domingo, outubro 28, 2007

Microsoft desenvolve Windows compatível com o OLPC


Image Hosted by ImageShack
Interior do OLPC modelo XO-1

A Microsoft está a desenvolver uma versão de sistema operativa baseada numa simplificação e compactação do Windows XP que possa correr no "One Laptop per Child" (OLPC).

Actualmente, o OLPC tem um sistema operativo da família Linux, do que resulta uma difusão desta plataforma rival da Microsoft entre os futuros utilizadores de tecnologias da informação nos países em vias de desenvolvimento.

Esta possibilidade, do que pode resultar uma expansão do Linux nos mercados emergentes, tal como sucedeu na China ou na Índia, levou a Microsoft a reagir e a desenvolver esforços para que um sistema operativo derivado do Windows XP possa ser instalado nos OLPC XO que começaram recentemente a ser produzidos.

A resposta da Microsoft, após um período de desconfiança inicial, demonstra que o impacto do OLPC poderá vir a ter em países da América Latina, África ou Ásia, onde se concentram milhões de jovens que poderão ter no modelo XO o primeiro contacto com a informática e com o Linux, era expectável, dado serem zonas de franco crescimento e de importância estratégica para a economia mundial.

Com um sistema operativo da família Windows, o OLPC passa a poder correr um sem número de programas, alguns dos quais são da maior utilidade para o tipo de funções que requeremos, incluindo nestes um conjunto de "software" de orientação, como o Oziexplorer e o CompeGPS, acrescentando ainda suporte para um conjunto de dispositivos cujos controladores não são compatíveis com o Linux.

Por outro lado, já por vezes nos interrogamos quais as razões pelas quais Portugal optou por não aderir a esta iniciativa, escolhendo subsidiar portáteis com Windows, e não recorrer a estes equipamentos de baixo custo e com um sistema operativo aberto, capazes de despertar os mais jovens para perspectivas mais amplas do que as abertas pelos produtos da Microsoft.

O OLPC continua a ser uma aposta interessante, mesmo para países desenvolvidos, pelas características únicas que possui, agora reforçadas pela possibilidade de vir a usar não apenas o Linux, mas também uma versão de Windows, o que o torna verdadeiramente universal.

Sem comentários: