sábado, março 07, 2009

Colete táctico de alta visibilidade - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um modelo de colete táctico de alta visibilidade

O preço no EBay ronda os cinquenta Euros, incluindo portes a partir dos Estados Unidos, sendo um equipamento confortável e prático para quantos participam em missões de socorro e necessitam de um colete táctico em tecido de alta visbilidade e com faixas reflectoras.

Também de alta visibilidade, com faixas reflectoras, mas apenas dois bolso para equipamento, sistema de apresentação de identificação e ajustes laterais, existe um modelo mais simplificado em poliéster.

Este segundo modelo, já com portes, rondará a trintena de euros, dependendo do fornecedor e será uma alternativa mais económica mas, consideramos, menos atraente do que a primeira, que constitui um melhor investimento.

Existe, obviamente, uma multiplicidade de modelos aos mais variados preços, mas aconselhamos a não optar pelos mais baratos, com menos bolsos e menos resitentes, que pouco acrescem em termos de capacidade de carga aos blusões mais curtos de alta visibilidade, os quais podem ser adquiridos a preços bastante inferiores.

sexta-feira, março 06, 2009

Pedofilia na Internet aumentou 149% em 5 anos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Outro filtro parental para a Internet

Por outro lado, nem todas as denúncias têm um encaminhamento adequado, seja em termos de rapidez, seja de capacidade de investigação, sendo essencial uma maior cooperação internacional e uma sensibilização por parte das próprias autoridades nacionais no sentido de responder prontamente e apoiar quem denuncia crimes.

A nível individual, sugere-se a instalação de um dos filtros existentes e, caso seja detectada algo de suspeito, a que se recolha toda a informação possível e se efectue a denúncia sem tomar nenhuma acção que faça afastar o suspeito, de modo a que sejam as entidades responsáveis pela investigação a continuar um eventual diálogo.

Existem numerosos filtros parentais, feitos por associações especializadas e distribuidos gratuitamente, alguns com possibilidade de adicionar palavras em todas as línguas, recomendando-se que, a nível de escolas ou de comunidades educativas, se selecione um e se adicione palavras e "sites" de modo a obter um máximo de eficácia.

Ajudar a infiltrar uma rede que se dedique à troca de material pedófilo, obviamente sem correr riscos, pode ser de extrema importância e revelar-se da maior utilidade para combater esta criminalidade crescente e particularmente difícil de combater.

Colete táctico de alta visibilidade - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um colete táctico reflector, existente em várias cores

Para além dos blusões de alta visibilidade e de coletes convencionais, outros modelos existem que possuem bolsos e suportes semelhantes aos modelos tácticos utilizados pelas forças armadas ou policiais, resultando num tipo de vestuário adequado para missões de socorro.

Este modelo possui cinco bolsos de grandes dimensões na parte frontal e um outro na zona posterior, fechado por um fecho éclair, para além de um suporte universal para rádio e "clip" de fixação de microfone.

Estão incluidos sistemas de fixação em velcro para insígnias, sendo que a "estrela da vida" associada aos serviços médicos de emergência está incluida, bem como diversos tipos de ajuste, de modo a que o mesmo colete possa ser usado por diferentes pessoas ou sobre vestuário mais espesso.

O material exterior é poliester de alta resistência e o forro interior é impermeável, estando disponível nos tamanhos médio e grande e nas cores verde, azul e laranja.

quinta-feira, março 05, 2009

"Kits" de sobrevivência - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Outro exemplo de "kit" de sobrevivência

O peso deste conjunto é de apenas 170 gramas e a caixa tem 11 x 8 x 2.8 centímetros, tendo a referência militar de NSN:8456-99-126-6980, mas existem versões um pouco mais completas, de maiores dimensões que incluem alguns items adicionais.

Para um modelo com peso de perto de 300 gramas, pode-se contar com mais alguns items que incluem, por exemplo espelho de sinalização, saco para transporte de água, lâminas de barbear ou mesmo sal.

O preço começa na dezena de euros, a que acrecem portes de envio a partir do Reino Unido, sendo necessário alguma atenção devido a uma substancial variação de valores para conjuntos praticamente idênticos.

Seja para ter no carro, no bolso de um blusão ou para oferecer, este é um conjunto interessante, que se pode revelar útil para todos quantos gostam de partir à aventura e arriscam alguns imprevistos.

Pedofilia na Internet aumentou 149% em 5 anos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um filtro parental para a Internet

O número de crimes associados à pedofilia aumentou quase 150% ao longo dos últimos cinco anos, com uma especial incidência nos países europeus e nos Estados Unidos.

Das 42.396 denúncias, 26.191 provêm da Alemanha, 5.256 da Holanda e 3.611 dos Estados Unidos, mas do relatório pode-se concluir que 86.6% dos casos reportados têm origem na Europa, resultando num crescimento de 406% na detecção de material pedófilo.

Estes números já levaram a Comissão Europeia a anunciar que irá existir uma coligação que visa combater este tipo de criminalidade e que incluirá operadores de telecomunicações, empresas e entidades policiais, sendo estas coordenadas pela unidade especializada da polícia inglesa "Child Exploitation and Online Protection Centre".

Este projecto, para além de financiamentos de empresas, recebeu um total de 427.000 do orçamento comunitário e tem como principal objectivo lutar contra a difusão de material pedófilo na Internet.

Este tipo de criminalidade normalmente só é detectada através de denúncias, já que a tecnologia informática permite esconder a maioria do material e a falta de controle por parte de muitos países, onde a legislação e os meios de prevenção e combate são escassos, dificulta em muito a acção policial.

quarta-feira, março 04, 2009

Bem vinda, "Magrinha"!


Image Hosted by Imageshack
A "Magrinha", ainda a necessitar de muitos cuidados

Quando no Sábado, dia 21 de Fevereiro, a "Magrinha" surgiu, descendo a rua, era impossível de adivinhar até que ponto necessitava de ajuda para vencer uma complicada infecção que lhe punha a vista, e a própria vida, em risco.

Transportada rapidamente para uma clínica, deu-se início a um tratamento que implica injecções diárias de anti-bióticos, diversas gotas oftalmológicas a cada duas, três e seis horas e, ocasionalmente, soro fisiológico, acompanhado por uma alimentação adequada e um acompanhamento constante.

Para além de cuidados médicos e de uma alimentação que a restabeleça, a "Magrinha" tem, indiscutivelmente, dos melhores genes da sua espécie, herdados da sua mãe, que mereceu o nome de "Sobrevivente" por ter ultrapassado, sem cuidados médicos porque foi impossível agarrá-la, uma gravíssima infecção, continuando saudável após perto de uma dúzia de anos de vida na rua.

Este foi o início de um longo processo, que se espera possa terminar com sucesso, permitindo à "Magrinha" uma vida normal, como merece qualquer gatinha de três anos que durante a sua juventude enfrentou numerosas dificuldades e continua a ser uma autêntica doçura, mesmo nos momentos mais difíceis da sua vida.

Temos, pois uma nova companhia, algo inesperada, extremamente dispendiosa devido aos cuidados médicos de que ainda precisa e necessitará nas próximas semanas, mas muito bem vinda e que certamente virá preencher esta casa, enchendo-a com a sua alegria e boa disposição.

Bem vinda, "Magrinha"!

MAI anuncia 50.000.000 em investimentos na Protecção Civil - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Canarinhos numa cerimónia oficial

Em termos organizativos, está prevista para este ano de 2009 a aprovação de uma directiva operacional permanente, destinada a responder a todos os riscos que impliquem a intervenção do sistema de protecção civil, de modo a que este aja de forma integrada e devidamente coordenada.

Desta directiva vai resultar, espera-se, uma melhor articulação e coordenação a nível nacional, distrital e municipal, com uma melhor integração e complementaridade de meios em quaisquer intervenções em situações de catástrofe ou calamidade.

O sistema de protecção civil em Portugal foi, ao longo dos últimos anos, especialmente vocacionado para o combate aos fogos florestais, como consequência deste flagêlo, esquecendo muitas vezes outras vertentes que limitam a capacidade de resposta em caso de outros desastres naturais, onde existe uma extrema vulnerabilidade.

No entanto, será absurdo pensar que será um sistema de socorro, por mais eficaz que este seja, a compensar políticas de ordenamento desastrosas, as quais permitem, por exemplo, um autêntico caos urbanístico ou uma completa desertificação de muitas áreas do Interior.

O investimento na Protecção Civil, sendo essencial e sempre bem vindo, não corrige erros estruturais nem resolve problemas de fundo que resultam de uma manifesta falta de políticas integradas, das quais resultam não apenas substanciais desperdícios de recursos públicos, mas também um risco acrescido para todos quantos participam em missões de socorro.

Enquanto existir esta manifesta falha de perspectivas, os investimentos servirão de fraco paliativo, numa mera acção de controle de danos que tenderão a aumentar em consequência do agravar de um conjunto de problemas estruturais que continuam a não ser encarados de frente.

terça-feira, março 03, 2009

"Gazelle" vai substituir o Internet Explorer


Image Hosted by Imageshack
O anúncio do Microsoft "Gazelle"

A Microsoft já está a desenvolver um novo "browser", que será o sucessor do Internet Explorer e reforçará sobretudo a vertente da segurança.

O novo "browser", designado por "Gazelle", ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, mas a Microsoft considera que as novidades que implementa vão alterar profundamente o conceito actual que se tem deste tipo de producto.

A principal inovação do "Gazelle" é o ser desenvolvido como um sistema operativo, com um sistema de segurança próprio e independente, de modo a que vulnerabilidades externas não sejam transpostas para o novo "browser".

O problema da segurança sempre atormentou o Internet Explorer, considerado por muitos como mais vulnerável do que os seus rivais, mas também vítima de um maior número de ataques devido à sua quota de mercado, que o tornou no alvo preferencial dos "hackers" que sempre investiram mais recursos num produto que é usado por 70% dos cibernautas.

Apesar de ainda não sabermos quando estarão disponíveis as primeiras versões funcionais, o conceito surge como interessante, mas poderá tornar-se pesado caso seja implementado como uma máquina virtual independente, que obviamente consumirá substanciais recursos do equipamento onde for instalado.

MAI anuncia 50.000.000 em investimentos na Protecção Civil - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um quartel de bombeiros

O ministro da Administração Interna (MAI) anunciou no dia da Protecção Civil, comemorado a 01 de Março, um conjunto de novos investimentos em infra-estruturas e meios que se aproxima dos 50.000.000 de euros.

Entre os investimentos destacam-se a conclusão de quatro novos quartéis de bombeiros até ao primeiro trimestre de 2010 e obras a realizar ainda no presente ano em 47 quartéis, representando um investimento total de 32.000.000 de euros.

Outro investimento de vulto serão as novas 95 viaturas de combate, destinadas a corporações de bombeiros, no valor de 13.000.000 de euros e mais nove para a Força Especial de Bombeiros (FEB), normalmente designada por "Canarinhos".

Também o Comando Nacional de Operações de Socorro passará a dispor de um centro táctico de comando móvel, com um total de sete viaturas, orçadas em 1.200.000 de euros, e a protecção civil terá um centro móvel de apoio a desalojados, com capacidade para anteder 1.500 pessoas.

Finalmente, a FEB contará com 40 novos efectivos e será instalada uma terceira base de meios aéreos para a Protecção Civil em Ponte de Sor.

segunda-feira, março 02, 2009

Já está disponível a versão beta do Safari 4


Image Hosted by Imageshack
Um écran de configuração do Safari

Já está disponível para descarga no "site" da Apple a versão "Beta" para Windows e Macintosh do Safari 4, o novo "browser" desenvolvido por esta empresa e que visa concorrer contra as últimas versões do Explorer e do Firefox.

Segundo a Apple, o Safari 4 será mais rápido a carregar páginas e correr aplicações em Java, permite pré-visualizar os "sites" mais visitados pelo utilizador, inclui um sistema integrado de pesquisa no histórico, entre outras funcionalidade.

Também foram implementadas novas tecnologias de apresentação de páginas quando em "off-line", a compatibilidade com efeitos CSS avançados.


Image Hosted by Imageshack
Um écran da nova versão do Safari

Lembramos que quando do lançamento do Safari 3, o produto era francamente instável e impossível de utilizar nas primeiras versões de teste, com erros constantes que interrompiam constantemente o uso da aplicação.

Numa altura em que surge a possibilidade de a Comissão Europeia obrigar a Microsoft a instalar alternativas ao Explorer no seu Windows 7, compreende-se que haja um esforço de muitos fabricantes para lançar novos produtos de forma a ficarem entre os escolhidos.

Vento e acessibilidades dificultam combate às chamas - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um caminho florestal

No entanto, existe outro factor que irá condicionar ainda mais as acessibilidades, nomeadamente as cada vez maiores restrições de circulação, muitas vezes ultrapassando os limites do bom sendo e da própria racionalidade, impossibilitando assim que praticantes de todo o terreno mantenham abertos e transitáveis os caminhos florestais.

Acresce ainda a actual crise económica, de que resulta uma menor prática desta actividade, o aumento substancial do preço dos veículos todo o terreno e a diminuição do número de viaturas disponíveis, sobretudo se excluirmos deste o referente a modelos de luxo que nunca servirão para circular fora de estrada e não passam de um mero símbolo de status ou de riqueza.

O enfraquecimento da prática de todo o terreno, no respeito pela legislação existente, bem como a diminuição do parque deste tipo de veículos vai ter, como efeito colateral esquecido por muitos, a falta de condições de transitabilidade de diversos caminhos florestais e a inacessibilidade das áreas que estes servem.

A consequência desta falha a nível de acessibilidades, para além de implicar maiores custos no combate aos fogos, resultantes do maior recurso a meios aéreos, tem como consequência mais grave um maior risco para quem se aventure em caminhos florestais que se verifique estarem intransitáveis a partir de uma certa parte do trajecto e se podem ver encurralados numa autêntica armadilha.

Convirá, pois, que se analise cada problema nas suas diversas vertentes e implicações, mesmo nas menos intuitivas, estudando atentamente quais as implicações que uma dada situação ou facto pode ter noutro com o qual, aparentemente, não estará sequer relacionado.

É da capacidade de prever e avaliar as interligações entre vários fenómenos que se pode averiguar das reais qualidades intelectuais dos dirigentes políticos, as quais, infelizmente, parecem não ser apanágio de muitos dos que nos dirigem.

domingo, março 01, 2009

Prevenção: relógio com medição de ritmo cardiaco


Image Hosted by Imageshack
Relógio com medição de ritmo cardiaco

Existem relógios que se destinam a controlar o treino de atletas, recorrendo a sistemas electrónicos que cada vez têm custos mais baixos, tornando-os acessíveis a outras utilizações que incluem a monitorização de alertas

O aspecto mais interessante é o sistema de medição de frequência cardiaca e de pulsação, que inclui uma função de alarme caso se excedam valores programados, recorrendo para isso a um cinto em torno do peito que faz as medições e as envia através de um sistema sem fios.

Acresce ainda uma funcionalidade que indica os valores de queima de gordura e de calorias, um contador decrescente e um cronómetro.

O preço é de 17.99 euros e estará disponível nas lojas Lidl do distrito de Lisboa a partir de 05 de Março, sendo uma sugestão não apenas para desportistas, mas também para quem sinta a necessidade de controlar o ritmo cardiaco mesmo em situações correntes.

Sabendo-se que em Portugal os problemas cardíacos são das principais causas de morte e que um alerta antecipado pode salvar uma vida, sem querer fomentar comportamentos hipocondríacos, queremos salientar a importância de um sistema de monitorização que possa alertar para situações anormais de modo a que o portador, caso se justifique, possa pedir cuidados médicos adequados.