sábado, agosto 26, 2017

Disponível o "Android Oreo"

O Google cumpriu a data anunciada e a nova versão 8 do "Android" designada por "Oreo", de acordo com a ordenação alfabética conhecida, encontra-se disponível numa versão final desde o dia 21, substituindo as várias versões de teste que estiveram disponíveis, de forma limitada, nestes últimos meses.

Estão disponíveis novos "emoji", foto sobre foto, ou PIP, novos atalhos e aplicações, menus de configuração novos e com maiores possibildidades, formatos de texto inteligente melhorados, maior protecção contra aplicações ou código malicioso, ou a activação automática do "wifi" quando ao alcance de uma rede conhecida.

Uma nova gestão de bateria, mais eficaz, melhor visualização noturna, a possibilidade de mudar a forma dos icons, menor espaço ocupado pelas notificações, aspecto melhorado das opções rápidas, "dots" de notificações, ao estilo do iOS, novas opções de preenchimento de "passwords", colocação de notificações em modo "snooze" durante um período selecionado, são algumas das novidades desta nova versão.

Essencial para toda a estratégia do Google, o "Android" é a plataforma mais popular a nível de dispositivos móveis, estando ainda em uso versões tão antigas como a 2.2 ou 2.3, e com apenas uma pequena percentagem de utilizadores, que se estima abaixo dos 25%, a ter instalada a versão mais recente, numa tendência que contraria a do seu rival iOS.

sexta-feira, agosto 25, 2017

Calamidade declarada - 3ª parte

É de realçar que o recurso a um tipo de alimentação de emergência, para além de questões nutricionais e da adaptação às circunstâncias, tem efeitos a nível psicológico sobre quem a consome, que facilmente sente que não está a ser tratado de acordo com o empenho demonstrado, resultando numa sensação de ingratidão e mesmo de abandono que em nada contribui para o seu desempenho.

Também será discutível o impacto real sobre empresas privadas da concessão de dois dias de descanso por cada dia de operações, bastando para tal calcular que, após ter prescindido de um trabalhador durante, por exemplo, uma semana, terá que conceder outras duas como compensação determinada pelo Estado, o custo, a multiplicar pelo número de trabalhadores abrangidos pode ser elevado.

Esta opção pode ter implicações, com as empresas a penalizarem os bombeiros que se encontram entre os seus funcionários, tal como muitas o fazem face a outras situações onde as faltas ao trabalho, mesmo que justificadas, possam ser consideradas como um peso excessivo, ou a, de forma mais ou menos velada, limitarem a acção dos bombeiros que nelas trabalham, de modo a que este não participem nas operações.

Numa empresa de pequenas ou médias dimensões, o impacto de uma medida deste tipo, independentemente da sua justiça, mérito ou necessidade, tenderá a ser grave, sobretudo numa altura de férias, onde a duplicação de funções pode ser inexistente, resultanto numa desestruturação de processos que, no limite, podem impedir o seu funcionamento normal, bastando para tal a indisponibilidade de um conjunto de colaboradores com funções chave.

quinta-feira, agosto 24, 2017

Compra conjunta

Por vezes surge a possibilidade de adquirir equipamentos ou produtos em condições bastante favoráveis caso se encomende mais do que uma unidade, do que resulta a descida do preço unitário, a que acresce uma substancial poupança nos portes, tendo no passado sido aqui mencionadas algumas oportunidades.

Recentemente, surgiram novas possibilidades, e neste caso basta adquirir um par de unidades para que o preço caia de forma substancial, encontrando-se nesta situação os novos rádios digitais Baofeng DM-5R, incluindo, para além do conjunto base, auricular e cabo e "software" para configuração, e as caixas metálicas para munições provenientes de excedentes militares, ambos disponíveis em vendedores baseados na Alemanha.

No caso dos DM-5R o preço unitário cai para pouco mais de 40 Euros por unidade, incluindo portes, um valor perto do de cada caixa, em ambos os casos incluindo porte e, por o envio ser a partir de um país comunitário, dispensarem o pagamenteo de taxas alfandegárias, bem como o atraso resultante de envios de locais longínquos e de todo o processo aduaneiro, particularmente moroso nos tempos que correm.

Assim, caso existam interessados para alguma das quatro propostas mencionadas nestes dois textos, o presente e aquele cuja ligação incluímos, agradecemos que nos contactem, porque estes são processos ainda em aberto e dificilmente será possível obter condições de compra mais favoráveis, salvo em volumes bastante elevados e, consequentemente, difíceis de atingir.

quarta-feira, agosto 23, 2017

Calamidade declarada - 2ª parte


Estas medidas, sendo uma forma de tentar atenuar o manifesto cansaço do dispositivo, inevitável após longos dias de operações desgastantes, não alteram o quadro geral, concretamente as causas estruturais que estão na origem da facilidade com que o fogo se propaga e as dificuldades que têm surgido na coordenação dos meios, incluindo comunicações em logística, onde a questão da alimentação nos teatros de operações assume especial relevância.

Sabendo-se que a Autoridade Nacional de Protecção Civil adjudicou a uma empresa espanhola o fornecimento de rações de combate, eufemisticamente designadas por "kits" de alimentação, e com prazo de entrega até ao final de Agosto, portanto com distribuição efectiva aos operacionais a poder ocorrer em data incerta em Setembro, o problema da alimentação não tem uma solução adequada.

Sobre a questão de alimentar operacionais numa frente de fogo com este tipo de alimentos, já nos pronunciamos no passado, sendo certo que este tipo de ração, pensado essencialmente para forças militares, num tipo de missão diferente, obedece a critérios distintos, o que implicaria, para a adequar ao fim proposto, a sua adaptação, algo que, manifestamente, não acontece.

Por outro lado, os custos inerentes a esta solução e a qualidade, quantidade e paladar destas rações, parece ser completamente desadequado, sendo possível, com logística adequada, proporcionar uma alimentação de melhor qualidade sem que tal incorra em custos substancialmente superiores, sendo que um eventual acréscimo mais do que se justifica face às necessidades reais dos operacionais na frente de fogo.

terça-feira, agosto 22, 2017

Land Rover Owners de Setembro de 2017 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Setembro de 2017 da Land Rover Owners International, tendo na capa um conjunto de opções que, no Reino Unido, custarão menos do que 5.000 Libras, menos de 6.000 Euros, sendo esta uma realidade sem qualquer paralelo com os preços praticados entre nós, onde a aquisição de algumas destas opções facilmente obrigarão a pagar o dobro.

Para além deste guia de compras, que tem a vantagem de apontar para alguns pontos a ser examinados em cada modelo, concretamente aqueles que poderão apresentar um maior número de problemas e, portando, ajudar no processo de aquisição, mesmo que pelos preços praticados entre nós, o restauro de um Serie 2 e um Defender 110 blindado, ocupam uma posição de destaque.

Um P38 modificado e polivalente, o restauro de um Range Rover Classic, um Defender 90 modificado para expedições, algo que tende a ser complexo num modelo com estas dimensões, conjunto de percursos em Inglaterra e na Bélgica, podem igualmente sugerir ideias ou inspirar os leitores.

A reconstrução de guinchos, que vai muito para além da manutenção necessária, a preparação de um Discovery 2, recarregamento de ar condicionado ou colocação de um escape desportivo têm destaque entre os artigos técnicos, acrescendo, como sempre, uma extensa publicidade temática, bem como a apresentação de novos produtos e descrição de um conjunto de eventos protagonizados pelos veículos da marca.

segunda-feira, agosto 21, 2017

Calamidade declarada - 1ª parte

Face à actual situação operacional e à extensão da área ardida, declarar a situação como uma calamidade parece um eufemismo, uma mera confirmação de uma realidade que se tem vindo a agravar ao longo dos últimos meses e se tornou mais evidente após a tragédia de Pedrogão Grande.

O primeiro-ministro anunciou que os bombeiros terão dois dias de descanso por cada dia de combate aos incêndios durante o perído em que vigora a declaração de calamidade, como forma de agradecer e compensar o seu esforço inerente às operações de combate aos incêndios.

Esta decisão será aplicada indistintamente aos bombeiros que trabalhem para entidades públicas ou privadas em mais de 150 concelhos do país das zonas centro e interior norte do país, nos quais será igualmente proíbida a utilização de fogo de artifício e outros materiais pirotécnicos, típicos das festas que decorrem nesta altura do ano.

Da declaração do estado de calamidade decorre ainda a activação de todos os planos emergência a nível municipal e distrital na área abrangida, e o reforço dos meios disponíveis para combate aos incêndios, incluindo o aumento do esforço de patrulhamento das forças armadas e entidades policiais.

domingo, agosto 20, 2017

Nova versão do "Google Contacts" suporta "Android" 5.0 e superior

Inicialmente disponível, e integrado com as últimas versões de "Android", que o incluem de raiz, o "Google Contacts", na sua versão mais recente, de 14 de Agosto, é suportada em dispositivos móveis com "Android" 5.0 ou superior, sendo sincronizada com a versão que corre num "browser" compatível, o que inclui a maioria das versões recentes, independentemente do fabricante.

Uma das funcionalidades mais importantes do "Google Contacts" é salvaguardar e sincronizar os contactos de todos os dispositivos de um dado utilizador, colocando-os no respectivo espaço na "cloud", o que permite o seu acesso a partir de qualquer equipamento.

Por outro lado, a sincronização ajuda a manter os contactos actualizados em todos os dispositivos, facilita a edição, alteração ou remoção, permite obter sugestões de novos contactos, bem como limpar duplicados, contribuindo para uma melhor e mais completa organização, com os campos de cada registo, como números de telefone, correio electrónico ou fotos a serem partilhados.

É uma aplicação de utilização muito simples, mas com o risco de, ao apagar ou editar por engano um contacto num dispositivo, o erro se replicar por todos, faltando ainda uma integração completa com outras aplicações do Google, sendo de estranhar que não funcione conjuntamente com a marcação de números, pelo que se deve ter em atenção futuras versões desta aplicação onde algumas falhas sejam corrigidas ou pedidos de utilizadores estejam implementados.