Seguindo este método, os dados do utilizador, bem como as aplicações, ficam inalterados, embora possam surgir questões de incompatibilidade entre alguns programas e o novo sistema operativo, mas todo o processo é simples, transparente e ao alcance da maioria dos utilizadores, que raramente se vêm confrontados com problemas e rapidamente se acostumam às diferenças resultantes de um novo aspecto gráfico e uma forma de acesso diferente.
Menos conhecido é o procedimento para instalar o Windows 10 de raiz, ou seja, sem efectuar a actualização do sistema operativo existente, e que pode ser igualmente gratuita desde que esteja disponível uma chave ou número de série válido, o que acontece em muitos computadores adquiridos com o Windows 7, 8 e 8.1.
Há quem prefira instalar de raiz um sistema operativo, como forma de evitar vestígios de versões anteriores, as quais podem levantar incompatibilidades mas, sobretudo, degradar o desempenho, com registos mais extensos, muitos deles referentes a programas já inexistentes, não utilizados ou desinstalados, mas que ainda possuem entradas nos ficheiros de configuração do sistema.
Obviamente, sobretudo caso se formate o disco, destruindo a informação nele contido, torna-se necessário salvaguardar a informação e instalar todos os programas, algo que se pode revelar complexo e moroso, mas que tem vantagens bastante evidentes a nível de desempenho, sendo de ter em conta, sobretudo, em computadores mais antigos e com menores recursos.
sábado, junho 25, 2016
sexta-feira, junho 24, 2016
Land Rover Owners de Julho de 2016 já nas bancas
Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Julho de 2016 da Land Rover Owners International, celebrando os 30 anos de Land Rover com motores sobrealimentados, uma solução hoje comum e partilhada por todos os modelos da marca, exceptuando algumas versões para fins específicos, numa opção independentemente do tipo de motorização escolhida.
São testados diversos modelos da marca, completamente diferentes, mas todo com motores com turbo, nas mais diversas situações, dentro e fora de estada, em trabalho e em lazer, mas, para além deste comparativo, outros modelos, sobretudo os mais antigos, são igualmente incluídos, tal como os antigos Serie em processos de restauro.
Chamamos a atenção para o excelente artigo sobre os turbocompressores, onde, para além das explicações quanto ao funcionamento, são descritos os vários tipos, bem como o processo de montagem, sempre interessante mas que, dada a precisão que requer e a experiência necessária para obter o desempenho pretendido, deve sempre ser deixado aos cuidados de um especialista.
Como sempre, estão presentes numerosos artigos técnicos e testes de produtos novos e de alguns que a equipa editorial utilizou por períodos prolongados e sobre os quais emite um veredito, bem como a extensa publicidade de alguns dos maiores fabricantes e empresas da especialidade ligadas à marca, bem como a habitual descrição de passeios e expedições, num conjunto que se extende por mais de duas centenas de páginas.
São testados diversos modelos da marca, completamente diferentes, mas todo com motores com turbo, nas mais diversas situações, dentro e fora de estada, em trabalho e em lazer, mas, para além deste comparativo, outros modelos, sobretudo os mais antigos, são igualmente incluídos, tal como os antigos Serie em processos de restauro.
Chamamos a atenção para o excelente artigo sobre os turbocompressores, onde, para além das explicações quanto ao funcionamento, são descritos os vários tipos, bem como o processo de montagem, sempre interessante mas que, dada a precisão que requer e a experiência necessária para obter o desempenho pretendido, deve sempre ser deixado aos cuidados de um especialista.
Como sempre, estão presentes numerosos artigos técnicos e testes de produtos novos e de alguns que a equipa editorial utilizou por períodos prolongados e sobre os quais emite um veredito, bem como a extensa publicidade de alguns dos maiores fabricantes e empresas da especialidade ligadas à marca, bem como a habitual descrição de passeios e expedições, num conjunto que se extende por mais de duas centenas de páginas.
quinta-feira, junho 23, 2016
O VKworld Stone V3 - 4ª parte
A câmara de baixa resolução face aos padrões actuais, de apenas 2.0 MP, também permite gravar vídeos, na mesma defenição, pelo que este não será o equipamento adequado para quem opte por imagens de qualidade, mas o som é excelente, tal como o microfone, sendo patente quais as prioridades do fabricante.
Tal como implementado na maioria dos telemóveis, este recebe sinal rádio FM, neste caso entre os 87.5 e os 108 MHz, para o que necessita de um auricular com ligação física, que serve de antena, e pode ser actualizado via computador pessoal, algo relativamente raro fora do Mundo dos "smartphones".
O sistema de "update" da programação interna, ou "firmware", é feito através de ligação USB, sendo apenas de efectuar caso surja algum problema ou seja implementada uma nova funcionalidade considerada necessária, como uma nova linguagem, sendo que, de outra forma e face a algumas limitações de "software" proveniente de fabricantes menos conhecidos, pode ser um risco pouco compensador.
Para os interessados, a operação de actualização é simples, bastando descarregar o conteúdo da nova programação e usar o programa incluído para efectuar a operação, sendo de notar que, sem possibilidade de copiar a programação corrente, esta será defenitivamente perdida na altura da respectiva substituição, pelo que não existe reversibilidade.
Tal como implementado na maioria dos telemóveis, este recebe sinal rádio FM, neste caso entre os 87.5 e os 108 MHz, para o que necessita de um auricular com ligação física, que serve de antena, e pode ser actualizado via computador pessoal, algo relativamente raro fora do Mundo dos "smartphones".
O sistema de "update" da programação interna, ou "firmware", é feito através de ligação USB, sendo apenas de efectuar caso surja algum problema ou seja implementada uma nova funcionalidade considerada necessária, como uma nova linguagem, sendo que, de outra forma e face a algumas limitações de "software" proveniente de fabricantes menos conhecidos, pode ser um risco pouco compensador.
Para os interessados, a operação de actualização é simples, bastando descarregar o conteúdo da nova programação e usar o programa incluído para efectuar a operação, sendo de notar que, sem possibilidade de copiar a programação corrente, esta será defenitivamente perdida na altura da respectiva substituição, pelo que não existe reversibilidade.
quarta-feira, junho 22, 2016
Inspecções e modificações mobilizam motociclistas - 1ª parte
A alegada obrigatoriedade de inspeccionar os motocíclos com mais de 250 cc, algo que decorre de declarações de responsáveis pelos centros de inspecção e não de uma entidade com responsabilidades governamentais ou legislativas, resultou numa assinalável mobilização por parte dos proprietários deste tipo de veículo e da entrega de uma petição na Assembleia da República, na pessoa do deputado comunista Miguel Tiago, único parlamentar presente na ocasião.
Em primeiro lugar, devemos salientar, e elogiar, a união e capacidade de mobilização dos motociclistas, uma comunidade que sabemos ser solidária e capaz de defender os seus interesses e princípios, algo que, infelizmente, é raro no nosso País, onde o associativismo e a cooperação no sentido de atingir objectivos comuns parece não se encontrar na mentalidade da maioria dos cidadãos.
Entre as questões levantadas pelos motociclistas, e provavelmente a que mais os faz opor às inspecções, surge a das modificações, algo muito comum entre os motociclos e que, caso verificada a sua conformidade com a documentação ou com o modelo original, resultaria na reprovação de uma elevada percentagem destes veículos caso fossem inspeccionados.
Entendendo-se a situação, e sobretudo as implicações resultantes quando se impõe uma legislação restritiva ou de maior controle num sector onde a tolerância é muito superior à de outros veículos motorizados, a disparidade de critérios face a outras classes de veículos, obrigatoriamente inspeccionados e com alterações severamente controladas, merece reflexão.
Em primeiro lugar, devemos salientar, e elogiar, a união e capacidade de mobilização dos motociclistas, uma comunidade que sabemos ser solidária e capaz de defender os seus interesses e princípios, algo que, infelizmente, é raro no nosso País, onde o associativismo e a cooperação no sentido de atingir objectivos comuns parece não se encontrar na mentalidade da maioria dos cidadãos.
Entre as questões levantadas pelos motociclistas, e provavelmente a que mais os faz opor às inspecções, surge a das modificações, algo muito comum entre os motociclos e que, caso verificada a sua conformidade com a documentação ou com o modelo original, resultaria na reprovação de uma elevada percentagem destes veículos caso fossem inspeccionados.
Entendendo-se a situação, e sobretudo as implicações resultantes quando se impõe uma legislação restritiva ou de maior controle num sector onde a tolerância é muito superior à de outros veículos motorizados, a disparidade de critérios face a outras classes de veículos, obrigatoriamente inspeccionados e com alterações severamente controladas, merece reflexão.
terça-feira, junho 21, 2016
"Upgrade" gratuito para Windows 10 termina em Julho - 1ª parte
Ao aproximar-se o termo do "upgrade" gratuito para o Windows 10, que, salvo alterações, será no primeiro aniversário deste sistema operativo da Microsoft, que ocorre em 29 de Julho, relembramos a importância de efectuar este procedimento nos equipamentos compatíveis e qualificados para esta actualização.
Quem possuir equipamentos com sistemas operativos Windows 7, 8 e 8.1 devidamente licenciados, e que possuam um conjunto de características, as quais estão presentes na maioria dos computadores construídos nos últimos anos, pode, assim, sem os custos que, brevemente, ultrapassarão a centena de Euros, obter uma actualização essencial, que pode prolongar a vida útil de numerosos equipamentos.
Não são apenas as funcionalidades do Windows 10 que estão em causa, mas as actualizações futuras, sendo certo de que os "updates" destinados aos sistemas operativos anteriores terminarão muito antes, do que resultarão não apenas incompatibilidades com programas mais recentes, mas também vulnerabilidades resultantes da falta de correcções, sobretudo a nível de segurança.
O processo de "upgrade" é extremamente simples, se bem que algo moroso, sendo patente que a Microsoft insiste na sua realização, num esforço para reduzir o número de computadores com sistemas operativos mais antigos e que serão os primeiros a colocar em risco não apenas a segurança de quem os utiliza, mas da rede em geral, constituindo-se como possíveis fontes de contaminação.
Quem possuir equipamentos com sistemas operativos Windows 7, 8 e 8.1 devidamente licenciados, e que possuam um conjunto de características, as quais estão presentes na maioria dos computadores construídos nos últimos anos, pode, assim, sem os custos que, brevemente, ultrapassarão a centena de Euros, obter uma actualização essencial, que pode prolongar a vida útil de numerosos equipamentos.
Não são apenas as funcionalidades do Windows 10 que estão em causa, mas as actualizações futuras, sendo certo de que os "updates" destinados aos sistemas operativos anteriores terminarão muito antes, do que resultarão não apenas incompatibilidades com programas mais recentes, mas também vulnerabilidades resultantes da falta de correcções, sobretudo a nível de segurança.
O processo de "upgrade" é extremamente simples, se bem que algo moroso, sendo patente que a Microsoft insiste na sua realização, num esforço para reduzir o número de computadores com sistemas operativos mais antigos e que serão os primeiros a colocar em risco não apenas a segurança de quem os utiliza, mas da rede em geral, constituindo-se como possíveis fontes de contaminação.
segunda-feira, junho 20, 2016
Zonas de Emissão Reduzida em Lisboa são ilegais
Não obstante o Provedor de Justiça ter considerado que a Câmara Municipal de Lisboa não tinha competência legal para estabelecer zonas de circulação interdita a veículos com mais de 15 e 20 anos, alegando questões de qualidade do ar, será o Tribunal Administrativo a decidir sobre o caso.
Esta proibição, que sempre consideramos injusta e ilegítima, no primeiro caso por privar de meio de transporte numerosos residentes na cidade, que não possuem disponibilidade para adquirir viaturas mais recentes, e no segundo, porque é da responsabilidade da Assembleia Municipal e não do executivo da Câmara a competência exclusiva de aprovar regulamentos, revela-se, assim, ilegal, traduzindo a habitual prepotência e falta de respeito que diveras vezes relatamos.
Face ao exposto pelo Provedor de Justiça, seria da mais elementar justiça suspender imediatamente todas as zonas de emissão reduzida e aproveitar a ocasião para rever uma decisão descriminatória e que, na verdade, é absurda, sobretudo depois de se saber que numerosos veículos recentes poluem muito mais do que o anunciado, tendo falsificado os sistemas de controle para obter resultados particularmente favoráveis.
Era óbvio que esta seria a decisão da Provedoria de Justiça, tal como, certamente, será do Tribunal Administrativo ou o processo aguarda decisão desde o final do ano passado, devendo tal servir de alerta para a postura de uma edilidade que, nas mais diversas situações, demonstra insensibilidade social e uma violação de disposições legais e de boas práticas, não merecendo a confiança dos lisboetas.
Esta proibição, que sempre consideramos injusta e ilegítima, no primeiro caso por privar de meio de transporte numerosos residentes na cidade, que não possuem disponibilidade para adquirir viaturas mais recentes, e no segundo, porque é da responsabilidade da Assembleia Municipal e não do executivo da Câmara a competência exclusiva de aprovar regulamentos, revela-se, assim, ilegal, traduzindo a habitual prepotência e falta de respeito que diveras vezes relatamos.
Face ao exposto pelo Provedor de Justiça, seria da mais elementar justiça suspender imediatamente todas as zonas de emissão reduzida e aproveitar a ocasião para rever uma decisão descriminatória e que, na verdade, é absurda, sobretudo depois de se saber que numerosos veículos recentes poluem muito mais do que o anunciado, tendo falsificado os sistemas de controle para obter resultados particularmente favoráveis.
Era óbvio que esta seria a decisão da Provedoria de Justiça, tal como, certamente, será do Tribunal Administrativo ou o processo aguarda decisão desde o final do ano passado, devendo tal servir de alerta para a postura de uma edilidade que, nas mais diversas situações, demonstra insensibilidade social e uma violação de disposições legais e de boas práticas, não merecendo a confiança dos lisboetas.
domingo, junho 19, 2016
O VKworld Stone V3 - 3ª parte
Com uma memória RAM de 64 Mb e uma ROM de idêntica capacidade, pode ser expandido via cartão de memória micro SD até aos 8 Gb, tendo ainda "slots" para dois cartões SIM, ambos activos em simultâneo, podendo operar nas frequências GSM de 850, 900, 1800 e 1900 MHz, pelo que será compatível com a maioria das redes existentes em todo o Mundo.
As qualidade das ligações telefónicas é muito superior ao da maioria dos modelos mais recentes, suportando marcação rápida e por voz, permitindo o envio rápido de SMS e MMS, bem como o uso de conectividade via "bluetooth" recorrendo ao protocolo 4.0.
Estão implementadas as funcionalidades básicas, como livro de endereços, registos de chamadas e mensagens, sistema de alarme, calendário, calculadora, leitor de MP3 e suporte para os formatos de música AAC, MP3 e QAV, vídeo 3GP e MP4 e gráficos JPEG, GIF, BMP e PNG, com um sistema adequado de gestão de ficheiros.
Está ainda disponível um leitor de "e-book" bem como um cliente do "Wechat" e "QQ", dois sistemas de mensagens instantâneas populares na China e que correm em diversas plataformas, mas que são pouco conhecidos entre nós, não obstante críticas positivas sobretudo a nível do baixo nível de recursos exigidos.
As qualidade das ligações telefónicas é muito superior ao da maioria dos modelos mais recentes, suportando marcação rápida e por voz, permitindo o envio rápido de SMS e MMS, bem como o uso de conectividade via "bluetooth" recorrendo ao protocolo 4.0.
Estão implementadas as funcionalidades básicas, como livro de endereços, registos de chamadas e mensagens, sistema de alarme, calendário, calculadora, leitor de MP3 e suporte para os formatos de música AAC, MP3 e QAV, vídeo 3GP e MP4 e gráficos JPEG, GIF, BMP e PNG, com um sistema adequado de gestão de ficheiros.
Está ainda disponível um leitor de "e-book" bem como um cliente do "Wechat" e "QQ", dois sistemas de mensagens instantâneas populares na China e que correm em diversas plataformas, mas que são pouco conhecidos entre nós, não obstante críticas positivas sobretudo a nível do baixo nível de recursos exigidos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)