Esquema de funcionamento do WiMax
Esta parceria tem, por um lado, o objectivo de cobrir todo o território americano, sendo que a Intel quer ter um papel preponderante na nova infraestructura de rede que será, previsivelmente, a tecnologia de futuro da banda larga móvel.
Há muito que a Intel aposta na investigação a nível do WiMax, não apenas como forma de substituir os actuais acessos móveis, mas também para substituir os sistemas fixos baseados em sistemas de cablagem.
O apoio da Sprint, a maior operadora americana a apoiar o WiMax, é essencial para obter a massa crítica necessária para que esta tecnlogia seja disponibilizada a um número de utilizadores que permita criar um novo standard, em oposição a outras empresas que são adeptas do Long-Term Evolution (LTE).
Conforme já mencionamos em textos anteriores, parece-nos que o WiMax, será a tecnologia mais interessante e a que permitirá, no futuro, um acesso mais universal, não apenas em centros urbanos, mas também em espaços rurais, onde o alcance deste protocolo permite uma cobertura mais eficaz.
Muitos dos projectos e soluções que temos vindo a propor baseiam-se em comunicações móveis de alta velocidade baseadas em IP, essenciais para sistemas de orientação interactivos, como o Google Earth instalado em viaturas ou sistemas móveis de video-conferência, pelo que a evolução do WiMax continuará a ser seguida com a maior atenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário