sábado, novembro 03, 2007

Incêndios voltam ao Norte do País


Image Hosted by ImageShack
Combate a um incêndio florestal

Ao final da tarde de ontem, permaneciam activos seis incêndios florestais no Norte do País, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Destes incêndios, o de maiores proporções era o de Pardelhas, no concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, onde três frentes estavam activas ao fim da tarde.

Este fogo, declarado pelas 09:34, era combatido por 78 bombeiros, apoiados por 24 viaturas e um helicóptero, mas continuava por circunscrever pelas 18:00.

Na localidade de Cerva, concelho de Ribeira de Pena, também no distrito de Vila Real, outro incêndio, que lavrava desde as 11:25 em duas frentes e consumia área de floresta, mobilizou 30 bombeiros com apoio de oito viaturas.

Outro incêndio, detectado pelas 14:00, mantinha-se activo e por circunscrever em Vila Mendo de Tavares, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, sendo combatido por 31 bombeiros apoiados por sete viaturas.

Em Moreira do Rei, no concelho de Fafe, distrito de Braga, um incêndio que começou pelas 11:00 entrou em fase de rescaldo ao cair da noite, depois de combatido por 25 bombeiros e seis viaturas.

Ao fim da tarde já se encontravam circunscritos os fogos que lavravam em Portelo, no concelho de Bragança, e em Cantelões, no concelho de Vieira do Minho, no distrito de Braga.

Este dia também fica tragicamente assinalado pelos dois acidentes que envolveram os bombeiros de Mangualde, num dos quais resultou a morte do capelão da Corporação e no outro ferimentos em cinco outros elementos que se deslocavam para combater um incêndio.

O padre António Pinto Lobinho, de 63 anos de idade, morreu pelas 16:15 no IP 5, numa colisão entre o veículo que conduzia e o de um condutor que sofreu ferimentos ligeiros.

O tempo quente que se faz sentir tem propiciado um elevado número de ocorrência já no mês de Novembro, algo de invulgar para esta época do ano, mas que vem em linha com o sucedido no mês de Outubro, no qual se verificaram mais incêndios do que em igual período do ano anterior.

No entanto, o mais grave que sucedeu desta semana de operações, foram os acidentes de viação com viaturas dos bombeiros, facto que temos vindo a relatar e para o qual solicitamos uma especial atenção, sobretudo naquilo que pode ser feito imediatamente para minorar os riscos, nomeadamente em termos de equipamentos de segurança, formação, procedimentos e atitudes que combatam este problema que se revela como sendo de extrema gravidade.

Sem comentários: