quarta-feira, outubro 31, 2007

Gmail & spam


Image Hosted by ImageShack
Gráfico de spam interceptado no Gmail

Uma das razões que nos levaram a optar por endereços de correio electrónico do Google, seja a nível de Gmail, seja do próprio domínio veraoverde.org, foi a eficácia dos filtros anti-spam.

Com varios prestadores de serviço, o spam é combatido através de "listas negras", que se baseiam em denúncias e bloqueiam determinados endereços de IP, noutros tem que ser o utilizador a construir os filtros ou a selecionar quais os endereços a partir dos quais aceita mensagens, noutros ainda, os critérios são quase desconhecidos e passam pelo bloqueio de domínios inteiros.

No caso do Google, o sistema anti-spam tem-se mostrado eficaz, em parte devido ao trabalho de engenharia que estabeleceu os algoritmos utilizados, mas também devido ao elevado número de utilizadores, que permite saber, quase instantaneamente, quando surge uma vaga de spam.

Obviamente, existe sempre a possbilidade de alguma mensagem inesejável passar os filtros, para o que existe um botão para reportar o spam, acrescentando-o à lista de correio que não será encaminhado para as caixas de destino.

Este é um contributo importante, pois só listando as mensagens e denunciando os autores se pode derrotar esta praga que, no caso do Gmail, tem vindo a ser combatida com eficácia crescente.

Obter endereços de Gmail é fácil e gratuito, sendo agora dispensado o convite inicialmente necessário, mas também quem tenha um domínio pode ter endereços associados, como os do veraoverde.org, alojados gratuitamente nos servidores do Google, beneficiando do sistema de filtragem mais eficaz que conhecemos.

Por esta razão, e porque o Gmail é independente de qualquer operador, pelo que os endereços podem ser mantidos após uma transferência de prestador de serviços, continuamos a aconselhar o uso deste serviço gratuito que tem vindo a merecer a preferência de um cada vez maior número de utilizadores.

Sem comentários: