terça-feira, março 10, 2009

Conta quilómetros por GPS com projecção - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
A projecção do conta quilómetros do GPS

O uso deste tipo de projecção é há muito comum nos aviões, sob a designação de "Head Up Display" ou HUD e permite apresentar informação crítica de forma a que não seja necessário desviar o olhar para o painel de instrumentos, contribuindo assim para uma maior segurança, essencial a altas velocidades ou em situações de risco.

Seria expectável que uma solução semelhante fosse adoptada pela indústria automobilística, algo que sucede com alguns ainda escassos modelos de topo de gama, mas que agora surge de forma mais acessível, embora com algumas limitações quanto à informação disponibilizada, mas com a óbvia vantagem de enviar informação posicional para um dispositivo.

Em termos legais, no entanto, este equipamento, apesar de mais preciso, não substitui o velocímetro de origem do veículo, pelo que não pode ser usado como forma de, por exemplo, evitar uma reparação que pode ser dispendiosa.

O valor deste equipamento no EBay ronda a meia centena de Euros, incluindo portes para Portugal a partir de Inglaterra, pelo que não haverá lugar ao pagamento de direitos alfandegários, sendo este um preço pouco superior ao de modelos que não possuem o mesmo tipo de características.

O Fuzion A11 pode substituir com vantagem um velocímetro tradicional, dado possuir um grau de precisão muito superior, acrescendo o sistema de projecção de dados, de alarme e de afixação da direcção, pelo que pode ser uma alternativa interessante para quem necessitar de um equipamento deste tipo para uso num veículo.

Sem comentários: