sexta-feira, outubro 26, 2007

One Laptop per Child atrasa-se novamente


Image Hosted by ImageShack
Um OLPC modelo XO-1, a versão a ser construida

A entrega dos One Laptop Per Child (OLPC) vai sofrer mais um atraso, que pode comprometer a campanha de lançamento "Give 1, Get 1" que se vai realizar nos Estados Unidos e Canadá.

Lembramos que ao abrigo dessa campanha o OLPC seria vendido através dos circuitos comerciais pelo valor de 400 dólares, sendo que por cada unidade adquirida, outra seria oferecida num país em vias de desenvolvimento.

Já era previsível que surgissem problemas de última hora num projecto inovador com toda esta complexidade, mas o atraso que agora se verifica, perto da época de Natal, levanta inconvenientes graves na distribuição e no próprio financiamento do OLPC.

De acordo com o calendário previsto, os primeiros OLPC já deveriam ter seguido para o Perú e para o Uruguai, a tempo de serem entregues antes das férias escolares de Natal.

Este problema acresce à subida de preço que se tem verificado desde o lançamento do projecto, com um custo inicialmente previsto de 100 dólares por unidade e que agora já atingiu os 188 dólares, facto a que a crescente desvalorização da moeda americana não é alheio.

Mesmo assim, prevê-se que o modelo XO comece a ser produzido na China a partir de 12 de Novembro e que até ao fim do ano sejam construidos 100.000 OLPC, mas, presumivelmente, muito menos chegarão a ser entregues em 2007.

Apesar das dificuldades, espera-se que durante o próximo ano os OLPC sejam entregues de acordo com o calendário previsto e venham a dar um importante contributo na informatização dos países em vias de desenvolvimento que aderiram ao projecto.

Sem comentários: