Em contrapartida, a câmara destinada a avisar para a presença de obstáculos, que pode ser adicionada a qualquer veículo que, por exemplo, disponha de um equipamento Android, eventualmente em substituição do auto-rádio, e que também passa a estar presente nos novos veículos, é relevante para a segurança, mesmo que não possa interagir com o veículo e apenas alerte o condutor, com acontece quando apenas está ligada a um dispositivo adicionado ao veículo.
Em textos anteriores, apresentamos várias soluções nesta área, sendo relativamente baixo, embora com algumas complexidades técnicas, a instalação de um equipamento Android com uma câmara ADAS, podendo a solução ficar perto dos 60 a 70 Euros, podendo acrescer o valor da instalação, caso não efectuada pelo próprio, e de alguns Euros para cabos de conversão, se necessário.
Um sistema de condução assistida, baseado nas tecnologias mais recentes, desde que devidamente testado, recorrendo a câmaras de alta resolução, capazes de operar sob condições de baixa luminosidade, sensores precisos, e utilizando inteligência artificial, podem, realmente, evitar muitos acidentes, sobretudo quando os veículos estiverem conectados entre sí, mas ainda estamos longe desta etapa, que levanta problemas a outro nível, que vão desde a falibilidade de sistemas complexos até questões de privacidade e de reserva da autonomia e poder de decisão de cada condutor.
Indiscutivelmente, os veículos automóveis estão cada vez mais seguros, independentemente dos condutores e das vias onde circulam, mas nem todas as inovações se destinam a aumentar a segurança, devendo as entidades oficiais dar prioridade a estas, evitando sobrecarregar os consumidores com equipamentos que pouco contribuem para os manter seguros, parecendo destinar-se, sobretudo, a satisfazer interesses económicos que, podendo ser relevantes, não são os essenciais.
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