sábado, maio 03, 2014

Suporte de câmara para encostos de cabeça

Image Hosted by Google Um suporte de câmara para encostos de cabeça

A "Head Rest Mount", uma empresa britânica dedica-se, como o próprio nome indica, à concepção e fabrico de suportes para câmara que são instalados nos suportes dos encostos de cabeça de veículos, fornecendo produtos de muito alta qualidade e flexibilidade de utilização que podem, inclusivé, serem usados em competição.

Extremamente leve, pesando apenas 800 gramas, construida em alumínio anodizado, este suporte possui quatro eixos de movimento, o que permite dirigir a câmara, montada através de um parafuso padronizado de 1/4" na direcção pretendida e posicionada de acordo com as características do veículo.

Estão ainda disponíveis diversos acessórios, o que permite uma ainda maior flexibilidade ao aumentar a extensão dos braços, de forma a que a câmara possa ter uma maior elevação ou afastamento lateral, não sendo necessária qualquer ferramenta para a sua instalação.

Por um preço que ronda a centena e meia de Euros, incluindo portes a partir de Inglaterra e um desconto de lançamento, este suporte, sendo algo dispendioso, é adequado a uma utilização profissional, suportando mesmo as câmaras mais pesadas e volumosas existentes no mercado.

sexta-feira, maio 02, 2014

"Drones", o futuro no presente - 1ª parte

Image Hosted by Google Um "drone" DJI Phantom 2

Destinados inicialmente a fins militares, posteriormente utilizados em missões científicas, os aviões não tripulados, também conhecidos como "drones" popularizaram-se, desempenhando hoje numerosas funções, nos mais diversos âmbitos, alcançando um nível tecnológico e uma sofisticação que cresce ao mesmo ritmo que o seu custo diminui.

As potencialidades destes equipamentos são enormes, faltando ainda explorar devidamente muitas delas, algo que apenas acontecerá após a sua maior disseminação, o que implica não apenas um aumento das respectivas funcionalidades, mas também a existência de operadores em número e qualidade suficiente para tirar partido das crescentes capacidades e da maior complexidade destas aeronaves não tripuladas.

Não é objectivo descrever quantitativamente características, nem quais as especificações adequadas a cada missão ou função, mas sobretudo alertar para as funcionalidades consideradas necessárias para a sua utilização profissional e o respectivo enquadramento em diversas soluções.

Existem inúmeros modelos de "drones", com capacidades completamente distintas, muitos concebidos para missões altamente especializadas, os quais atingem valores elevadíssimos, enquanto, em paralelo, cresce de forma ainda recentemente quase inimaginável uma família de modelos de custos comparativamente baixos, destinados a uso de empresas e particulares.

quinta-feira, maio 01, 2014

Land Rover Discovery Vision Concept vai ser produzido - 4ª parte

Image Hosted by Google O Land Rover DC100, uma das ideias para o novo Defender

Por outro lado, a este tipo de posicionamento corresponde um aumento substancial do preço dos veículos, o que vai colocar mesmo a gama de entrada da marca fora do alcance dos seus adeptos, muitos dos quais se sentem traidos não apenas pela evolução dos modelos, mas pela própria postura da marca, que previlegia cada vez mais um segmento de topo, inatingível pela esmagadora maioria dos actuais proprietários.

Todos estas versões e o próprio posicionamento dos modelos carece ainda de confirmação através de um anúncio defenitivo por parte do fabricante, mas é patente que a Land Rover se afasta do todo o terreno puro e duro que caracterizou a marca ao longo de anos através de características bem presentes nos antigos Serie e posteriormente nos Ninety e nos Defender, dirigindo-se agora mais no sentido dos SUV onde concorre directamente com numerosos fabricantes.

Fica em aberto, naturalmente, a sucessão do Defender, cujo fim está anunciado para breve, e cujos possíveis sucessores, a começar pelo DC100, nunca tiveram a receptividade esperada por parte dos actuais proprietários deste modelo, os quais continuam a preferir um veículo mais simples e robusto, com maior versatilidade, construido de forma modular e que pode ser adaptado facilmente aos mais diversos fins.

Devemos confessar que, não obstante o fascínio resultante da sofisticação de alguns dos equipamentos ou dispositivos que a Land Rover tem vindo a disponibilizar, o posicionamento que se antevê para os vários modelos que vão compor a gama deste fabricante se afasta cada vez mais do nosso conceito de todo o terreno, que se traduz em termos práticos no Defender, o modelo mais emblemático da marca e o que hoje parece mais desenquadrado dos seus conceitos e evolução futura.

quarta-feira, abril 30, 2014

Captura remota de imagens com Canon EOS - 4ª parte

Image Hosted by Google Écran do "EOS Capture" da Canon

Mesmo em fotografias na Natureza, pode ser adequado colocar a câmara num local específico e manuseá-la e dispará-la remotamente, de forma a, por exemplo, permitir a aproximação de uma espécie selvagem mais desconfiada e que evita a presença humana, facilitando a obtenção de fotos devidamente enquadradas, sem disparar quase às cegas, como quanto se utiliza um simples comando remoto.

Naturalmente que esta possibilidade implica estudo, planeamento e conhecimento do objecto a fotografar, bem como dos seus hábitos, meio ambiente e forma de interacção, podendo-se considerar, igualmente, formas de atrair a um dado local, para o qual está apontada a câmara.

A configuração da câmara através deste sistema é rápida e prática, com as maiores valias a residir na configuração do equipamento e visualização das fotos imediatamente a seguir à sua obtenção, facilitando a sua análise e comparação, para além de, em caso de necessidade, facilitar o seu tratamento e envio através de um meio electrónico.

Este programa é gratuito, vindo incluido com as EOS, existindo actualizações no "site" da Canon, e justifica-se a sua instalação e testes, mesmo por parte de quantos nele não encontrem uma utilidade prática, por abrir novas perspectivas em termos de obtenção de fotografias e das diferentes técnicas que podem ser utilizadas.

terça-feira, abril 29, 2014

Ligação para o portal Bombeiros.Pt

Por convite do amigo Sérgio Cipriano, trocamos ligações com o renovado portal Bombeiros.Pt, reestabelecendo uma antiga parceria, interrompida durante as alterações ocorridas neste "site" de referência para os bombeiros portugueses e por todos quantos se interessam pela problemática ligada ao socorro.

Como parte desta parceria, irão ser publicados textos nossos no portal Bombeiros.Pt, sendo de prever que o primeiro destes textos surja perto do final deste mês de Abril, os quais, mesmo que noutro formato ou com uma extensão diferente, posteriormente publicaremos no nosso "blog".

O primeiro desses textos aborda a questão da utilização de aviões não tripulados, ou "drones", em missões de socorro no âmbito da Protecção Civil, bem como o impacto que esta opção tecnológica pode ter a nível local, não apenas a nível económico, mas na criação de novas oportunidades de emprego numa área tecnológica e com grande capacidade de expansão futura.

Ao Bombeiros.Pt e aos seus colaboradores, desejamos as maiores felicidades e sucesso tanto a nível pessoal como profissional, congratulando-nos pelo ressurgimento deste portal, especialmente útil quando se aproxima mais uma época de fogos florestais e perante a necessidade urgente de rever procedimentos do passado dos quais resultaram diversos acidentes.

segunda-feira, abril 28, 2014

Land Rover Discovery Vision Concept vai ser produzido - 3ª parte

Image Hosted by Google O Land Rover Discovery Vision Concept

Como acréscimo, existe um sistema de controle remoto, que permite conduzir o Discovery a partir do seu exterior, obviamente a baixa velocidade e curta distância, de forma a facilitar a transposição de obstáculos ou execução de manobras mais complexas onde a observação seja essencial.

A tecnologia também contribui para o conforto, com sistemas que permitem aos ocupantes controlar diversos acessórios através de gestos, tal como baixar ou subir os vidros, ligar e desligar faróis ou regular apoios de cabeça por gestos, ou comunicar pelos écrans LCD enquanto observam o exterior através de vidros com realidade aumentada.

O estudo que projeta uma futura família Discovery será apresentado esta semana no Salão de Nova Iorque após uma pré-apresentação do Discovery Vision Concept a bordo do porta-aviões museu USS Intrepid e deverá entrar em produção na versão de cinco lugares ainda este ano, eventualmente designando-o como "Discovery Sport" e substituido o actual Freelander, mas o modelo de sete lugares só deverá surgir em 2015.

Não obstante a qualidade e as inovações presentes nesta evolução do Discovery, sejam entendidos individualmente ou como uma família, e mesmo tendo em atenção a implementação de funcionalidades directamente ligadas ao todo o terreno, nota-se que a prioridade vai no sentido do conforto e da sofisticação.

domingo, abril 27, 2014

Land Rover Discovery Vision Concept vai ser produzido - 2ª parte

Image Hosted by Google O Land Rover Discovery Vision Concept

A juntar à versatilidade do interior, o novo porta bagagem passa a ser acedido através de uma única porta, mais convencional, onde se inclui uma plataforma que desliza da base da plataforma de carga até ao para-choques traseiro, onde se integra a última fila de assentos.

No entanto, as maiores novidades são ao nível dos materias utilizados, de qualidade superior, e, sobretudo das novas tecnlogias envolvidas, muitas das quais inovadoras, enquanto outras vêm no seguimento das implementações em gerações sucessivas dos modelos da marca.

Para além de um écran táctil, controlado através de "touchpads" integrados no volante, o novo sistema de capô transparente, que mencionamos e detalhamos num texto anterior, vêm acrescer a evoluções provenientes da geração anterior em termos de deslocação sobre terrenos acidentados, incluindo novas funcionalidades.

Estará disponível a terceira geração do sistema Terrain Response, que permite ao condutor adequar o comportamento do veículo aos diversos tipos de terreno recorrendo a um simples seletor, bem como o Laser Terrain Scanning, um sistema que recorre aos laser acoplados aos farois para gerar um modelo do terreno e o Laser Referecing, que projecta avisadores de perigo sobre o terreno recorrendo a lasers.
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