sábado, agosto 26, 2023

Android 14 está a chegar - 5ª parte

É de notar que a aplicação de mensagens do Google já está a preparar este passo, permitindo aos utilizadores que disponham de telemóveis com capacidade física de estabelecer contacto com satélite o envio de mensagens de emergência, de escrita livre, que complementarão, sem substituir, as formas de conexão mais convencionais.

Também é de salientar que, mesmo para dispositivos que possuam o "hardware" destinado a comunicar com satélites, será necessário, quase certamente, proceder a uma actualização do "firmware", para além de todas as actualizações de "software", a nível do sistema operativo e das aplicações destinadas a serem utilizadas neste tipo de comunicações, pelo que esta funcionalidade, sendo útil em caso de emergência, estará, efectivamente, ao alcance de muito poucos.

O controle gestual, já presente no Android 13, será melhorado, com o sistema operativo a fornecer mais informação ao utilizador, antecipando as consequências do gesto, como forma de aumentar a precisão e previsibilidade de cada comando ou instrução, esperando-se que estes melhoramentos permitam uma mais fácil utilização do dispositivo de forma mais intuitiva.

Existirá uma maior facilidade em clonar aplicações, facilitando a utilização de uma mesma conta em dispositivos distintos, a segurança será aumentada, incluindo a luta contra o "bloatware", que é muitas vezes instalado por prestadores de serviço, denunciando instalações não accionadas pelo utilizador, e que este pode desconhecer, podendo o écran ser dividido mais facilmente para correr em simultâneo duas aplicações.

sexta-feira, agosto 25, 2023

Blusão militar ucraniano - 3ª parte

O blusão fecha com um fecho éclair, de grande resistência, sendo ajustado nos pulsos com elásticos e na cintura com um cordão ajustável, tendo uma gola de boas dimensões, que pode proteger o pescoço, subindo até ao nível das orelhas e da boca, oferecendo uma boa protecção térmica, podendo, eventualmente, ser complementado por um gorro de lã no mesmo padrão.

Estão presentes bolsos junto da cintura, um de cada lado, outro no peito e um quarto no braço esquerdo, junto de uma das superfícies em velcro, complementada por outra idêntica no braço direito, com uma terceira na vertical, sobre o peito, e as duas restantes na horizontal, igualmente no peito, o que permite adicionar as várias insígnias habitualmente presentes em combate.

É de salientar que existem diversas variantes deste tipo de blusão, alguns dos quais têm capuz, outros não possuem os reforços nos ante-braços e ombros, sendo todos genuínos, mas também existe versões falsificadas, que são, essencialmente, cópias dos TAD V4.0, em padrão MM-14, aos quais foi acrescentado um conjunto de superfícies velcro no peito, mas que, manifestamente, nada têm a ver com o original.

quinta-feira, agosto 24, 2023

Android 14 está a chegar - 4ª parte

A aplicação "Health Connect", actualmente disponível separadamente, passará a estar integrada no Android 14, deixando de ser necessário instalá-la e com actualizações a decorrer das do próprio sistema operativo, com o qual se integra de forma mais sólida e funcional.

Vão estar disponíveis novas formas de o utilizador gerar os seus próprios "wallpaper", com a inteligência artificial a surgir no processo, podendo-se recorrer a "prompts" para dar origem às imagens e animações pretendidos, o que, podendo ser pouco relevante, vem confirmar a presença de cada vez mais recursos tecnológicos no Android.

Estão confirmadas pequenas alterações, a nível de melhor conexão, sem perdas, em auscultadores ligados por fio, o suporte para HDR de 10 bits, o que permitirá obter mais informação a partir dos sensores ópticos, do que resultam imagens com cores mais vibrantes e maior contraste, e extensões que vão permtir obter fotos com maior tempo de exposição, essencial para situações de baixa luminosidade, que passarão a depender mais do "hardware" do que de algoritmos.

É quase certo que o Android 14 irá suportar comunicações via satélite, que dependem, naturalmente, das capacidades do equipamento, algo que se esperava desde que foi anunciado que os Pixie teriam essa funcionalidade, mas falta saber exactamente em que consiste e quais os tipos de comunicação abrangidos, bem como as redes a serem utilizadas, do que dependem questões contratuais.

quarta-feira, agosto 23, 2023

Blusão militar ucraniano - 2ª parte

Este alerta deve ser feito porque, pelo menos para nós, é extremamente incómodo dispor de uma peça que possamos associar facilmente a uma vítima desta guerra, que ainda decorre, e cujos efeitos são conhecidos, abrangendo não apenas os países directamente afectados, sobretudo o que foi invadido, mas toda a Europa e o Mundo em geral, que sofre também as consequências desta invasão.

O blusão de que dispomos é do tipo "soft shell", com reforços nas zonas mais expostas, no típico padrão digital MM-14, destinado a ser utilizado nas estações intermédias sob um colete balístico que, tipicamente, em acções de combate, será complementado por um colete táctico, mas que pode ser usado autonomamente, como última camada de vestuário, podendo suportar as temperaturas típicas do Inverno português.

O tecido é espesso, com uma densidade de 270 gramas por metro quadrado, de lavagem fácil, seca rapidamente e é hipoalergênico, sendo macio, confortável, agradável ao toque e resistente, com reforços de cor verde escura nos antebraços e nos ombros, sendo que, caso o blusão seja noutra cor ou padrão, esta cor pode variar de modo a que se mantenha dentro dos regulamentos em vigor nas forças armadas ou policiais.

Sobretudo no interior, nota-se que as costuras são uniformes e resistentes, com todos os acabamentos de muito boa qualidade, estando bem visível a etiquetagem, que inclui os códigos e especificações do produto e que são essenciais para garantir a sua origem e originalidade, devendo ser analizadas, se possível antes da compra, pedindo fotos ao vendedor.

terça-feira, agosto 22, 2023

Android 14 está a chegar - 3ª parte

Também não deixa de ser interessante que cada aplicação pode ter apenas acesso a um determinado conjunto de imagens ou vídeos, o que evita que ao dar acesso, este seja universal, podendo-se assim ter um muito maior controle sobre cada aplicação que, obviamente, passa a ser menos intrusiva e, caso comprometida, não pode aceder a todo o conteúdo do dispositivo.

Vai ser possível suspender as animações na altura em que se introduz o PIN, e, caso este seja composto por 6 ou mais dígitos, deixa de ser necessário confirmar com o "OK", com o suporte de "Passkey" a ser melhorado, sendo óbvio que o Google visa, num futuro não muito distante, outras formas de autenticação que não passam pela comum "password".

Também é de salientar que os utilizadores serão avisados caso uma aplicação altere as permissões e política de privacidade com a qual foi instalada, surgindo no Android 14 uma janela, tipo "pop-up", que alerta para a introdução de alterações, para que o utilizador as possa rever e tomar uma decisão quanto à aceitação ou não das mudanças propostas, sendo provável que, da sua recusa, a aplicação deixe de funcionar o passe a ter limitações.

Para quem desenvolve aplicações, e não são poucos, os recursos disponibilizados aumentam, reduzindo o período de desenvolvimento e disponibilizando novas funções, mas as novidades são menores do que em versões anteriores, representando uma evolução que pode desapontar alguns dos que produzem aplicações para Android.

segunda-feira, agosto 21, 2023

Blusão militar ucraniano - 1ª parte

Um efeito resultante da guerra que decorre na Ucrânia é a disponibilização de diversas peças de vestuário, destinadas a uso militar, mas que, por diversas razões, como a desmobilização do militar a que foram atribuídas, acabam por ser colocadas no mercado, sendo possível encontrar diversos modelos, adequados a distintas situações, em sites como o eBay.

A grande maioria destas peças de fardamento, sejam as de origem ucraniana, sejam as de origem russa, são de excelente qualidade, de concepção moderna, práticas, resistentes e cumprem de forma praticamente irreprensível os propósitos a que se destinam, com a vantagem de poderem ser considerados como artigos de colecção e potencial para se valorizarem.

Naturalmente, na actual conjuntura, mesmo as peças de origem russa são provenientes da Ucrânia, tendo sido capturadas, pelo que o seu estado deve ser cuidadosamente avaliado, sobretudo caso tenham marcas que indiciem que quem a envergava pode ter sido vítima desta guerra, o que levanta óbvios problemas, mesmo que psicológicos, a quem as venha a adquirir e, sobretudo, usar.

Por outro lado, as peças de proveniência ucraniana tendem a estar em boas condições, mesmo que com algumas marcas de uso, nunca nos tendo apercebido, até agora, que fossem colocadas à venda as que tenham marcas evidentes de que algo de particularmente grave tenha acontecido a quem as envergou, com eventuais danos a serem mais a nível de uso do que como resultado de uma acção inimiga.

domingo, agosto 20, 2023

Android 14 está a chegar - 2ª parte

Também quem tem problemas auditivos tem a vida simplificada, com as notificações a poderem surgir sob a forma de acionamento do "flash", de um efeito semelhante no écran, ou da combinação de ambos, podendo complementar sons ou serem completamente independentes.

As preferências regionais também foram flexibilizadas, com os utilizadores a poderem escolher livremente unidades de medida independentemente do local onde vivam e do sistema aí adoptado, com as linguagens a serem igualmente melhoradas, facilitando a comunicação e a execução de instruções por voz.

Vão surgir melhoramentos na gestão de bateria, que não serão revolucionários e que nalguns casos nem serão visíveis para o utilizador, como uma melhor gestão de processos ou a transferência de ficheiros de grandes dimensões optimizada, fornecendo ao utilizador mais informações de forma simplificada de modo a que esta adopte as configurações mais adequadas a cada circunstância.

A segurança e privacidade ganham especial importância nos dias de hoje, e o Android 14 traz melhoramentos que passam pela impossibilidade de instalar aplicações antigas, que são, tipicamente, mais vulneráveis, permitindo, no entanto, a sua manutenção, caso presentes no equipamento, o que acontece em caso de actualização do sistema operativo.