Dispor de uma pequena lanterna durante deslocações em locais mais remotos ou no interior de uma viatura é uma opção que consideramos ser de ter em conta, sobretudo nos dias de hoje, quando é possível dispor de um equipamento com as características adequadas por um preço muito baixo.
A lanterna do modelo Esmarter F15-T destina-se a um uso diário, sendo leve, com um peso que fica nas 65 gramas, fácil de transportar num bolso, dado que tem apenas 130 milímetros de comprimento e um diâmetro de 31 milímetros, sendo de utilização simples e prática, proporcionando uma boa iluminação.
O corpo é em plástico ABS resistente e resistente à chuva, tendo um botão para ligar que, quando tem a cor verde, indica que a bateria está carregada, ficando da cor vermelha quando a bateria se encontra perto do fim e durante o carregamento, usando-se o mesmo botão para circular entre os vários modos e desligar a lanterna.
A luz, proporcionada por um "led" XPE de 500 LM funciona em com intensidade alta e baixa, como "strobe" ou em modo SOS, tendo um sistema de "zoom" telescópico que permite condensar ou alargar o foco, do que resulta uma capacidade para iluminar até aos 100 metros de distância.
sábado, julho 13, 2024
sexta-feira, julho 12, 2024
Veículos novos vendidos na UE passam a ter "caixa negra" - 3ª parte
Em contrapartida, a câmara destinada a avisar para a presença de obstáculos, que pode ser adicionada a qualquer veículo que, por exemplo, disponha de um equipamento Android, eventualmente em substituição do auto-rádio, e que também passa a estar presente nos novos veículos, é relevante para a segurança, mesmo que não possa interagir com o veículo e apenas alerte o condutor, com acontece quando apenas está ligada a um dispositivo adicionado ao veículo.
Em textos anteriores, apresentamos várias soluções nesta área, sendo relativamente baixo, embora com algumas complexidades técnicas, a instalação de um equipamento Android com uma câmara ADAS, podendo a solução ficar perto dos 60 a 70 Euros, podendo acrescer o valor da instalação, caso não efectuada pelo próprio, e de alguns Euros para cabos de conversão, se necessário.
Um sistema de condução assistida, baseado nas tecnologias mais recentes, desde que devidamente testado, recorrendo a câmaras de alta resolução, capazes de operar sob condições de baixa luminosidade, sensores precisos, e utilizando inteligência artificial, podem, realmente, evitar muitos acidentes, sobretudo quando os veículos estiverem conectados entre sí, mas ainda estamos longe desta etapa, que levanta problemas a outro nível, que vão desde a falibilidade de sistemas complexos até questões de privacidade e de reserva da autonomia e poder de decisão de cada condutor.
Indiscutivelmente, os veículos automóveis estão cada vez mais seguros, independentemente dos condutores e das vias onde circulam, mas nem todas as inovações se destinam a aumentar a segurança, devendo as entidades oficiais dar prioridade a estas, evitando sobrecarregar os consumidores com equipamentos que pouco contribuem para os manter seguros, parecendo destinar-se, sobretudo, a satisfazer interesses económicos que, podendo ser relevantes, não são os essenciais.
Em textos anteriores, apresentamos várias soluções nesta área, sendo relativamente baixo, embora com algumas complexidades técnicas, a instalação de um equipamento Android com uma câmara ADAS, podendo a solução ficar perto dos 60 a 70 Euros, podendo acrescer o valor da instalação, caso não efectuada pelo próprio, e de alguns Euros para cabos de conversão, se necessário.
Um sistema de condução assistida, baseado nas tecnologias mais recentes, desde que devidamente testado, recorrendo a câmaras de alta resolução, capazes de operar sob condições de baixa luminosidade, sensores precisos, e utilizando inteligência artificial, podem, realmente, evitar muitos acidentes, sobretudo quando os veículos estiverem conectados entre sí, mas ainda estamos longe desta etapa, que levanta problemas a outro nível, que vão desde a falibilidade de sistemas complexos até questões de privacidade e de reserva da autonomia e poder de decisão de cada condutor.
Indiscutivelmente, os veículos automóveis estão cada vez mais seguros, independentemente dos condutores e das vias onde circulam, mas nem todas as inovações se destinam a aumentar a segurança, devendo as entidades oficiais dar prioridade a estas, evitando sobrecarregar os consumidores com equipamentos que pouco contribuem para os manter seguros, parecendo destinar-se, sobretudo, a satisfazer interesses económicos que, podendo ser relevantes, não são os essenciais.
quinta-feira, julho 11, 2024
3 artigos a 2.99 no Aliexpress
Para aqueles que gosta, ou precisam, de poupar na aquisição de artigos de baixo preço, que podem ir desde ratos e outros periféricos para computador a pequenos artigos para o lar, passando por vestuário, a opção de aquisição de um mínimo de 3 items por um preço de 2.99 dólares, presente na página inicial do Aliexpress, será uma opção a ter em conta.
A ligação aponta para uma página onde os artigos presentes são vendidos, na sua maioria, com grandes descontos, bastanto adicionar três, com preço mínimo de 2.99 dólares, para ter portes gratuitos e entrega em sete dias úteis, o que pode significar, por exemplo, que um rato para computador, um cabo de rede Ethernet e uma lanterna de bolso, podem ser adquiridos por uma dezena de Euros, com IVA e entrega incluída.
A principal limitação desta opção de compra é a limitação em termos de artigos disponíveis e na dificuldade em pesquisá-los, para além da não integração com outras aquisições, mesmo que simultâneas, mas a variedade não deixa de ser interessante e abrangente, valendo a pena uma pesquisa mais atenta, que pode ser, igualmente, efectuada no "site", podendo-se adquirir artigos com menção a esta opção de compra.
Esta opção de compra limita cada encomenda a 10 artigos, sendo de notar que a maioria dos artigos presentes são de muito baixo custo, não se encontrando items mais dispendiosos que, na sua grande maioria, têm portes gratuitos, pelo que será uma forma de obter alguns artigos mais baratos sem pagar portes, algo quem tipicamente, surge quando o preço ultrapassa os 10 Euros.
A ligação aponta para uma página onde os artigos presentes são vendidos, na sua maioria, com grandes descontos, bastanto adicionar três, com preço mínimo de 2.99 dólares, para ter portes gratuitos e entrega em sete dias úteis, o que pode significar, por exemplo, que um rato para computador, um cabo de rede Ethernet e uma lanterna de bolso, podem ser adquiridos por uma dezena de Euros, com IVA e entrega incluída.
A principal limitação desta opção de compra é a limitação em termos de artigos disponíveis e na dificuldade em pesquisá-los, para além da não integração com outras aquisições, mesmo que simultâneas, mas a variedade não deixa de ser interessante e abrangente, valendo a pena uma pesquisa mais atenta, que pode ser, igualmente, efectuada no "site", podendo-se adquirir artigos com menção a esta opção de compra.
Esta opção de compra limita cada encomenda a 10 artigos, sendo de notar que a maioria dos artigos presentes são de muito baixo custo, não se encontrando items mais dispendiosos que, na sua grande maioria, têm portes gratuitos, pelo que será uma forma de obter alguns artigos mais baratos sem pagar portes, algo quem tipicamente, surge quando o preço ultrapassa os 10 Euros.
quarta-feira, julho 10, 2024
Veículos novos vendidos na UE passam a ter "caixa negra" - 2ª parte
Obviamente, existem diversos registos que são mantidos, alguns dos quais dificilmente se podem detectar, mas não temos dúvidas que os grandes fabricantes de veículos há muito conservam dados provenientes dos modelos mais recentes, sendo certo que muitos dos sistemas internos, pelos mais diversos motivos, também armazenam um extenso volume de informação.
A forma como o acesso aos dados cujo registo é agora obrigatório, estando regulamentada, poderá, quase certamente, ser efectuada de outra forma, tal como os dados mantidos podem ultrapassar os que são obrigatórios e que, para efeitos de apuramento das causas de um acidente, são francamente insuficientes, podendo resultar em conclusões erradas e contradições com outro tipo de informação e com a prova testemunhal.
Dispor de um conjunto limitado e restrito de informação pode revelar-se uma armadilha, com os decisores a basearem-se num conjunto de dados insuficiente, desenquadrado, e que pode contradizer outro tipo de evidências, ficando os investigadores numa situação complexa, a que acresce o facto de, quase certamente, estar armazenada uma quantidade de informação útil, mas não utilizável.
Tal como os fabricantes e outros intervenientes na indústria automóvel, duvidamos que esta medida, só por sí, contribua para uma maior segurança rodoviária, sendo mais benéfica para as seguradoras, que aqui podem encontrar uma forma simples de resolver processos de sinistros, do que para quem circula nas estradas, para quem um sistema de alerta em caso de acionamento de alguns sensores enviado para uma central de socorro é o essencial, sendo um elemento que protege mais os ocupantes do que um sistema que visa sobretudo proteger o património de alguns.
A forma como o acesso aos dados cujo registo é agora obrigatório, estando regulamentada, poderá, quase certamente, ser efectuada de outra forma, tal como os dados mantidos podem ultrapassar os que são obrigatórios e que, para efeitos de apuramento das causas de um acidente, são francamente insuficientes, podendo resultar em conclusões erradas e contradições com outro tipo de informação e com a prova testemunhal.
Dispor de um conjunto limitado e restrito de informação pode revelar-se uma armadilha, com os decisores a basearem-se num conjunto de dados insuficiente, desenquadrado, e que pode contradizer outro tipo de evidências, ficando os investigadores numa situação complexa, a que acresce o facto de, quase certamente, estar armazenada uma quantidade de informação útil, mas não utilizável.
Tal como os fabricantes e outros intervenientes na indústria automóvel, duvidamos que esta medida, só por sí, contribua para uma maior segurança rodoviária, sendo mais benéfica para as seguradoras, que aqui podem encontrar uma forma simples de resolver processos de sinistros, do que para quem circula nas estradas, para quem um sistema de alerta em caso de acionamento de alguns sensores enviado para uma central de socorro é o essencial, sendo um elemento que protege mais os ocupantes do que um sistema que visa sobretudo proteger o património de alguns.
terça-feira, julho 09, 2024
Google Maps vai ter navegação colaborativa
Recentemente, o Google registou uma patente que visa proteger tecnologias relatcionadas com navegação colaborativa e que pretende implementar no Google Maps, sob a designação de "Co-Navigate", mantendo viajantes com um mesmo destino ligados e facilitando a coordenação entre estes.
Em termos gerais, esta nova funcionalidade destina-se a facilitar a coordenação entre diversos condutores que se dirijam para um mesmo destino, numa viagem coordenada, mantendo a interacção entre estes, de modo a que, mesmo partindo de pontos distintos, cada um à sua distâncie e perante condições de circuação diferentes, se possam coordenar com maior facilidade, juntando-se a uma caravana auto.
A partilha de dados, com posicionamento e as condições de circulação para cada veículo, bem como uma hora estimada de chegada, proporcionando uma maior interacção entre o grupo, de forma simples, utilizável durante viagens, de modo a que exista uma forma de organização, que pode passar pela designação de um veículo guia e facilitando a coordenação, evitando que alguém fique para trás.
O sistema é simples, uma vez activado, permitindo criar rapidamente grupos, a partir de convites, coordenando horários, e mantendo uma ligação interactiva durante o trajecto, sendo particularmente útil em inúmeras situações, inclusivé na formação de colunas com vários veículos, reduzindo substancialmente o trabalho de coordenação, pelo que esperamos que esta funcionalidade seja disponibilizada em breve e rapidamente actualizada com novas possibilidades.
Em termos gerais, esta nova funcionalidade destina-se a facilitar a coordenação entre diversos condutores que se dirijam para um mesmo destino, numa viagem coordenada, mantendo a interacção entre estes, de modo a que, mesmo partindo de pontos distintos, cada um à sua distâncie e perante condições de circuação diferentes, se possam coordenar com maior facilidade, juntando-se a uma caravana auto.
A partilha de dados, com posicionamento e as condições de circulação para cada veículo, bem como uma hora estimada de chegada, proporcionando uma maior interacção entre o grupo, de forma simples, utilizável durante viagens, de modo a que exista uma forma de organização, que pode passar pela designação de um veículo guia e facilitando a coordenação, evitando que alguém fique para trás.
O sistema é simples, uma vez activado, permitindo criar rapidamente grupos, a partir de convites, coordenando horários, e mantendo uma ligação interactiva durante o trajecto, sendo particularmente útil em inúmeras situações, inclusivé na formação de colunas com vários veículos, reduzindo substancialmente o trabalho de coordenação, pelo que esperamos que esta funcionalidade seja disponibilizada em breve e rapidamente actualizada com novas possibilidades.
segunda-feira, julho 08, 2024
Veículos novos vendidos na UE passam a ter "caixa negra" - 1ª parte
A partir deste mês de Julho, os veículos vendidos novos na União Europeia são obrigados a ter um sistema de registo que permita guardar informações relevantes em caso de acidente, de forma similar ao que sucede com as "caixas negras" dos aviões, implicando que existem dados a serem guardados de forma permanente.
Serão registados e guardados os 5 segundos que antecedem o acidente e os 5 segundos seguintes, ficado registados dados como velocidade, posicionamento, inclinação e quais os sistemas de segurança activados, tendo-se assim obter uma imagem virtual, com base em informações, que permita esclarecer o sucedido.
Apenas em caso de acidente os dados registados poderão ser acedidos, podendo os registos conter informação relevante para o apuramento das circunstâncias do mesmo, mas, naturalmente, são várias as questões que surgem, seja em termos de privacidade, seja mesmo a nível da precisão dos próprios dados, sabendo-se que uma diferença muito pequena de posicionamento do GPS, por exemplo, pode colocar um veículo a alguns metros de onde realmente se encontra e a uma velocidade instantânea distinta da real.
Apesar de, quase certamente, os dados registados fazerem prova, esta não nos parece particularmente segura caso não complementada por uma sequência de imagens bastante mais longa, provenientes das câmaras que, nos dias de hoje, estão presentes na maioria dos veículos, eventualmente acompanhado de som exterior, e que permitem complementar dados de telemetria, construindo-se assim uma imagem muito mais real do sucedido, eliminando possíveis erros resultantes da margem de erro do GPS.
Serão registados e guardados os 5 segundos que antecedem o acidente e os 5 segundos seguintes, ficado registados dados como velocidade, posicionamento, inclinação e quais os sistemas de segurança activados, tendo-se assim obter uma imagem virtual, com base em informações, que permita esclarecer o sucedido.
Apenas em caso de acidente os dados registados poderão ser acedidos, podendo os registos conter informação relevante para o apuramento das circunstâncias do mesmo, mas, naturalmente, são várias as questões que surgem, seja em termos de privacidade, seja mesmo a nível da precisão dos próprios dados, sabendo-se que uma diferença muito pequena de posicionamento do GPS, por exemplo, pode colocar um veículo a alguns metros de onde realmente se encontra e a uma velocidade instantânea distinta da real.
Apesar de, quase certamente, os dados registados fazerem prova, esta não nos parece particularmente segura caso não complementada por uma sequência de imagens bastante mais longa, provenientes das câmaras que, nos dias de hoje, estão presentes na maioria dos veículos, eventualmente acompanhado de som exterior, e que permitem complementar dados de telemetria, construindo-se assim uma imagem muito mais real do sucedido, eliminando possíveis erros resultantes da margem de erro do GPS.
domingo, julho 07, 2024
Cola para soldadura de metal a frio - 2ª parte
Espera-se que a cola demore entre 4 a 6 horas para que seque completamente podendo ser manipulada com cuidado, atingindo 70% da resistência em 20 horas e a totalidade do processo de cura em 48 horas, podendo, então, ser trabalhada como uma simples peça metálica, usando o mesmo tipo de ferramentas usadas para metal e recorrendo ao mesmo tipo de tintas e primários.
Obviamente, as possibilidades de uso são imensas, mas esta cola resultou bem em reparações de canos com fissuras, aderindo bem a uma superfície seca e limpa com lixa, tendo, após 48 horas, sido polida, ficando com um acabamento razoável em termos estéticos, destoando do original cromado, mas com uma resistência adequada a uma utilização prolongada e segura.
Também na colagem de tubos metálicos, cuja soldadura cedeu, os resultados foram positivos, o mesmo acontecendo com a reparação de pequenos danos perto da saída de um tubo de escape, não tendo as temperaturas dos gases e o aquecimento do metal circundante afectado a cola aplicada no local, ficando em aberto, neste caso, a durabilidade num local exposto a outros elementos e a possíveis impactos.
O preço varia desde pouco mais de 2 Euros para 20 gramas até aos 13 Euros para 400 gramas, incluindo IVA, podendo acrescer menos de dois Euros para portes, dependendo do valor da compra, sendo uma boa opção para quem pretenda efectuar pequenas reparações em peças metálicas e não disponha de equipamentos ou dos conhecimentos necessários para recorrer a uma soldadura convencional.
Obviamente, as possibilidades de uso são imensas, mas esta cola resultou bem em reparações de canos com fissuras, aderindo bem a uma superfície seca e limpa com lixa, tendo, após 48 horas, sido polida, ficando com um acabamento razoável em termos estéticos, destoando do original cromado, mas com uma resistência adequada a uma utilização prolongada e segura.
Também na colagem de tubos metálicos, cuja soldadura cedeu, os resultados foram positivos, o mesmo acontecendo com a reparação de pequenos danos perto da saída de um tubo de escape, não tendo as temperaturas dos gases e o aquecimento do metal circundante afectado a cola aplicada no local, ficando em aberto, neste caso, a durabilidade num local exposto a outros elementos e a possíveis impactos.
O preço varia desde pouco mais de 2 Euros para 20 gramas até aos 13 Euros para 400 gramas, incluindo IVA, podendo acrescer menos de dois Euros para portes, dependendo do valor da compra, sendo uma boa opção para quem pretenda efectuar pequenas reparações em peças metálicas e não disponha de equipamentos ou dos conhecimentos necessários para recorrer a uma soldadura convencional.
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