sábado, julho 22, 2023

Meta lança "Threads" para concorrer com o Twitter - 4ª parte

Para poder instalar aplicações fora da loja é necessário activar o modo de desenvolvimento, entrando nas configurações, na descrição ou "about" do dispositivo, e tocar rapidamente um total de sete vezes sobre a versão da compilação, surgindo então a mensagem de confirmação da entrada nesse modo, o que vai permitir activar a opção que permite instalar aplicações a partir de outras fontes.

Seguidamente, é necessário dispor de uma VPN que permita usar um servidor fora da Europa, tendo os nossos testes sido efectuados com a versão gratuita da Proton VPN, que pode ser instalada a partir da loja do Google e que fica funcional após a criação de uma conta ou o acesso a uma conta existente, devendo ser activada antes do passo seguinte.

Usando o gestor de ficheiros, procedemos à instalação da APK do "Threads", selecionando o mesmo perfil usado no Instagram, decidindo se o perfíl é público ou privado e importando os contactos existentes, após o que a aplicação fica operacional, podendo-se entrão, caso assim se pretenda, desligar a VPN e navegar da forma habitual, já que foi ultrapassado o obstáculo criado para utilizadores em países onde esta nova plataforma não foi disponibilizada.

Informaremos os nossos leitores quanto o "Threads" for disponibilizado na Comunidade Europeia, e em Portugal, e continuaremos a acompanhar este projecto da Meta, bem como as consequências que terá no Twitter, analizando não apenas a evolução da plataforma mas, sobretudo, o impacto que este possa ter a nível de redes sociais e na forma como estas alterações impactem na vida dos utilizadores.

sexta-feira, julho 21, 2023

Estar preparado para as Jornadas Mundiais da Juventude - 2ª parte

Muitas lojas e estabelecimentos comerciais, não obstante a atractividade que um mês com turistas pode representar, podem optar por encerrar nos dias das jornadas, optanto por dar férias aos funcionários, reabrindo quando um turismo mais convencional, eventualmente mais rentável, substituir os peregrinos que, tipicamente, têm uma perspectiva de consumo diferente.

Será sempre de ter reservas alimentares, sobretudo no que diz respeito a alimentos mais específicos, ou de mais difícil substituição, sendo de prever que exista uma disrupção nas cadeias de abastecimento, em parte porque Agosto é mês de férias, e estarão disponíveis menos recursos, mas porque as dificuldades em termos de trânsito e o maior consumo terão um impacto que pode ser sério.

Obviamente, não faz qualquer sentido, para as empresas de distribuição, investir em recursos para um período tão curto, e mesmo com os armazéns cheios, na medida do possível, o aumento do consumo pode ter impacto, correndo-se o risco de diversos tipos de bens alimentares escassearem, sendo de prever que tal aconteça sobretudo com aqueles que tenham um preço mais acessível e que dispensem preparação ou que esta seja particularmente simples.

Assim, desde conservas a refeições preparadas, passando por garrafas de água e refrigerantes, a possibilidade de haver um vasto conjunto de produtos indisponíveis é elevada, com uma grande imprevisibilidade quanto à sua reposição, consequência da impossibilidade de armazenamento e das dificuldades de entrega, sabendo que estas serão muito condicionadas devido às restrições de circulação que, certamente, existirão.

quinta-feira, julho 20, 2023

Google apresenta NotebookLM - 2ª parte

Ao contrário de "chatboots" genéricos, como o ChatGPT ou o Bing Chat, o NotebookLM usa modelos de linguagem, recorrendo aos conteúdos existentes para obter novas informações, sendo baseado em fontes referidas pelo utilizador e não numa pesquisa mais aberta, que pode incluir resultados menos rigorosos e, na síntese, apresentar conclusões erradas.

O NotebookLM apresenta um bom desempenho, embora tal se possa dever ao escasso número de utilizadores, os resultados são realistas, deviamente contextualizados, e escritos de forma clara, o que não dispensa uma revisão atenta e os conhecimentos de inglês necessários para o fazer, sendo manifesto que constitui uma excelente ajuda para quem pretende coligir apontamentos e elaborar resumos ou anotações, representando um substancial aumento de produtividade.

Ainda em período de testes, numa fase inicial, o NotebookLM está apenas disponível para um pequeno grupo de utilizadores nos Estados Unidos, com o Google a garantir que não vai tirar partido das interacções para recolher dados ou mesmo para optimizar o produto que tem origem no projecto "Tailwind", que agora surge sob uma nova designação e mais perto de assumir uma forma final.

Ainda é impossível prever quando e se o NotebookLM chegará a uma fase final e à sua disponibilização para a maioria dos utilizadores, sendo sempre possível excepcionar países por questões que derivam da legislação local, mas o investimento que o Google tem efectuado neste produto significa que, com esta aparência e nome ou com outro, o seu destino é ser uma ferramenta a ter em conta no futuro.

quarta-feira, julho 19, 2023

Estar preparado para as Jornadas Mundiais da Juventude - 1ª parte

Quando se aproxima a data das Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar no início de Agosto, em Lisboa, e com efeitos nas zonas circundantes, quem reside nas áreas onde o impacto será mais fortemente sentido deve preparar-se para alguns dias onde, certamente, nem tudo funcionará como habitualmente.

Muito se tem dito sobre o planeamente e a preparação destas Jornadas, mas, efectivamente, após a apresentação dos planos, esta parece ser insuficiente, a muitos níveis, e vão afectar sobretudo os residentes da área metropolitana de Lisboa não apenas em termos de mobilidade, mas a nível de comunicações e, quase certamente, no respeitante ao abastecimento de diversos bens.

É de notar que existe o pressuposto de, em Agosto, muitos dos residentes de Lisboa estarem fora, de férias, mas o facto é que tal com compensa, nem de longe, o número de visitantes, pelo que podemos estar diante de um aumento de mais de um milhão de pessoas a circular numa zona que, mesmo sendo alargada a concelhos limitrofes, não está preparada para este tipo de situação.

Tem-se falado, sobretudo, nas questões da mobilidade, que será afectada de forma severa, das comunicações, sobretudo via rede móvel, e que se sentirão nas zonas e períodos de de maior concentração, sendo quase certo que, em muitas alturas, a rede não irá responder ao solicitado, mas pouco se tem falado do impacto destas Jornadas a nível da disponibilidade de bens essenciais.

terça-feira, julho 18, 2023

Meta lança "Threads" para concorrer com o Twitter - 3ª parte

A actual instabilidade no Twitter, com mudanças sucessivas de orientação e de políticas, a que acrescem diferenças substanciais de moderação e diminuição de recursos humanos, como consequência dos inúmeros despedimentos, criaram a oportunidade que a Meta, dispondo dos recursos adequados, não quis deixar de explorar, sendo quase certo que muitos dos utilizadores do "Threads" corresponderão a descontentes do Twitter que pretendem uma plataforma com algumas similitudes, mas com funcionamento distinto.

Obviamente, com a disponibilização do "Threads" num cada vez maior número de países, não podemos deixar de nos interrogarmos quanto ao futuro do Twitter que, sob a actual gestão, surge como cada vez menos atractivo e com a possibilidade de colapsar, caso a fuga de utilizadores para outras plataformas se intensifique, algo que nos parece cada vez mais lógico de acontecer.

O "Threads" já conta com milhões de adesões, estando disponível em mais de uma centena de países, que, actualmente excluem os que integram a Comunidade Europeia, podendo as aplicações para dispositivos móveis Android e iOS serem descarregadas e instaladas da forma habitual, o que indicia que esta rede terá uma expansão particularmente rápida.

Naturalmente, e como com quase tudo na área das novas tecnologias de informação, existem formas de contornar essa limitação, recorrendo a uma sequência de passos muito simples, que começa pela descarga do ficheiro de instalação, em formato APK, a partir de um servidor, como o Apkpure, que disponibiliza as aplicações no seu formato original, apenas fora da loja oficial do Google.

segunda-feira, julho 17, 2023

Google apresenta NotebookLM - 1ª parte

O Google, tal como muitos outros gigantes das tecnologias da informação, tem vindo a desenvolver numerosos projectos baseados em inteligência artificial, tendo apresentado recentemente o NotebookLM, da responsabilidade do Google Labs e que se destina a facilitar a tomada de notas.

Baseado em modelos de linguagem, de onde provém o LM, a ideia base é concentrar num único ponto a informação de várias fontes, sintetizando-a de forma livre, mas conferindo estrutura e organização, podendo expandir ideias e conceitos complexos de modo a integrá-las com ideias expressas em textos do utilizador.

O Google pretende disponibilizar um assistente virtual sofisticado, acessível em várias plataformas do seu Docs, o que vai permitir obter sumários, com os tópicos mais relevantes de um texto, de modo a facilitar a respectiva compreensão, mas também respondendo a perguntas, de modo a elaborar conceitos e apresentar resultados mais detalhados.

O nível de interacção permite recorrer ao NotebookLM para gerar ideias novas com base nas existentes, em temas específicos, com o mecanismo interno a reduzir a possibilidade de alucinações, ou seja, de ideias absurdas ou desligadas da realidade, que, pela forma como são estruturadas, com lógica interna, podem ser traiçoeiras, passando por sugestões viáveis.

domingo, julho 16, 2023

Meta lança "Threads" para concorrer com o Twitter - 2ª parte

As regras seguem, em muito, as de outras plataformas do grupo Meta, esperando-se dos utilizadores uma conduta semelhante e fornecendo o mesmo tipo de opções e ferramentas, de modo a que a interacção seja segura e os conteúdos correspondam, tanto quanto possível, aos interesses de cada participante, com as opções de configuração a serem simples e claras, levantando muito poucas dúvidas, mesmo aos menos experientes.

No futuro, serão implementados os "standards" que vão permitir uma maior interoperabilidade com outras redes, abrindo a possibilidade de estabelecer interacções com o exterior, mesmo por parte de quem não tem conta em todas as plataformas envolvidas, com as opções a dependerem das configurações de privacidade dos vários utilizadores envolvidos.

O uso de "standards" também vão permitir desenvolver, de forma simplificada, aplicações que interajam como o "Threads", sendo de prever que rapidamente surja o mesmo tipo de ligações e botões em muitas páginas, redirecionando para uma presença na nova rede onde se espera que o tipo de interacção seja mais rápida do que a existente noutras plataformas, sendo possível interagir através de aplicações mais leves e mesmo sobre conexões mais lentas.

Esta abordagem, baseada em "standards", e com interoperabilidade com outras redes, também vai facilitar a adesão de novos utilizadores, confirmado no rápido crescimento do "Threads", a que a facilidade de dispor de uma conta partindo do Instagram não será alheia, mas também porque este tipo de rede tem adesão, com muitos utilizadores a optarem por soluções deste tipo, que permitem partilhar muito rapidamente pequenas mensagens para as quais se esperam respostas ou reacções igualmente rápidas.