sábado, março 14, 2009

Um milagre chamado "Magrinha"


Image Hosted by Imageshack
A "Magrinha", visivelmente muito melhor

Segundo o especialista que a examinou cerca de uma semana após ter sido recolhida, a possibilidade de a "Magrinha" voltar a ver normalmente do olho esquerdo era praticamente inexistente e a de poder ver algo com o direito seria mesmo impossível, sendo mesmo de considerar a hipótese de não voltar a ver.

Passadas duas semanas, durante as quais a "Magrinha" tem vindo a melhorar de forma visível, o prognóstico é francamente mais favorável e surge como possível uma recuperação maior do olho esquerdo e a de recuperar parcialmente a visão do direito, podendo assim ter uma vida que se aproxime mais da normalidade, mesmo que ficando confinada à sua nova casa.


Image Hosted by Imageshack
A "Magrinha" no "seu" quarto

Não deixa de ser importante o facto de, apesar de nunca ter sido vacinada, a "Magrinha" não ter nenhuma das doenças típicas da sua espécie, demonstrando uma extraordinária capacidade de reacção à medicação e uma rara imunidade a infecções que poderiam ter resultado numa doença da maior gravidade.

Apesar de ainda faltar muito para terminar o processo de recuperação e saber qual o resultado final, esta descendente de Persas já demonstra um comportamento completamente diferente do que apresentava nos primeiros dias, aparentando uma quase normalidade que seria impossível de prever há apenas duas semanas.

Continuação das melhoras, "Magrinha"!

sexta-feira, março 13, 2009

Google apresenta novo serviço de voz


Image Hosted by Imageshack
Écran do Google Voice

O Google apresentou um novo serviço, denominado Voice, que permite efectuar chamadas internacionais a preços inferiores aos dos operadores convencionais.

O mesmo serviço permitirá efectuar chamadas domésticas gratuitas, bem como usar SMS, que ficarão arquivados de modo a serem pesquisáveis, gravar chamadas e colocá-las "on-line", efectuar conferências entre vários utilizadores ou transcrever mensagens de voz.

O sistema inclui a identificação de chamadas, possibilidade de bloquear números, uso de diversos equipamentos com um mesmo número, entre outras funcionalidades inéditas noutras plataformas.


Image Hosted by Imageshack
Telefones com o Google Voice

Numa fase inicial, o Voice apenas estará disponível para os clientes do GrandCentral, um serviço de voz adquirido pelo Google em Julho de 2007, dado que requer um número atribuido válido para o exterior, mas será extendido aos utilizadores do Google numa data a anunciar.

O uso de sistemas de voz sobre IP tem-se vindo a popularizar e oferece inegáveis vantagens em termos de preço relativamente a sistemas mais convencionais, mas depende, obviamente, do acesso à Internet, sendo que, caso este falhe, o serviço de telefone fica inoperacional.

Para quem possua um telemóvel, algo comum à maioria dos lares portugueses, a migração para este tipo de serviço telefónico fará todo o sentido, dado que o preço, sobretudo quando em conjunto com ofertas mais amplas, é francamente inferior ao de outras soluções, mantendo-se a qualidade de voz e, caso de pretenda, o mesmo número telefónico.

Governo aprova Convenção sobre o Cibercrime


Image Hosted by ImageShack
Um écran do filtro NetDog

O governo português aprovou a Convenção sobre o Cibercrime, um conjunto de legislação comunitária que visa harmonizar as legislações nacionais dos 27 estados membro no respeitante a crimes informáticos.

Após a aprovação governamental, a Convenção será debatida e terá que ser aprovada pela Assembleia da República antes de poder entrar em vigor e ser aplicada em território nacional.

Esta Convenção irá permitir, sobretudo, uma melhor e mais rápida cooperação entre os estados membros da Comunidade, estabelecendo princípios de funcionamento e um conjunto de procedimentos comuns, mas dependerá das polícias nacionais e da coordenação com os esforços a desenvolver por países extra-comunitários para que seja efectivamente eficaz.

Mais do que qualquer outro tipo de criminalidade, a que recorre à Internet só com uma extensa e pronta cooperação internacional pode ser combatida com algum sucesso, sendo para tal necessário que não existam santuários, ou seja países onde a criminalidade seja tolerada, ou que essas nações sejam excluidas, com o tráfego daí proveniente a ser devidamente filtrado ou, no limite, bloqueado.

quinta-feira, março 12, 2009

Windows 7 pode estar disponível no Verão


Image Hosted by ImageShack
Écran do Windows 7

O novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 7, deverá estar disponível por alturas do Verão, de modo a poder ser incluido nos computadores pessoais que são vendidos nessa altura do ano.

A Microsoft tem apontado o início de 2010 como a data de lançamento do Windows 7, mas o óbvio fracasso do Vista e o excessivo prolongamento da vida do XP, muito para além do esperado, pode obrigar a uma antecipação da data.

Por outro lado, o Windows 7 tem evoluido melhor do que se previa, sendo expectável que o desenvolvimento e teste termine antes do prazo previsto e que o resultado final supere as expectativas, vindo assim repor a Microsoft na vanguarda do desenvolvimento de sistemas operativos para computadores pessoais.

Com o Windows 7, a Microsoft poderá obter novamente lucros neste segmento, estimando-se que poderm ultrapassar os 1.000.000.000 de Euros, e recuperar o prestígio abalado pelo fiasco que constitui o Vista.

PS chumba classificação da Linha do Tua - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Aspecto da Linha do Tua

Sem por em causa a importância da barragem e de progredir no sentido da auto-suficiência energética, que se farão sentir tanto agora como no futuro, torna-se necessário ter em atenção que existem decisões para as quais não há retorno e que, ao serem tomadas, condicionam todo o modelo de desenvolvimento de uma dada região, bem como um conjunto de opções futuras que deixarão de existir.

A questão da Linha do Tua, mais do que um caso concreto, que não deixa de ser relevante, espelha a permamente sobreposição do imediatismo sobre a sustentabilidade, incluindo aqui os próprios valores culturais que se irão perder esmagados por uma massificação e pela padronização de usos e costumes.

Obviamente existe uma pressão popular, sobretudo a nível local e nas zonas mais deprimidas que não se compadece com perspectivas de um futuro distante, no qual poderão já ter sido forçadas a abandonar a sua zona de residência, mas este desespero tende a ser explorado pela classe política em proveito próprio, oferecendo supostas soluções que apenas resultam no curto prazo.

Da manifesta falta de imaginação e de trabalho resulta a falta de planeamento e de uma visão integrada de desenvolvimento, necessária para perspectivar soluções de futuro onde se alie a sustentabilidade económica a médio e longo prazo com a satisfação de necessidades imediatas que, muitas vezes, passam pela solidariedade nacional.

quarta-feira, março 11, 2009

PS chumba classificação da Linha do Tua - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Aspecto da Linha do Tua

A maioria socialista no Parlamento rejeitou o projecto do partido "Os Verdes", no sentido de classificar como património de interesse nacional a Linha do Tua.

A proposta teve os votos favoráveis do Partido Ecologista "Os Verdes", do Partido Comunista Português e do Bloco de Esquerda e a abstenção do Partido Social Democrata e do Partido Popular, a que se juntaram dois deputados do Movimento Partido da Terra, sendo derrotada pelo Partido Socialista (PS).

O PS acusou a iniciativa de ser mais um obstáculo à construção de uma barragem na Foz do Tua, projecto esse que contaria com o apoio da maioria das autarquias e das populações locais por contribuir para o desenvolvimento económico da região e do próprio País.

O equilíbrio entre um desenvolvimento sustentável, as necessidades energéticas e actuais dificuldades enfrentadas pelas populações em zonas mais deprimidas é, obviamente complexo e discutível, mas qualquer opção dever ser ponderada muito para além do imediatismo de um ano eleitoral.

90% dos incêndios urbanos começam em edifícios em obras


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio num prédio abandonado

Usando os dados da Câmara Municipal do Porto, a percentagem de incêndios urbanos que têm origem em edifícios em obras de construção, reconstrução ou manutenção ronda os 90%.

São também numerosos os fogos em prédios devolutos ou abandonados, muitas vezes ocupados de forma clandestina ou usados como vazadouros, acumulando lixo e materiais altamente inflamáveis, e onde a detecção de ocorrências tende a ser efectuada com algum atraso.

Nesta época de crise, o risco aumenta, com um crescente número de habitações a serem desocupadas, obras interrompidas ou recurso a materiais de pior qualidade, numa tentativa de poupar nos custos de construção, sendo visível o estado de abandono de muitos centros urbanos e bairros populares, onde a probabilidade de um fogo com consequências graves surge como particularmente elevado.

As desastrosas políticas que resultaram no actual caos urbanístico, no absurdo preço das habitações e na desertificação ou envelhecimento de extensas áreas urbanas não resulta apenas num desastre social e ambiental, mas também num enorme risco de incêndios que, em locais de construções antigas, pode propagar-se com rapidez, atingindo proporções de desastre.

Tal como acontece em áreas florestais, são as políticas que criam os cenários, não sendo possível corrigí-las reactivamente através do reforço dos meios de socorro, pelo que a actual visão de mero controle de danos deve ser rejeitada e os seus responsáveis devidamente punidos pela sua completa irresponsabilidade.

terça-feira, março 10, 2009

BookCrossing

Olá! Resolvemos aderir ao movimento BookCrossing, cujos membros dão livros colocando-os em lugares públicos para quem os quiser apanhar. É só carregar na imagem no índice do blog, à direita (a mesma que está em baixo neste post). Irão ter ao nosso perfil BookCrossing, onde podem consultar a lista de livros que tencionamos dar, na etiqueta "available". Carregando na etiqueta "travelling" encontrarão o livro que tencionamos dar a seguir. Todos os dias, a partir das 18:00, colocaremos um livro novo no café Empório do Chá, na Avenida Paris, Lisboa.

A morada é:

Empório do Chá
Av. de Paris, 19-A
1000-228 Lisboa


O primeiro livro, que podem encontrar já a partir de amanhã (11/03/2009) é o livro Planets on the Move: The Astrology of Relocation, de Maritha Pottenger e Zipporah Pottenger Dobyns. Da contra-capa:
"When you change your place of residence, you change your horoscope! Find the meaning of new aspects to the angles (Ascendant, Midheaven, etc.), aspects to house rulers, house placements of rulers and stellia, and signs on the angles when you relocate".


Read and Release at BookCrossing.com...



Esperamos que os nossos leitores encontrem um livro de lhes agrade, e/ou que adiram a este movimento.

Conta quilómetros por GPS com projecção - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
A projecção do conta quilómetros do GPS

O uso deste tipo de projecção é há muito comum nos aviões, sob a designação de "Head Up Display" ou HUD e permite apresentar informação crítica de forma a que não seja necessário desviar o olhar para o painel de instrumentos, contribuindo assim para uma maior segurança, essencial a altas velocidades ou em situações de risco.

Seria expectável que uma solução semelhante fosse adoptada pela indústria automobilística, algo que sucede com alguns ainda escassos modelos de topo de gama, mas que agora surge de forma mais acessível, embora com algumas limitações quanto à informação disponibilizada, mas com a óbvia vantagem de enviar informação posicional para um dispositivo.

Em termos legais, no entanto, este equipamento, apesar de mais preciso, não substitui o velocímetro de origem do veículo, pelo que não pode ser usado como forma de, por exemplo, evitar uma reparação que pode ser dispendiosa.

O valor deste equipamento no EBay ronda a meia centena de Euros, incluindo portes para Portugal a partir de Inglaterra, pelo que não haverá lugar ao pagamento de direitos alfandegários, sendo este um preço pouco superior ao de modelos que não possuem o mesmo tipo de características.

O Fuzion A11 pode substituir com vantagem um velocímetro tradicional, dado possuir um grau de precisão muito superior, acrescendo o sistema de projecção de dados, de alarme e de afixação da direcção, pelo que pode ser uma alternativa interessante para quem necessitar de um equipamento deste tipo para uso num veículo.

Acidente mortal no Salir TT - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Cartaz da 20ª edição do Salir TT

A perda de vidas humanas, sobretudo numa actividade de lazer que apreciamos, é sempre de lamentar, pelo que, antes de mais, enviamos as nossas condolências e solidariedade à família e amigos das vítimas.

A circulação fora de estrada, mesmo a baixas velocidades, obriga a uma extrema prudência e à observação de rigorosas normas de segurança, incluindo o uso dos dispositivos de retenção, sempre que existentes, cabendo à organização verificar as condições de circulação resultantes do percurso escolhido e alertar para locais de maior risco.

Também é de ter em conta que a resistência de diversos todo o terreno em caso de capotamento é diminuta, algo patente nos Land Rover Séries e Defender, por exemplo, nos quais será de considerar instalar um "roll bar", mesmo que seja um modelo menos dispendioso, e dar uma especial atenção aos pontos de fixação dos cintos de segurança.

Igualmente, as alterações que por vezes são introduzidas pelos proprietários, podendo apresentar vantagens em inúmeras situações, podem-se revelar traiçoeiras noutras, implicando alterações de comportamento que em vários casos podem ser imprevisíveis quando o veículo é levado ao limite.

Existirão sempre riscos na prática de qualquer actividade, e o todo o terreno não é excepção, mas estes podem e devem ser minimizados seja através de uma maior prudência, seja implementando, sempre que possível, dispositivos que aumentem a segurança dos veículos e, sobretudo, dos ocupantes.

segunda-feira, março 09, 2009

Disponível o CompeGPS 6.8


Image Hosted by ImageShack
Écran da versão 6.8 do CompeGPS

Já está disponível para descargar a partir do "site" do fabricante a versão 6.8 do CompeGPS, um dos mais populares programas de orientação com suporte para mapas digitais e GPS da actualidade.

Esta versão inclui numerosas novidades, como a forma de gestão de mapas remotos, novas capacidades e características a nível de calibragem dos mapas digitais, melhorias a nível das projecções ou mapas vectoriais.

Também foram corrigidos erros de versões anteriores, alguns dos quais incómodos como as dificuldades ou erros de impressão em formato PDF, defeciências a nível de algumas ampliações ou em determinados mapas tridimensionais.

Justifica-se para quem use o CompeGPS efectuar esta actualização, não apenas devido às novas funcionalidades, mas também como forma de corrigir ou prevenir alguns erros, os quais poderão surgir sem aviso mesmo que até hoje não tenham sido detectados.

Acidente mortal no Salir TT - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Imagem do acidente

No passeio todo o terreno organizado pela Secção de Motorismo da Associação Cultural de Salir nas serras algarvias, ocorreu um acidente no concelho de S. Brás de Alportel, na zona de Cabeça do Velho, tendo falecido a passageira de um dos veículos participantes, projectada para o exterior da viatura.

O Suzuki Samurai despistou-se perto das 15:00, por motivos ainda desconhecidos, e caiu por uma ravina, tendo deste acidente resultado a morte de uma mulher de nacionalidade brasileira e ferimentos em outros dois ocupantes, os quais foram socorridos no local e obrigaram à intervenção do helicóptero baseado em Loulé que procedeu à evacuação dos feridos para o hospital de Faro.


Image Hosted by Imageshack
Imagem do veículo

As circunstâncias exactas do acidente serão apuradas através de um inquérito, sendo que as primeiras informações apontam para a passagem num terreno recentemente lavrado, o que pode ter feito despistar o veículo que se precipitou por uma ravina.

Nesta 20ª edição do Salir TT, uma prova com larga tradição no todo o terreno nacional, participavam perto de 90 veículos todo o terreno e 40 motos, desconhecendo-se quais as consequências deste acidente a nível da sua continuação no futuro.

domingo, março 08, 2009

Conta quilómetros por GPS com projecção - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Conta quilómetros por GPS com projecção

O sistema de conta quilómetros por GPS com projecção de dados, de modo a que estes sejam visíveis sem necessidade de olhar para o painel de instrumentos, desviando a atenção da estrada, já existe a preços acessíveis e pode proporcionar um aumento da segurança rodoviária.

Como GPS, o Fuzion A11 baseia-se no "chipset" SIRF III, com recepção de 32 canais, actualizações de 5 Hz, "datum" WGS 84 e um tempo de reaquisição de apenas um segundo, estando ao nível do que de melhor se produz nos dias de hoje, sendo as suas características adicionais o que tornam este equipamento algo de único.

O equipamento em sí é um GPS, com ligação "bluetooh", que para além das funções convencionais de geolocalização e da possibilidade de envio de dados em formato NMEA para um dispositivo onde corra o "software" adequado, como um computador portátil, um PDA ou um telemóvel.

No entanto, o Fuzion também inclui a possibilidade de apresentar a velocidade a que se desloca, como também emitir um alerta caso um valor pré-determinado seja excedido e informar sobre a direcção do movimento enquanto envia dados NMEA para o dispositivo pré-selecionado.