Esquema de implementação do WiMax
O WiMax permite alcances e velocidades de transmissão de dados muito superiores aos obtidos pelo Wi-Fi, atingindo os 65 quilómetros e um débito de até 70 megabits por segundo.
A adopção do WiMax pela ITU tem uma importância significativa junto da indústria e, sobretudo, dos países que, para que o sistema seja implementado, terão que alocar parte do espectro rádio eléctrico para as comunicações segundo esta norma.
Até agora, o WiMax era uma norma desenvolvida pelo Institute of Electric and Electronical Engineers (IEEE), que determina o "standard" em termos técnicos, mas faltava uma aceitação a nível político internacional pelo ITU, como agência das Nações Unidas para o sector das telecomunicações, sem o que dificilmente haveria a possibilidade de implementação em larga escala.
O WiMax irá revolucionar as comunicações sem fios, sejam elas a nível de computadores, de telemóveis, de sistemas de transmissão de imagem e de tantos outros que poderão passar a operar a distâncias significativas das estações base.
Esta tecnologia permitirá, por exemplo, manter um portátil com acesso à Internet em zonas remotas, permitindo-lhe receber e enviar informação actualizada, ou a uma câmara de vigilância colocada num local estratégico enviar imagens em tempo real para uma base distante.
Sem comentários:
Enviar um comentário