sábado, dezembro 28, 2024

Inspecção da IGAS detecta falhas no INEM - 4ª parte

Aliás, irregularidades e falta de transparência surgem em vários âmbitos, com destaque para o processo de contratação dos helicópteros, que assumiu contornos de uma novela de enredo imprevisível, mas que pontua pela confusão, sendo óbvio que os atrasos no desencadear do processo concursal para os meios aéreos ao serviço do INEM teve um impacto relevante.

Tipicamente, estes atrasos, bem como muitos dos problemas nos concursos, derivam da falta de verbas disponíveis, do que resulta ir adiando o processo e o estabelecimento de um caderno de encargos com valores irrealistas para o tipo de serviço pretendido, sendo normal que não sejam entregue propostas, inviabilizando o concurso que, podendo não ser possível repetir em tempo útil, acaba num ajuste directo.

Muitos dos problemas já mencionados, tal como o recurso a uma plataforma informática ultrapassada, derivam da retenção de verbas destinadas ao INEM, algo que a legislação devia proibir liminarmente, tendo em conta que a cobrança dos valor constantes dos prémios dos seguros têm um fim específico, ficando a dúvida de, da sua utilização para outros fins, não haveria o direito de retorno ao segurado, já que o acréscimo de segurança que resultaria da entrega dessa verba não se verifica.

Existem, naturalmente, outras causas que, não dependendo do INEM, comprometem o seu funcionamento, como o péssimo ordenamento urbano, as crescentes dificuldades de circulação nas grandes cidades, onde aumenta o número de ciclovias sem estabelecer vias alternativas prioritárias para o socorro, do que resulta numa grande demora no socorro.

sexta-feira, dezembro 27, 2024

BAW 212, a versão chinesa do Defender 110 - 1ª parte

Foi recentemente apresentado o BAW 212, um todo o terreno de origem chinesa que tem semelhanças com o modelo anterior do Land Rover Defender, detectando-se imediatamente um conjunto de elementos identificadores muito característicos, como as portas verticais, o capot ou as janelas planas.

Obviamente, existem diversas diferenças face ao Defender, estando presentes elementos que lembram os Toyota Land Cruiser dos anos sessenta ou os do Jeep Wrangler, e acessórios, como projectores, mas as linhas continuam muito próximas das do modelo 110, a versão longa com cinco portas, que acabou, igualmente, por ser a inspiração do INEOS Grenadier, um veículo todo o terreno de excelente qualidade.

Também o interior é francamente diferente do existente no Defender original, conhecido por ser muito espartano, enquanto o BAW 212 inclui o equipamento típico de um veículo actual, incluindo um écran táctil de grandes dimensões e assentos anatómicos em imitação de cabedal, que complementam os comandos habituais num veículo todo o terreno.

O motor desenhado pela Mitsubishi de 2.4 litros a gasolina, com turbo compressor, desenvolve 208 cavalos e 320 NM, o que permite ao BAW 212 atingir perto de 170 km/h e um desempenho fora de estrada notável, com capacidade para ultrapassar cursos de água com até 60 centímetros, sem preparação extra, e subir rampas com inclinações até aos 60%, para o que a distância ao solo de 245 milímetros é relevante.

quinta-feira, dezembro 26, 2024

Inspecção da IGAS detecta falhas no INEM - 3ª parte

Da falta de efectivos nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), resulta uma cada vez maior demora no atendimento de chamadas, com o tempo médio a aumentar de 11 para 59 segundos desde 2021, o que pode não parecer muito crítico, mas que, na realidade, esconde uma realidade trágica, que as estatísticas disfarçam.

Este tempo, de quase um minuto de média, não significa que cada chamada demora esse tempo para ser atendida, na verdade traduz desde chamadas atendidas em poucos segundos, a maioria, e uma percentagem de chamadas que demoram largos minutos a serem atendidas, algumas delas terminando na desistência de quem pede socorro ou na impossibilidade de manter o contacto.

Daqui decorre outro problema grave, em três anos, a taxa de chamadas abandonadas por falta de resposta subiu de 0.1% para 8%, enquanto as chamdas de retorno diminuiram de 82% em 2022 para 40% este ano, com o INEM a ter um número de funcionários insuficiente durante metade do anos, sendo o período da manhã o mais crítico.

Existem ilegalidades nos benefícios atribuidos a cargos intermédios, nomeadamente na atribuição de veículos de serviço e respectiva tipologia, utilização e manutenção, sendo esta vertente a ser analizada numa nova auditoria, já que aqui podem ser encontrada matéria do foro criminal.

quarta-feira, dezembro 25, 2024

Feliz Natal de 2024

Tal como em anos anteriores, com o aproximar desta época festiva, queremos agradecer aos nossos amigos e leitores a sua presença e incentivo ao longo deste ano, agora prestes a terminar, e desejar a todos um Natal muito feliz.

O ano que agora termina trouxe mais incertezas do que certezas, sendo difícil de prever o que nos pode trazer 2025, com uma situação internacional complexa, onde os numeroso conflitos pontificam, e uma perspectiva de evolução na política mundial que pode levar a uma maior inflação, perda de rendimentos e dificuldades acrescidas em muitos sectores da economia, com todas as consequência que daí resultam para as populações.

Temos, portanto, para além de celebrar, refletir neste período festivo e ser solidários, apoiando, tanto quanto possível, os que mais precisam de nós, e que, muitas vezes, o que mais precisam é de uma palavra amiga e sentir que não estão sós, ajudando-os a manter esperança num futuro melhor.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

terça-feira, dezembro 24, 2024

Inspecção da IGAS detecta falhas no INEM - 2ª parte

Infelizmente, parte das verbas destinadas ao INEM tem sido retida, tendo sido utilizada para compra de títulos de dívida, o que melhora as contas públicas, pelo menos de forma aparente, mas sacrifica o funcionamento do Instituto, com todas as consequências que já se conhecem, ou seja, o Estado sacrifica a segurança dos seus cidadão para maquilhar as contas públicas.

Verificam-se problemas graves a nível dos veículos destinados ao socorro, com 80% da frota a ser anterior a 2015, do que resulta a necessidade de um maior dispêndio em reparações e manutenções, cada vez mais onerosas, sendo que, actualmente, perto de um terço da frota, composta por 600 viaturas, está imobilizada, com consequências gravosas para o socorro.

Os veículos do INEM são operados em situações complexas, submetidos a um grande desgaste, pelo que o degradar é mais rápido do que um veículo numa utilização mais normal e a necessidade de uma condução rápida e segura implicam que as condições sejam equiparáveis às de um veículo em estado novo, o que complica qualquer processo de recuperação durante as manutenções e reparações, tornando-as mais morosas.

Para além do mau investimento feito em veículos usados, a não abertura atempada de concursos de aquisição de veículos novos vai atrasar o processo de substituição, que, após contratualizados, terão que ser convertidos de acordo com as especificações do INEM, do que resulta uma inevitável demora, sendo óbvio que, durante esse período, se irá assistir a uma degradação e redução do parque existente.

segunda-feira, dezembro 23, 2024

Missroofless - expedições fotográficas no feminino

Para os apreciadores do todo o terreno e da fotografia, o projecto "Missroofless" será particularmente interessante, dado aliar duas vertentes que os nossos leitores seguem, mas onde se podem encontrar outras actividades diversas, na sua maioria em cenários naturais de grande beleza e que justifica visitar.

Não existem muitos exemplos deste tipo de iniciativa no feminino, dado que muitas destas actividades parecem ser um quase exclusivo de homens, pelo que estas aventuras, percorridas num pequeno Suzuki, devidamente preparado e que tem vindo a ser melhorado ao longo de anos, muitas vezes com um gato como passageiro, são muito distintas do habitual.

Por outro lado, as fotos obtidas são excelentes, algumas das quais podem ser adquiridas, e ilustram bem estas aventuras bem como todo o ambiente e circunstâncias que as rodeiam, desde uma vertente mais pessoal a aspectos mais técnicos, relacionados com as diversas actividades complementares que são abrangidas.

Assim, convidamos os nossos leitores a acompanhar as expedições e aventuras desta nossa amiga de há muito, seguindo as suas páginas nas redes sociais Instagram e Threads, e apoiando na divulgação desta iniciativa, que necessita de apoios, mesmo que estes sejam apenas a nível de alcançar um maior público, do que resultam sempre vantagens junto de patrocinadores e fornecedores.

domingo, dezembro 22, 2024

Inspecção da IGAS detecta falhas no INEM - 1ª parte

A inspecção feita Inspecção Geral das Actividades em Saúde ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aponta para numerosas falhas, algumas delas organizativas ou funcionais, mas também dependentes da tutela, como resultado de uma sub orçamentação, em grande parte devida à utilização de verbas destinadas ao Instituto para outros fins.

São descritos diversos problemas, em termos de organização, de falta de efectivos e de equipamentos, de problemas na gestão de meios e mesmo a nível de situações irregulares, que irão merecer novas investigações, numa situação que para muitos é descrita como caótica, enquanto outros apontam para a necessidade de uma refundação, sendo certo que um Instituto que tem função primordial na área do socorro atravessa um período muito difícil.

Um dos problemas apontados ao INEM é a incapacidade de reter funcionários, a que os baixos vencimentos e fracas perspectivas de carreira não será indiferente, o que aponta para uma incapacidade do INEM para pagar um ordenado justo, resultante da indisponibilidade de verbas.

É de notar que funcionamento do INEM não é suportado pelo Estado, mas por uma percentagem do valor dos seguros automóvel e de acidentes pessoais, onde a parcela de 2% se encontra presente, pelo que são os segurados, através das seguradoras, que suportam os custos do INEM.