de Janeiro de 2014

Já se encontra nas bancas a edição de Janeiro de 2014 da Land Rover Owners International, surgindo na capa um Serie I 80", portanto o primeiro modelo a ser produzido em série, restaurado pelo engenheiro Roger Crathorne, um conhecido especialista na matéria, que volta assim à sua condição de origem.

Igualmente interessante é a apresentação da linha proposta pela Land Rover para 2014, surgindo 5 novos modelos, incluindo um Range Rover híbrido, mas, infelizmente, estas novidades são muito pouco compatíveis com a realidade nacional e com as preferências de muitos adeptos da marca, que continuam a preferir modelos mais simples e robustos, menos dispendiosos e com uma manutenção mais acessível.

O guia de compra dos Serie 3, apesar de refletir essencialmente o mercado britânico, não deixa de ser interessante, tal como o artigo onde são apresentados 29 produtos considerados como essenciais para os proprietários dos Land Rover, a que se adiciona a divulgação de novos produtos e a publicidade temática.

Outros artigos, como os que descrevem expedições ou que versam a técnica ou manutenção dos veículos, merecem a nossa atenção, num número que, tal como tem sido hábito, ultrapassa as 250 páginas e mantém o mesmo preço do ano anterior, continuando a custar 7.20 Euros.