sábado, março 08, 2025

Sistema de iluminação para cabeça de baixo custo - 2ª parte

Usando o interruptor, temos primeiro uma luz for COB de 350 lúmens, com tempo de iluminação estimado entre duas horas e meia a três horas, seguindo-se a mesma luz, com menor intensidade, de 130 lúmens, com autonomia que fica entre as três horas e meia e as quatro horas, sempre assumindo que a bateria foi completamente carregada.

Premindo o botão pela terceira vez, é activada a luz XPE com 120 lúmens, do que resulta um tempo de iluminação de quatro a quatro horas e meia e, finalmente, premindo o botão mais uma vez, dispõe-se da mesma luz XPE com menor intensidade, de apenas 50 lúmens, com a autonomia a alcançar entre as seis horas e as seis horas e meia.

Cómodo e muito fácil de utilizar, requerendo pouca habituação, sobretudo no uso do sensor, com uma autonomia razoável e uma variedade de modos de iluminação que cobre a maioria das necessidades, seja em termos do alcance do foco direcionado, seja no uso da lâmpada que proporciona luz em perto de 270º, são muitas as actividades e situações nas quais este sistema é útil e eficaz, podendo ser adaptado a um capacete ou outra cobertura para a cabeça.

O conjunto, para além do sistema de iluminação, inclui também o cabo de carregamento, tendo um preço que, incluindo IVA e portes, caso se opte por uma compra conjunta com outros items, fica abaixo dos 3 Euros e meio, para o modelo com bateria de 600 mAh, um preço que nos parece bastante convidativo tendo em conta as características deste produto.

sexta-feira, março 07, 2025

Óculos tácticos de baixo custo - 1ª parte

Ao longo dos últimos anos temos analisado e testado alguns modelos de óculos de protecção, desde os mais simples, destinados a proteger de pequenas particulas, como os utilizados durante o período da pandemia, aos mais resistentes, como os Bolle, que protegem de impactos fortes, abrangendo várias alternativas de distintas gamas de preços.

Naturalmente, a cada gama de preços correspondem características muito distintas, justificando-se pagar um preço mais elevado quando os óculos se destinem a uma utilização mais profissional ou a situações de maior risco, enquanto para uma protecção contra impactos com menor energia ou contra poeiras é possível recorrer a modelos mais acessíveis.

Também será de ter em atenção o conforto numa utilização prolongada, tendo em conta que alguns modelos se revelam algo incómodos depois de algum tempo de uso, ou que tendem a embaciar, o que pode implicar a sua remoção periódica, com os riscos que tal implica, para o que o tipo de ajustes, de materiais em contacto com a pele e o próprio sistema de ajuste e fecho são relevantes.

Outra característica a ter em conta é a possibilidade de trocar as lentes, sendo típica a inclusão de três lentes, uma escura, que protege contra luminosidade excessiva e tem maior resistência física, umas amarelas, destinadas a condições de baixa visibilidade, e umas transparentes, para utilização neutra, com boa parte dos conjuntos a incluirem estas alternativas.

quinta-feira, março 06, 2025

Sistema de iluminação para cabeça de baixo custo - 1ª parte

Uma das famílias de produtos que têm evoluído muito rapidamente, com o preço a baixar substancialmente, face ao aumento da produção e diminuição de custos da tecnologia envolvida, é a dos sistemas de iluminação que se podem utilizar na cabeça e que são particularmente populares entre corredores e ciclistas, mas também muito úteis para diversos fins profissionais.

Um dos modelos mais interessantes, e que oferece uma relação entre a qualidade e o preço, é a banda para a cabeça que inclui dois tipos de iluminação distintos, ambos com diversos modos, e que está disponível em várias variantes, com diferenças no tipo de luz proporcionada e na capacidade da bateria, pelo que esta análise visa apenas um destes modelos.

Este modelo é leve, tem um corpo em plástico e silicone, que obedece à norma IPX4, o que permite usar sob chuva, mas não suporta imersão, com bateria interna de polímero de lítio com 1200 mah de capacidada, que pode ser completamente carregada em 3 horas, via porta USB, e funcionando com tensões entre os 3.0 e os 4.5 V.

Estão presentes interruptores para ligar e desligar e para activar e desactivar o sensor que permite interagir por gestos, o que o torna bastante prático, bem como uma luz avisadora vermelha indica que a carga de bateria é insuficiente, devendo-se proceder ao carregamento antes que esgote completamente, como forma de prolongar a vida útil.

quarta-feira, março 05, 2025

Adeus Skype - 1ª parte

O Skipe, uma das mais antigas plataformas de mensagens instantâneas, datada de 2003, altura em que foi lançado a partir da Estónia, posteriormente adquirido pela Microsoft, vai ser extinto, sendo proposto o Teams, uma plataforma colaborativa na qual a Microsoft tem investido, como substituto.

A opção da Microsoft faz sentido na medida em que o Teams se encontra integrado no Office, tendo vindo a ser adoptado por um crescente número de utilizadores, sobretudo aqueles que estão integrados em organização, com inovações a nível de evolução e de segurança que o tornam particularmente apetecivel no âmbito empresarial.

Para muitos, o Skype foi um dos sistemas mais inovadores da história da informática, oferecendo não apenas mensagens instantâneas, mas também voz e, posteriormente, video-chamadas, tendo sido melhorado com novas funcionalidades à medida que a Internet evoluia, oferencendo um conjunto de serviços alargados, alguns dos quais pagos.

Quem durante anos utilizou o Skype ao longo dos anos conhece as várias funcionalidades desta plataforma e o entusiasmo que gerou sempre que novidades relevantes eram apresentadas, muitas das vezes sem que existisse uma concorrência directa, o que levou à sua aquisição por parte da Microsoft que, desta forma, ficou na posse de uma tecnologia que, à época, era da maior relevância.

terça-feira, março 04, 2025

Poupança com "leds" e alimentação a 5V - 3ª parte

Relativamente às barras para os écrans, remetemos para textos anteriores, onde estas foram descritas de forma mais exaustiva, sendo de assinalar que o preço tem vindo a diminuir, podendo uma barra destinada ao écran de um "desktop", com perto de 45 centímetros e intensidade ajustável a ter um preço que fica pela quinzena de Euros, com a maioria das propostas a apresentar uma boa qualidade e uma luminosidade adequada.

As pequenas barras ou projectores orientáveis surgem, essencialmente, em dois grupos, um com interruptor, que pode incluir dois níveis de iluminação, e outro que fica activo sempre que ligado a uma fonte de alimentação de energia, sendo óbvio que os primeiros serão os mais interessantes, enquanto os segundos, para obter a funcionalidade desejada, necessitam de uma extensão com interruptor que será muito mais eficaz de for um regulador que permita ajustar a intensidade da luz.

Obviamente, uma extensão com interruptor para cabos USB tem um preço que pode aproximar-se dos dois Euros, sendo um pouco mais para as extensões com um regulador, mas este tipo de acessório tem a vantagem de poder ser utilizado para diversos fins, podendo migrar de um equipamento para outro sem problemas e sendo de grande longevidade.

É difícil estimar com precisão a diferença de consumos, dado que a migração decorreu por fases e os hábitos mudam de uma residência ou instalação para outra, mas, numa primeira fase, a redução do valor pago pela electricidade foi superior aos 5 Euros mensais, para um investimento que, na altura, ficou pela trintena de Euros, o que significa que, passados seis meses, os equipamentos estão pagos.

segunda-feira, março 03, 2025

O rádio Baofeng UV-32 - 3ª parte

O carregamento rápido é efectuado via porta USB do tipo C, compatibilizando-o com os sistemas de carregamento mais populares, dispensando assim um transformador específico, o que encarece o sistema, reduz flexibilidade e faz estar presente a possibilidade de problemas caso o carregador próprio não esteja disponível.

Independentemente da possibilidade de carregamento via USB, o que permite usar um "power bank" é fornecido um carregador que pode ser ligado a uma tomada convencional, bem como o cabo, usado em qualquer situação, e que permite o carregamento rápido, o que justifica ser sempre transportado juntamente com o rádio.

O Baofeng UV-32 é manifestamente sólido, com boa qualidade de construção, e os detalhes confirmam essa qualidade, sendo fácil de configurar, recorrendo à aplicação, e de utilizar, com um bom alcance e som claro, disponibilizando as funcionalidades habituais neste tipo de rádio, sendo penalizado, essencialmente, pelas dimensões e peso, que excedem os padrões da marca, mas serão inevitáveis para um equipamento desta classe.

Com um preço que fica abaixo dos 50 Euros, incluindo IVA e portes, o rádio Baofeng BF-UV32, com a respectiva bateria, antena, bolsa, cordão, cabo de carregamento, alimentador, auricular e manual de utilizador, representa uma opção interessante, oferecendo flexibilidade e potência por um preço aceitável, com possibilidade de utilização profissional em diversas áreas.

domingo, março 02, 2025

O UHMW (Ultra high molecular weight polyethylene) - 2ª parte

Não obstante a questão relacionada com o calor, o UHMW tem vindo a substituir o kevlar em muitas situações, sobretudo quando as limitações térmicas não sejam decisivas, como, se de uma temperatura elevada, capaz de degradar este material, outros componentes ou elementos e o próprio utilizador, forem afectados de forma decisiva, ou se a possibilidade de a temperatura atingir níveis elevados não for previsível.

É de notar que existem inúmeras variantes de UHMW, destinadas a fins distintos, pelo que este tipo de material se pode encontrar nas mais diversas áreas da indústria e com finalizações que podem ir desde a simples corda a placas de protecção, passando por próteses, e que, para um mesmo fim, podem ser utilizadas variações com qualidade diferente, o que justifica uma análise atenta na altura da aquisição de um produto neste material.

Apesar de não serem adequados para todos os fins, e, portanto, não substituirem integralmente o kevlar, os equipamentos em UHMW têm vindo a popularizar-se e a invadir o mercado, sendo hoje possíveis de adquirí-los, sob vários formatos, por preços muito favoráveis, havendo possibilidade de os utilizar em impressoras 3D específicas e com a configuração adequada, o que flexibiliza em muito o seu uso.

Com o aumento da produção deste material, e a consequente descida de preços, um capacete do tipo FAST, semelhante ao que analisamos em textos anteriores, construído em UHMW, capaz de oferecer protecção balística NIJ IIIA de nível 3, pode, actualmente, ser adquirido por valores entre os 30 e os 40 Euros, incluindo IVA e portes, o que representa uma relação entre o preço e o valor inigualável para este tipo de equipamento.