Hoje passam 10 anos, uma década, sobre a partida de Gatochy, o primeiro companheiro felino que habitou esta casa, e o que mais tempo nela permanenceu, aqui vivendo os 13 anos da sua algo tumultuosa e sempre movimentada e algo arriscada vida, enquanto percorria as ruas do bairro que constituiam o seu pequeno Mundo.
Ao longo desses anos de vida, por vezes complicada, seja por motivos de saúde, seja pelo permanente conflito que a opunha aos gatos do bairro, na altura particularmente numerosos, mas cuja quantidade não assustava Gatochy, a companhia desta pequena felina de carácter único, terna e por vezes algo mal humorada, nunca deixou ninguém indiferente, incluindo os seus numerosos inimigos de quatro patas, culpados de viver no mesmo bairro que ela.
Todos estes amiguitos, na sua individualidade e no seu carácter único, são sempre especiais, e, manifestamente, Gatochy possuia muitas características irrepetíveis, sendo exemplo do comportamente de um gato que, por se sentir protegido, ganha a confiança para enfrentar inimigos de dimensões muito superiores, incluindo cães de dimensões médias, sempre movido pelo ciúme e territorialidade de quem se considera o dono do bairro.
Gatochy partiu a 07 de Julho de 2008, pelas 01:15, e por essa razão, os "posts" que lembram a sua vida e são publicados nesta data, são os únicos deste "blog" que não são publicados às 00:00, mas na hora em que deixou este Mundo para o que, em vida, sempre foi chamado o "Paraíso dos gatos que odeiam outros gatos" e onde, presume-se, não haja mais exemplares da mesma espécie.
sábado, julho 07, 2018
sexta-feira, julho 06, 2018
A Nanocom de 1ª geração - 1ª parte
Os proprietários dos Land Rover com motor Td5 deparam-se frequentemente com a incompatibilidade de muitos equipamentos de diagnóstico, que recorrem a protocolos padronizados, e se vêm impossibilitados de aceder à electrónica destes veículos, o que pode obrigar ao recurso à rede de concessionários do fabricante ou a um conjunto de especialistas, nem sempre disponíveis onde deles se necessita.
Já abordamos alguns dos diversos tipos de equipamentos electrónicos que podem ser utilizados nestes veículos, a maioria dos quais tem preços que variam entre os 300 e os 400 Euros e um licenciamento por modelo, o que pode encarecer algumas soluções, nomeadamente quando se pretende abranger diversos modelos, o que pode obrigar a adquirir uma licença individual para cada um, resultando num custo final francamente elevado.
A primeira geração de Nanocom, destinada aos modelos com motor Td5 e que, posteriormente, foi alargada aos Defender com motores 2.4 e alguns Range Rover, apesar da sua simplicidade e de um "interface" gráfico ultrapassado, pode constituir uma alternativa a ter em conta, com alguns exemplares a poderem ser adquiridos por perto de duas centenas de libras, perto de 230 Euros, já completamente desbloqueadas para todo o conjunto de modelos que suportam.
Sob o ponto de vista de custos, mesmo tendo em conta uma maior dificuldade de utilização, a abrangência destas Nanocom de 1ª geração será, portanto, a mais razoável, por incluir, caso completamente desbloqueada, o acesso aos Defender e Discovery Td5, aos Defender Td4 e aos Range Rover P38, o que, noutra solução, implica gastar perto de um milhar de Euros, portanto, entre quatro e cinco vezes mais do que optando por este modelo.
Já abordamos alguns dos diversos tipos de equipamentos electrónicos que podem ser utilizados nestes veículos, a maioria dos quais tem preços que variam entre os 300 e os 400 Euros e um licenciamento por modelo, o que pode encarecer algumas soluções, nomeadamente quando se pretende abranger diversos modelos, o que pode obrigar a adquirir uma licença individual para cada um, resultando num custo final francamente elevado.
A primeira geração de Nanocom, destinada aos modelos com motor Td5 e que, posteriormente, foi alargada aos Defender com motores 2.4 e alguns Range Rover, apesar da sua simplicidade e de um "interface" gráfico ultrapassado, pode constituir uma alternativa a ter em conta, com alguns exemplares a poderem ser adquiridos por perto de duas centenas de libras, perto de 230 Euros, já completamente desbloqueadas para todo o conjunto de modelos que suportam.
Sob o ponto de vista de custos, mesmo tendo em conta uma maior dificuldade de utilização, a abrangência destas Nanocom de 1ª geração será, portanto, a mais razoável, por incluir, caso completamente desbloqueada, o acesso aos Defender e Discovery Td5, aos Defender Td4 e aos Range Rover P38, o que, noutra solução, implica gastar perto de um milhar de Euros, portanto, entre quatro e cinco vezes mais do que optando por este modelo.
quinta-feira, julho 05, 2018
Google Maps implementa funcionalidades do Waze - 1ª parte
Quando o Google adquiriu a empresa proprietária do Waze, conhecido pela interactividade dos seus utilizadores, que, através desta plataforma enviam alertas ou avisos relativos a constrangimentos rodoviários, esperava-se que esta viesse a integrar ou fundir-se com o Google Maps.
No entanto, o Waze tem mantido a sua autonomia, baseando-se agora nos excelentes mapas do Google, sem que este último tenha tido benefícios aparentes, para além do acesso a tecnologia e base de utilizadores, algo que parece estar a mudar, com a integração de funcionalidades do Waze no Google Maps.
Embora apenas ao alcance de alguns, o facto é que já existem utilizadores que podem assinalar incidentes de trânsito recorrendo ao Google Maps e partilhando estes dados com outros utilizadores da plataforma, reproduzindo o que sucede desde há muito com o Waze, o que pode indiciar uma fusão das duas plataformas, que partilharão a mesma tecnologia.
Para além da possibilidade de informar quanto a alterações a nível de trânsito, a aplicação passa a perguntar se esta se confirma, ou se mantém, ou se já não se verifica, o que irá resultar na sua remoção e no novo cálculo de itinerários, deixando de considerar a via como tendo um constrangimento ou um impedimento.
No entanto, o Waze tem mantido a sua autonomia, baseando-se agora nos excelentes mapas do Google, sem que este último tenha tido benefícios aparentes, para além do acesso a tecnologia e base de utilizadores, algo que parece estar a mudar, com a integração de funcionalidades do Waze no Google Maps.
Embora apenas ao alcance de alguns, o facto é que já existem utilizadores que podem assinalar incidentes de trânsito recorrendo ao Google Maps e partilhando estes dados com outros utilizadores da plataforma, reproduzindo o que sucede desde há muito com o Waze, o que pode indiciar uma fusão das duas plataformas, que partilharão a mesma tecnologia.
Para além da possibilidade de informar quanto a alterações a nível de trânsito, a aplicação passa a perguntar se esta se confirma, ou se mantém, ou se já não se verifica, o que irá resultar na sua remoção e no novo cálculo de itinerários, deixando de considerar a via como tendo um constrangimento ou um impedimento.
quarta-feira, julho 04, 2018
Opera 54 estável já disponível
Migramos para o Opera, um navegador ou "browser" ainda pouco conhecido, a avaliar pela distribuição dos utilizadores pelas várias opções disponíveis no mercado, por este possuir um conjunto de funcionalidades interessantes, entre as quais uma "virtual private network" ou VPN, que aumenta o nível de privacidade e segurança, a que alia uma rapidez e estabilidade interessantes.
A versão 54 estável do Opera acaba de ser disponibilizada, mantendo as funcionalidades das versões prévias, redesenhando algumas e implementando ou facilitando o acesso a outras, como a actualização e a reposição da configuração original, através de uma reinstalação que pode manter ou não os dados locais do utilizador.
Outra novidade óbvia é a presença de notícias no "speed dial", que podem ser selecionada ou filtradas de acordo com as preferências dos utilizadores, mantendo-se o "pop up" de vídeos, a ligação a alguns dos sistemas de mensagem mais populares, incluindo o do Facebook, Whatsapp e Telegram, bem como as diversas ferramentas com acesso directo na barra lateral.
Nos testes que já efectuamos com esta versão, que testaramos anteriormente durante a fase de testes, ou "beta", o Opera 54 revelou-se estável, rápido e sem erros ou incompatibilidades com o Windows 10 de 64 bits que utilizamos como sistema operativo, tendo oferecido um desempenho superior ao do Edge e com características e funcionalidades que, no nosso caso concreto, se adequam mais às nossas necessidades do que o Chrome.
A versão 54 estável do Opera acaba de ser disponibilizada, mantendo as funcionalidades das versões prévias, redesenhando algumas e implementando ou facilitando o acesso a outras, como a actualização e a reposição da configuração original, através de uma reinstalação que pode manter ou não os dados locais do utilizador.
Outra novidade óbvia é a presença de notícias no "speed dial", que podem ser selecionada ou filtradas de acordo com as preferências dos utilizadores, mantendo-se o "pop up" de vídeos, a ligação a alguns dos sistemas de mensagem mais populares, incluindo o do Facebook, Whatsapp e Telegram, bem como as diversas ferramentas com acesso directo na barra lateral.
Nos testes que já efectuamos com esta versão, que testaramos anteriormente durante a fase de testes, ou "beta", o Opera 54 revelou-se estável, rápido e sem erros ou incompatibilidades com o Windows 10 de 64 bits que utilizamos como sistema operativo, tendo oferecido um desempenho superior ao do Edge e com características e funcionalidades que, no nosso caso concreto, se adequam mais às nossas necessidades do que o Chrome.
terça-feira, julho 03, 2018
SMS de sistemas Android no computador
A versão mais recente do sistema de mensagens existente nos equipamentos Android, usada, por exemplo, para receber os vulgares SMS ou MMS, permite que estas sejam igualmente utilizadas num computador pessoal, sincronizando os vários dispositivos,
Para aceder a esta funcionalidade deve-se actualizar as mensagens Android para a última versão, o que pode ser efectuado via Play Store, após o que, lançando o programa, surge uma nova opção nos menus, a que se acede tocando nos três pontos do canto superior direito e que diz "Mensagens para a Web".
Seguidamente, acede-se no computador ao endereço https://messages.android.com e lê-se o código QR que surge no écran, surgindo imediatamente na página do computador as mensagens enviadas através do dispositivo móvel, devidamente sincronizadas com o mesmo, e com o mesmo tipo de funcionalidades simples que todos conhecemos.
Para muitos utilizadores, em diversas circunstâncias, esta é uma funcionalidade interessante, que permite usar o computador em vez do dispositivo móvel, centrando a atenção num único equipamento, ficando, no entanto, em aberta uma possível centralização dos vários tipos de mensagem num único local, o que pode facilitar a gestão das comunicações.
Para aceder a esta funcionalidade deve-se actualizar as mensagens Android para a última versão, o que pode ser efectuado via Play Store, após o que, lançando o programa, surge uma nova opção nos menus, a que se acede tocando nos três pontos do canto superior direito e que diz "Mensagens para a Web".
Seguidamente, acede-se no computador ao endereço https://messages.android.com e lê-se o código QR que surge no écran, surgindo imediatamente na página do computador as mensagens enviadas através do dispositivo móvel, devidamente sincronizadas com o mesmo, e com o mesmo tipo de funcionalidades simples que todos conhecemos.
Para muitos utilizadores, em diversas circunstâncias, esta é uma funcionalidade interessante, que permite usar o computador em vez do dispositivo móvel, centrando a atenção num único equipamento, ficando, no entanto, em aberta uma possível centralização dos vários tipos de mensagem num único local, o que pode facilitar a gestão das comunicações.
segunda-feira, julho 02, 2018
Governo aluga três Kamov Ka-32 - 2ª parte
Os restantes três Kamov do Estado continuam inoperacionais, sem perspectivas reais de voltarem ao serviço, o que deixa apenas os 3 helicópteros ligeiros sobreviventes de um lote de dez unidades como os meios aéreos públicos capazes de operar, o que corresponde a uma pequena parte de um total aeronaves adquiridas, agravado pelo facto de serem as de menor capacidade.
Pode-se estranhar que o Estado adjudique serviços, ou sequer negoceie com uma empresa com a qual mantém um longo litígio, mas o facto é que num mercado dominado por um conjunto restrito de operadores, tal surge quase como uma inevitabilidade, sob pena de haver uma ainda maior dependência das restantes empresas com capacidade para responder aos pedidos do Estado.
Em contrapartida, estranha-se a permanente conflitualidade entre o Estado e este conjunto de empresas, sendo aparente que quando o conflito com uma delas é maior, as restantes são francamente beneficiada, quase esquecendo conflitos anteriores, no que parece ser um carrossel onde interesses e necessidades se misturam em processos pouco claros, muitos dos quais assumem os contornos de ajustes directos, sempre justificados com a urgência de uma adjudicação, mas que, na verdade, são a consequência de concursos destinados ao fracasso.
Fica evidente a péssima gestão de meios aéreos, com uma sucessão de concursos falhados, ajustes directos e aquisição de serviços que deviam ser efectuados pelas aeronaves adquiridas pelo Estado, e que, ao serem contratualizados externamente, correspondem efectivamente a uma duplicação de custos, com o clima de permanente conflitualidade a revelar-se prejudicial, inflacionando os preços, como forma de compensação pela elevada probabilidade de não pagamento atempado e do recurso à Justiça como forma de regular relações comerciais.
Pode-se estranhar que o Estado adjudique serviços, ou sequer negoceie com uma empresa com a qual mantém um longo litígio, mas o facto é que num mercado dominado por um conjunto restrito de operadores, tal surge quase como uma inevitabilidade, sob pena de haver uma ainda maior dependência das restantes empresas com capacidade para responder aos pedidos do Estado.
Em contrapartida, estranha-se a permanente conflitualidade entre o Estado e este conjunto de empresas, sendo aparente que quando o conflito com uma delas é maior, as restantes são francamente beneficiada, quase esquecendo conflitos anteriores, no que parece ser um carrossel onde interesses e necessidades se misturam em processos pouco claros, muitos dos quais assumem os contornos de ajustes directos, sempre justificados com a urgência de uma adjudicação, mas que, na verdade, são a consequência de concursos destinados ao fracasso.
Fica evidente a péssima gestão de meios aéreos, com uma sucessão de concursos falhados, ajustes directos e aquisição de serviços que deviam ser efectuados pelas aeronaves adquiridas pelo Estado, e que, ao serem contratualizados externamente, correspondem efectivamente a uma duplicação de custos, com o clima de permanente conflitualidade a revelar-se prejudicial, inflacionando os preços, como forma de compensação pela elevada probabilidade de não pagamento atempado e do recurso à Justiça como forma de regular relações comerciais.
domingo, julho 01, 2018
Suportes de câmara para capacetes - 2ª parte
Nalguns casos, o suporte tem a peça de conexão da câmara montada em calhas, sendo apertado por parafusos, o que permite modificar o seu posicionamento, deslizando a câmara ao longo do suporte, o que tem óbvias vantagens, mas acrescenta uma possibilidade de falha ou de perda do ajuste, podendo comprometer uma filmagem, tal como pode acontecer se o longo parafuso de aperto da câmara, essencial para a sua orientação, de alguma forma ceder.
Uma última menção vai para os preços praticados, que variam enormemente para o mesmo produto, mas também para o facto de, muitas vezes, estes suportes, quando leiloados, ficarem muito abaixo do valor normal, sendo possível, ocasionalmente, obtê-los por menos de um Euro, pelo que se justifica fazer uma pesquisa ou criar um alerta, no caso do EBay, para items que surjam nestas condições e abaixo de um valor pré-determinado.
Finalmente, caso não exista confiança num suporte, ou no sistema de fixação presente no capacete, e caso não seja possível eliminar essa fonte de desconfiança, o nosso conselho é que não seja utilizado, sob pena de, por causa de um acessório que custa meia dúzia de Euros, se por em risco um equipamento muito mais dispendioso.
Por termos aproveitado uma oportunidade no EBay, os primeiros testes vão ser efectuados com um suporte que alguns designam por "escavator", conjuntamente com uma câmara AEE Lyfe Silver e um capacete do tipo "Emerson", por constituirem uma solução acessível, com um valor total de perto de 65 Euros, incluindo perto de 20 para um cartão de memória de 32 Gb com as especificações que permitem gravar vídeo 4K o que, naturalmente, encarece um pouco o conjunto.
Uma última menção vai para os preços praticados, que variam enormemente para o mesmo produto, mas também para o facto de, muitas vezes, estes suportes, quando leiloados, ficarem muito abaixo do valor normal, sendo possível, ocasionalmente, obtê-los por menos de um Euro, pelo que se justifica fazer uma pesquisa ou criar um alerta, no caso do EBay, para items que surjam nestas condições e abaixo de um valor pré-determinado.
Finalmente, caso não exista confiança num suporte, ou no sistema de fixação presente no capacete, e caso não seja possível eliminar essa fonte de desconfiança, o nosso conselho é que não seja utilizado, sob pena de, por causa de um acessório que custa meia dúzia de Euros, se por em risco um equipamento muito mais dispendioso.
Por termos aproveitado uma oportunidade no EBay, os primeiros testes vão ser efectuados com um suporte que alguns designam por "escavator", conjuntamente com uma câmara AEE Lyfe Silver e um capacete do tipo "Emerson", por constituirem uma solução acessível, com um valor total de perto de 65 Euros, incluindo perto de 20 para um cartão de memória de 32 Gb com as especificações que permitem gravar vídeo 4K o que, naturalmente, encarece um pouco o conjunto.
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