sábado, outubro 27, 2007

Mail do Google com IMAP no dia de lançamento do Leopard


Image Hosted by ImageShack
Écran de configuração do IMAP

Os utilizadores do correio electrónico do Google, o Gmail, já podem sincronizar a sua caixa de correio com diversos equipamentos através do protocolo IMAP.

O IMAP é usado em diversos equipamentos, como PDA's, computadores e diversos modelos de telemóvel do tipo "smartphone" ou "iPhone", permitindo usar um protocolo comum de sincronização.

Para usar o IMAP, é necessário aceder à caixa de correio do Gmail, selecionar "Settings" e depois "Forwarding and POP/IMAP", onde esta opção pode ser activada e são dadas informações relativas à configuração dos dispositivos a partir do qual será efectuado o acesso.

Num vídeo que o Google disponibiliza, podem-se ver detalhes desta operação que é fácil de executar e não requer conhecimentos técnicos avançados.

O Google vem assim responder a um pedido de vários utilizadores do serviço de correio electrónico, implementando uma funcionalidade que facilita em muito a compatibilidade e interoperatibilidade de várias plataformas, algo especialmente útil numa altura em que a empresa tem no horizonte alargar a sua actividade a outros campos, como os telemóveis.

Esta função está em curso de implementação, pelo que não está disponível em todas as contas de correio, esperando-se que tal venha a suceder nos próximos dias, pelo que, caso não apareça esta possibilidade a algum dos nossos leitores, é uma questão de esperar um pouco.

Mais detalhes podem ser encontrados no "blog" do Google ou no centro de suporte do Gmail, onde os detalhes de configuração já estão presentes.


Image Hosted by ImageShack
Écran do novo OS X Leopard

No entanto, em termos mediáticos, a novidade informática de hoje é o lançamento da versão final do novo sistema operativo da Apple, designado por Leopard.

A Apple já há muito que disponibilizara versões preliminares do Leopard, tendo vindo a anunciar e implementar novas funções que em muito contribuem para uma maior facilidade de utilização potenciada por um sistema intuitivo e interactivo.

Para quem possua um equipamento capaz de suportar o Leopard, esta será uma opção a ter em conta dadas as novidades introduzidas e o preço comparativamente baixo quando comparado com os produtos da Microsoft.

Sem comentários: