sexta-feira, março 13, 2009

Google apresenta novo serviço de voz


Image Hosted by Imageshack
Écran do Google Voice

O Google apresentou um novo serviço, denominado Voice, que permite efectuar chamadas internacionais a preços inferiores aos dos operadores convencionais.

O mesmo serviço permitirá efectuar chamadas domésticas gratuitas, bem como usar SMS, que ficarão arquivados de modo a serem pesquisáveis, gravar chamadas e colocá-las "on-line", efectuar conferências entre vários utilizadores ou transcrever mensagens de voz.

O sistema inclui a identificação de chamadas, possibilidade de bloquear números, uso de diversos equipamentos com um mesmo número, entre outras funcionalidades inéditas noutras plataformas.


Image Hosted by Imageshack
Telefones com o Google Voice

Numa fase inicial, o Voice apenas estará disponível para os clientes do GrandCentral, um serviço de voz adquirido pelo Google em Julho de 2007, dado que requer um número atribuido válido para o exterior, mas será extendido aos utilizadores do Google numa data a anunciar.

O uso de sistemas de voz sobre IP tem-se vindo a popularizar e oferece inegáveis vantagens em termos de preço relativamente a sistemas mais convencionais, mas depende, obviamente, do acesso à Internet, sendo que, caso este falhe, o serviço de telefone fica inoperacional.

Para quem possua um telemóvel, algo comum à maioria dos lares portugueses, a migração para este tipo de serviço telefónico fará todo o sentido, dado que o preço, sobretudo quando em conjunto com ofertas mais amplas, é francamente inferior ao de outras soluções, mantendo-se a qualidade de voz e, caso de pretenda, o mesmo número telefónico.

Sem comentários: