sábado, fevereiro 23, 2008

GrandCentral: chamadas e voicemail no Blogger


Image Hosted by Imageshack
Écran de recepção do GrandCentral

O GrandCentral é um serviço gratuito do Google, que permite receber chamadas telefónicas e colocar mensagens gravadas directamente num "blog".

Este serviço ainda se encontra em fase de Beta privada, mas os residentes nos Estados Unidos podem, desde já, inscrever-se, e será alargado a outros países, pelo que outros eventuais interessados podem, entretanto, pedir que sejam notificados quando tal acontecer.

Após adicionar o botão de chamada via Internet do GrandCentral no "blog", os leitores podem facilmente fazer ligações para o telefone da equipa responsável ou deixar comentários de voz na caixa de correio, sem que para tal tenham que conhecer qualquer número de telefone.

O sistema permite aceitar chamadas, enviá-las para o "voicemail" ou bloquear utilizadores e armazena as chamadas que se pretender pelo periodo desejado num dos servidores do Google, permitindo ainda colocá-las directamente no "blog".

Lembramos que o Google Talk permite conversação via Internet, pelo que a infraestrutura de voz está há muito montada, faltando, sobretudo, uma forma de integração transparente e aliciante no Blogger de modo a popularizar esta plataforma e a suplantar algumas alternativas cujo sucesso é bem conhecido.

Pensamos que será sobretudo a falta de popularidade do Google Talk quando comparado com outros sistema que terá estado na origem desta nova implementação que tem mais inovações a nível de "interface" com o utilizador do que no seu mecanismo interno.

Esta inovação é simples de implementar e de utilizar e as instrucções necessárias estão já disponíveis no "site" do Blogger, mas para os utilizadores portugueses, ainda será necessário esperar pela disponibilização do serviço.

Sem comentários: