terça-feira, outubro 30, 2007

Três bombeiros feridos em acidente de viação


Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Defender após o acidente

Quatro bombeiros dos Voluntários de Viseu ficaram feridos nesta segunda-feira, na sequência do despiste da viatura em que seguiam para combater um incêndio na zona de Almargem.

O acidente com uma viatura ligeira ocorreu pouco depois das 13:30 na Estrada Nacional 2, tendo as vítimas sido evacuadas para o Hospital de S. Teotónio onde permanecem, sendo que um dos bombeiros sofreu ferimentos considerados bastante graves.

O incêndio, em zona de mato, ficou circunscrito às 14:23, depois de ter sido combatido por 21 bombeiros e cinco viaturas provenientes de três corporações.

Neste momento, não dispomos de informação adicional pelo que, para além de manifestar a nossa solidariedade para com as vítimas deste acidente, relembramos algumas das questões relativas à segurança de inúmeros veículos em uso nas corporações de bombeiros, muitas das quais necessitam de reforços na estrutura, bem como a necessidade de mentalizar os ocupantes para o uso dos cintos de segurança.

Muitos dos veículos ligeiros todo o terreno têm capotas extremamente frágeis, como acontece com os numerosos Land Rover Defender em uso, necessitando de uma estrutura adicional que proteja os ocupantes em caso de capotamento ou embate violento, acidentes que tendem a ser potenciados pelo peso adicional que tende a ser transportado nestes veículos, provocando desequilibrios, dificuldades de travagem e um desgaste acelerado de vários componentes, com especial incidência nos pneus.

As exigências a nível de segurança, como parte de uma mentalização que tem que ser interiorizada, é da responsabilidade de todos, especialmente das chefias, devendo merecer uma especial atenção na preparação das operações e dos equipamentos, razão pela qual sugerimos no passado que houvesse em cada corporação alguém dedicado especialmente a esta causa.

Sem comentários: