quinta-feira, março 05, 2009

Pedofilia na Internet aumentou 149% em 5 anos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um filtro parental para a Internet

O número de crimes associados à pedofilia aumentou quase 150% ao longo dos últimos cinco anos, com uma especial incidência nos países europeus e nos Estados Unidos.

Das 42.396 denúncias, 26.191 provêm da Alemanha, 5.256 da Holanda e 3.611 dos Estados Unidos, mas do relatório pode-se concluir que 86.6% dos casos reportados têm origem na Europa, resultando num crescimento de 406% na detecção de material pedófilo.

Estes números já levaram a Comissão Europeia a anunciar que irá existir uma coligação que visa combater este tipo de criminalidade e que incluirá operadores de telecomunicações, empresas e entidades policiais, sendo estas coordenadas pela unidade especializada da polícia inglesa "Child Exploitation and Online Protection Centre".

Este projecto, para além de financiamentos de empresas, recebeu um total de 427.000 do orçamento comunitário e tem como principal objectivo lutar contra a difusão de material pedófilo na Internet.

Este tipo de criminalidade normalmente só é detectada através de denúncias, já que a tecnologia informática permite esconder a maioria do material e a falta de controle por parte de muitos países, onde a legislação e os meios de prevenção e combate são escassos, dificulta em muito a acção policial.

Sem comentários: