sexta-feira, março 13, 2009

Governo aprova Convenção sobre o Cibercrime


Image Hosted by ImageShack
Um écran do filtro NetDog

O governo português aprovou a Convenção sobre o Cibercrime, um conjunto de legislação comunitária que visa harmonizar as legislações nacionais dos 27 estados membro no respeitante a crimes informáticos.

Após a aprovação governamental, a Convenção será debatida e terá que ser aprovada pela Assembleia da República antes de poder entrar em vigor e ser aplicada em território nacional.

Esta Convenção irá permitir, sobretudo, uma melhor e mais rápida cooperação entre os estados membros da Comunidade, estabelecendo princípios de funcionamento e um conjunto de procedimentos comuns, mas dependerá das polícias nacionais e da coordenação com os esforços a desenvolver por países extra-comunitários para que seja efectivamente eficaz.

Mais do que qualquer outro tipo de criminalidade, a que recorre à Internet só com uma extensa e pronta cooperação internacional pode ser combatida com algum sucesso, sendo para tal necessário que não existam santuários, ou seja países onde a criminalidade seja tolerada, ou que essas nações sejam excluidas, com o tráfego daí proveniente a ser devidamente filtrado ou, no limite, bloqueado.

1 comentário:

Conceição disse...

um artigo q fala sobre isso

http://www.rue89.com/2009/03/12/ces-democraties-qui-surveillent-internet-dun-peu-trop-pres