Nas plataformas de angariação de fundos para projectos, habitualmente associadas à designação "crowdfunding", encontram-se propostas de novos produtos, alguns completamente revolucionários, outros com características únicas ou melhoramentos face às propostas existentes no mercado que, pelo seu estado de desenvolvimento, podem ser adquiridos a preços inferiores aos que serão praticados após o lançamento oficial.
Naturalmente, adquirir um produto nestas condições corresponde a um investimento, dado que o produto ainda não atingiu final, pelo que podem surgir dificuldades ou imprevistos que, no limite, podem resultar no cancelamento do projecto, sendo certo de que quem efectuou a aquisição será penalizado, perdendo o correspondente à comissão do "site" onde a angariação de fundos decorreu, para além de o capital em causa ter estado empatado durante o processo.
Não obstante estes problemas, o risco tende a ser diminuto, sobretudo quando o produto é avaliado cuidadosamente, existem artigos publicados por especialistas que o apoiam, disponibilizados em publicações ou plataformas credíveis e verificáveis, e quando o apoio já permitiu que o produto se aproxime de uma fase final, sobretudo quando estão disponíveis protótipos completamente funcionais ou unidades de pré-produção.
Nesta altura, ainda é possível adquirir o produto por um valor inferior ao que será praticado no mercado, e por vezes trata-se de diferenças de preço substanciais, e o prazo de entrega, sendo superior ao de uma aquisição de um produto em "stock", já não será demasiadamente longo, passando, em muitos casos, de alguns meses para escassas semanas.
sábado, novembro 09, 2019
sexta-feira, novembro 08, 2019
Fim de semana trágico nas estradas portuguesas - 2ª parte
A estrutura da sinistralidade em Portugal, quando comparada com as médias europeias, inclui problemas graves, como perto de 55% de vítimas mortais dentro das localidades, contra menos de 40% na União Europeia, ou a influência do álcool, que atinge numeros particularmente elevados, inclusivé entre os peões, que, quando autopsiados apresentam taxas de alcoolémia em 20% das vítimas.
É patente nos diversos acordãos, que se podem encontrar coligidos, a enorme percentagem de acidentados, conduzindo as mais diversas viaturas ou deslocando-se a pé, que se encontram alcoolizados, sendo óbvio que o comportamento de muitos, fácil à sua completa irracionalidade, foi influenciado pelo álcool ou por outras substâncias psicotrópicas.
Mas o comportamento não resulta apenas do álcool ou de outras substâncias, mas também da falta de aptidão técnica de muitos condutores, que são incapazes de ajustar o seu comportamento, e aqui a velocidade é decisiva, às circunstâncias do momento, sejam as suas capacidades pessoais, que não são sempre idênticas, mas também às condições de circulação e à presença de outros utentes da via, primando por excesso de confiança, falta de prudência e incapacidade de reagir de forma tecnicamente adequada a cada incidente.
Talvez pior ainda, para além da questão meramente técnica existe uma irresponsabilidade que resulta de as consequências da fiscalização serem particularmente baixas durante vários anos, com menos de 15% das infrações graves a não terem o devido seguimento, ou seja a implicar sanções para o responsável, resultando uma manifesta sensação de impunidade, do que resultava o desprezo de muitos pelo cumprimento das regras mais básicas do Código da Estrada.
É patente nos diversos acordãos, que se podem encontrar coligidos, a enorme percentagem de acidentados, conduzindo as mais diversas viaturas ou deslocando-se a pé, que se encontram alcoolizados, sendo óbvio que o comportamento de muitos, fácil à sua completa irracionalidade, foi influenciado pelo álcool ou por outras substâncias psicotrópicas.
Mas o comportamento não resulta apenas do álcool ou de outras substâncias, mas também da falta de aptidão técnica de muitos condutores, que são incapazes de ajustar o seu comportamento, e aqui a velocidade é decisiva, às circunstâncias do momento, sejam as suas capacidades pessoais, que não são sempre idênticas, mas também às condições de circulação e à presença de outros utentes da via, primando por excesso de confiança, falta de prudência e incapacidade de reagir de forma tecnicamente adequada a cada incidente.
Talvez pior ainda, para além da questão meramente técnica existe uma irresponsabilidade que resulta de as consequências da fiscalização serem particularmente baixas durante vários anos, com menos de 15% das infrações graves a não terem o devido seguimento, ou seja a implicar sanções para o responsável, resultando uma manifesta sensação de impunidade, do que resultava o desprezo de muitos pelo cumprimento das regras mais básicas do Código da Estrada.
quinta-feira, novembro 07, 2019
O autorádio RM-JQ1583C - 3ª parte
A compatibilidade com os suportes digitais mais comuns, embora com limitações, dado que suporta apenas unidades com até 16 Gb, é interessante, tal como o é a possibilidade de proceder a uma ligação via conector AUX a um dispositivo externo, que pode ser um telemóvel ou um leitor de CD, um tipo de suporte que este rádio não lê, seguindo uma tendência cada vez mais habitual e que permite baixar substancialmente os custos dos equipamentos.
Este tipo de rádio também suporta um controle remoto, a partir do qual se podem efectuar todas as operações de controle, algo que pode ser interessante caso estejam presentes vários ocupantes e se justifique que aqueles que não podem aceder fisicamente ao rádio também o possam controlar, como, por exemplo, para regular o volume caso se pretenda efectuar uma conversa ou fornecer informações.
É de notar que existem modelos que para além do comando, suportam ser controlados via telemóvel via ligação "bluetooth", para o que está disponível uma aplicação para plataformas "Android", nas versões 4.4 e superior, que, tendo menos funcionalidades e uma maior complexidade quando comparada com o comando, permite aceder aos comandos essenciais o que, juntamente com a funcionalidade como "kit" de mãos livres, não deixa de ser interessante.
Um rádio deste tipo tem um preço que, incluindo portes, pode ficar entre os 12 e os 15 Euros, o que evita o pagamento de direitos alfandegários, custando menos de metade do que se pede em Portugal por um modelo com características semelhantes, o que justifica a sua aquisição num grossista baseado na Ásia ou no eBay, mesmo sabendo que existirá um tempo de espera que será sempre de algumas semanas.
Este tipo de rádio também suporta um controle remoto, a partir do qual se podem efectuar todas as operações de controle, algo que pode ser interessante caso estejam presentes vários ocupantes e se justifique que aqueles que não podem aceder fisicamente ao rádio também o possam controlar, como, por exemplo, para regular o volume caso se pretenda efectuar uma conversa ou fornecer informações.
É de notar que existem modelos que para além do comando, suportam ser controlados via telemóvel via ligação "bluetooth", para o que está disponível uma aplicação para plataformas "Android", nas versões 4.4 e superior, que, tendo menos funcionalidades e uma maior complexidade quando comparada com o comando, permite aceder aos comandos essenciais o que, juntamente com a funcionalidade como "kit" de mãos livres, não deixa de ser interessante.
Um rádio deste tipo tem um preço que, incluindo portes, pode ficar entre os 12 e os 15 Euros, o que evita o pagamento de direitos alfandegários, custando menos de metade do que se pede em Portugal por um modelo com características semelhantes, o que justifica a sua aquisição num grossista baseado na Ásia ou no eBay, mesmo sabendo que existirá um tempo de espera que será sempre de algumas semanas.
quarta-feira, novembro 06, 2019
Promoção de produtos para veículos no Lidl
Não obstante uma boa parte dos produtos para veículos que estarão disponíveis na promoção que a cadeia Lidl realiza a partir de 5ª feira, dia 14 de Novembro, alguns dos produtos justificam a sua menção, e o nosso destaque vai, mais uma vez, para o estojo de primeiros socorros, que oferece uma excelente relação entra a qualidade e o preço.
Este estojo, que inclui um total de 44 peças, entre as quais se podem encontrar alguns dos items mais comuns para a prestação de primeiros socorros, como pensos, adesivos ou tesoura, mas também instruções de uso do material incluído, e que podem ser complementados por algum tipo de medicação, tem um preço de 5.99 Euros e a sua presença mais do que se justifica num veículo ou mesmo numa habitação.
O carregador de bateria, num modelo mais sofisticado do que os habitualmente vendidos no Lidl, e mais dispendioso, com um preço de 49.99 Euros, é particularmente flexível, suportando baterias de 6 e 12V até aos 250A, possui selecção de corrente de carga, modo de teste, sistema de protecção e proporciona um impulso de corrente de arranque directo de aproximadamente 75A a 12V.
Tal como o carregador, o estrado com rodas e banco, que permite trabalhar com o conforto possível sob um veículo ou o macaco hidráulico com capacidade de elevação de duas toneladas até 357 milímetros e custam respectivamente 29.99 e 24.99 Euros, destinam-se sobretudo a quem faça alguns trabalhos de mecânica, mesmo que no seu próprio veículo, mas outros produtos, que vão desde escovas limpa parabrisas a uma lanterna recarregável passando por um minicompressor são bem mais abrangentes e podem justificar uma visita a uma loja desta cadeia.
Este estojo, que inclui um total de 44 peças, entre as quais se podem encontrar alguns dos items mais comuns para a prestação de primeiros socorros, como pensos, adesivos ou tesoura, mas também instruções de uso do material incluído, e que podem ser complementados por algum tipo de medicação, tem um preço de 5.99 Euros e a sua presença mais do que se justifica num veículo ou mesmo numa habitação.
O carregador de bateria, num modelo mais sofisticado do que os habitualmente vendidos no Lidl, e mais dispendioso, com um preço de 49.99 Euros, é particularmente flexível, suportando baterias de 6 e 12V até aos 250A, possui selecção de corrente de carga, modo de teste, sistema de protecção e proporciona um impulso de corrente de arranque directo de aproximadamente 75A a 12V.
Tal como o carregador, o estrado com rodas e banco, que permite trabalhar com o conforto possível sob um veículo ou o macaco hidráulico com capacidade de elevação de duas toneladas até 357 milímetros e custam respectivamente 29.99 e 24.99 Euros, destinam-se sobretudo a quem faça alguns trabalhos de mecânica, mesmo que no seu próprio veículo, mas outros produtos, que vão desde escovas limpa parabrisas a uma lanterna recarregável passando por um minicompressor são bem mais abrangentes e podem justificar uma visita a uma loja desta cadeia.
terça-feira, novembro 05, 2019
Fim de semana trágico nas estradas portuguesas - 1ª parte
Com o termo da operação que visava a segurança rodoviária no fim de semana prolongado do início de Novembro, a operação Todos os Santos, verifica-se que a sinistralidade rodoviária em Portugal continua a atingir níveis não apenas muito elevados, como crescentes, algo que se tem verificado ao longo dos últimos anos.
Esta evolução negativa, que se segue a outra no sentido positivo, a qual, durante muitos anos, resultou numa descida consistente do número de vítimas de acidentes de viação, já foi abordada por diversas vezes neste "blog", sendo incluídos os dados estatísticos que traduzem uma realidade que, infelizmente, ultrapassa em muito a frieza impessoal dos números.
Têm sido apontadas diversas causas, algumas bastante plausíveis, como uma menor presença visível das autoridades policiais nas estradas ou o uso cada vez mais intensivo de dispositivos electrónicos, incluindo como auxiliares de navegação, resultando na dispersão da atenção dos condutores, mas o facto objectivo é que não existem dados suficientemente objectivos que confirmem ou desmintam o que é, essencialmente, um misto de análise de números e de percepção baseada no conhecimento do comportamento humano.
Assim, será sempre de complementar a realidade traduzida pelos estatísticas de acidentes rodoviários com dados provenientes de outras fontes, nas quais se podem obter informações relevantes, incluindo as circunstâncias de muitos acidentes, as quais constam, embora tardiamente, de acordãos, sempre que do acidente decorre um processo judicial.
Esta evolução negativa, que se segue a outra no sentido positivo, a qual, durante muitos anos, resultou numa descida consistente do número de vítimas de acidentes de viação, já foi abordada por diversas vezes neste "blog", sendo incluídos os dados estatísticos que traduzem uma realidade que, infelizmente, ultrapassa em muito a frieza impessoal dos números.
Têm sido apontadas diversas causas, algumas bastante plausíveis, como uma menor presença visível das autoridades policiais nas estradas ou o uso cada vez mais intensivo de dispositivos electrónicos, incluindo como auxiliares de navegação, resultando na dispersão da atenção dos condutores, mas o facto objectivo é que não existem dados suficientemente objectivos que confirmem ou desmintam o que é, essencialmente, um misto de análise de números e de percepção baseada no conhecimento do comportamento humano.
Assim, será sempre de complementar a realidade traduzida pelos estatísticas de acidentes rodoviários com dados provenientes de outras fontes, nas quais se podem obter informações relevantes, incluindo as circunstâncias de muitos acidentes, as quais constam, embora tardiamente, de acordãos, sempre que do acidente decorre um processo judicial.
segunda-feira, novembro 04, 2019
Land Rover Owners de Dezembro de 2019 já nas bancas
Já está presente nos locais de venda habituais a edição de Dezembro de 2019 da Land Rover Owners International, com o protagonismo da capa a ir para um Defender 90 200 Tdi, um modelo já com algumas décadas, mas no qual foram introduzidas alterações com a adopção de um sistema bi-turbo, transformando completamente o deu desempenho.
A preparação de um Defender 130, o modelo de maiores dimensões, para expedições, a conversão para gás liquifeito de um Discovery Tdi, que passa a cumprir normas anti-poluição muito rigorosas, uma avaliação da versão actualizada do Discovery Sport, onde as alterações introduzidas são pouco visíveis no exterior, merecem igualmente uma leitura atenta.
Um artigo interessante aborda a polémica substituição dos balões por molas nos Discovery 2, uma opção de muitos, que assim reduzem custos de manutenção, sacrificando conforto, enquanto outros abordam a avaliação dos Freelander 2, um modelo tipicamente sub-valorizado, um Minerva 80" em versão de ambulância, considerado uma autêntica raridade, e um conjunto de passeios e expedições que se podem revelar inspiradores.
Estão igualmente presentes as habituais secções, incluindo-se aquelas em que participam os leitores, as notícias dos diversos clubes dedicados à marca, bem como a extensa publicidade temática, complementada pela análise de diversos produtos, alguns bastante conhecidos, e dos classificados, destinados a um mercado britânico que, face à iminência do Brexit, pode sofrer alterações profundas, num número onde não faltam motivos de interesse e que será, possivelmente, dos últimos provenientes de um país comunitário.
A preparação de um Defender 130, o modelo de maiores dimensões, para expedições, a conversão para gás liquifeito de um Discovery Tdi, que passa a cumprir normas anti-poluição muito rigorosas, uma avaliação da versão actualizada do Discovery Sport, onde as alterações introduzidas são pouco visíveis no exterior, merecem igualmente uma leitura atenta.
Um artigo interessante aborda a polémica substituição dos balões por molas nos Discovery 2, uma opção de muitos, que assim reduzem custos de manutenção, sacrificando conforto, enquanto outros abordam a avaliação dos Freelander 2, um modelo tipicamente sub-valorizado, um Minerva 80" em versão de ambulância, considerado uma autêntica raridade, e um conjunto de passeios e expedições que se podem revelar inspiradores.
Estão igualmente presentes as habituais secções, incluindo-se aquelas em que participam os leitores, as notícias dos diversos clubes dedicados à marca, bem como a extensa publicidade temática, complementada pela análise de diversos produtos, alguns bastante conhecidos, e dos classificados, destinados a um mercado britânico que, face à iminência do Brexit, pode sofrer alterações profundas, num número onde não faltam motivos de interesse e que será, possivelmente, dos últimos provenientes de um país comunitário.
domingo, novembro 03, 2019
O autorádio RM-JQ1583C - 2ª parte
Naturalmente, a maior ou menor dificuldade de instalação depende de cada modelo de veículo concreto, mas tipicamente o processo passa pela remoção de uma moldura existente em torno do rádio, o que permite introduzir uma chave que solte o equipamento, após o que este é puxado para fora da gaveta e os cabos desconectados, sendo de recordar a posição relativa dos dois cabos ISO.
A instalação é efectuada de forma inversa, depois de subsituir a moldura metálica do rádio anterior pela do novo, inciando-se pela ligação dos cabos ISO e da antena, e de outros, caso existam, após o que se deve efectuar um teste de funcionamento que, sendo positivo, permitirá prosseguir o processo, com o rádio a ser empurrado para dentro da gaveta até ficar preso, terminando-se com a colocação da moldura.
Este RM-JQ1583C tem uma potência de saída de 25W em quatro canais, com conecção RCA, suporta frequências de rádio FM entre os 87.5 e 108.0 MH, possui conectores para suportes digitais sob a forma de cartões SD e "pens" USB e suporta comunicações via "bluetooth", permitindo a ligação a um telemóvel ou um leitor de músicas que use este tipo de comunicação.
Obviamente, a característica que consideramos como essencial é o poder substituir um "kit" de mãos livre, que, adquirido em Portugal é mais caro do que o rádio, o que permite utilizar o telemóvel com menos restrições, efectuando comunicações durante a condução enquanto se cumpre o que a legislação prevê, evitando assim multas e mesmo uma possível inibição de conduzir.
A instalação é efectuada de forma inversa, depois de subsituir a moldura metálica do rádio anterior pela do novo, inciando-se pela ligação dos cabos ISO e da antena, e de outros, caso existam, após o que se deve efectuar um teste de funcionamento que, sendo positivo, permitirá prosseguir o processo, com o rádio a ser empurrado para dentro da gaveta até ficar preso, terminando-se com a colocação da moldura.
Este RM-JQ1583C tem uma potência de saída de 25W em quatro canais, com conecção RCA, suporta frequências de rádio FM entre os 87.5 e 108.0 MH, possui conectores para suportes digitais sob a forma de cartões SD e "pens" USB e suporta comunicações via "bluetooth", permitindo a ligação a um telemóvel ou um leitor de músicas que use este tipo de comunicação.
Obviamente, a característica que consideramos como essencial é o poder substituir um "kit" de mãos livre, que, adquirido em Portugal é mais caro do que o rádio, o que permite utilizar o telemóvel com menos restrições, efectuando comunicações durante a condução enquanto se cumpre o que a legislação prevê, evitando assim multas e mesmo uma possível inibição de conduzir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)