terça-feira, março 03, 2009

"Gazelle" vai substituir o Internet Explorer


Image Hosted by Imageshack
O anúncio do Microsoft "Gazelle"

A Microsoft já está a desenvolver um novo "browser", que será o sucessor do Internet Explorer e reforçará sobretudo a vertente da segurança.

O novo "browser", designado por "Gazelle", ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, mas a Microsoft considera que as novidades que implementa vão alterar profundamente o conceito actual que se tem deste tipo de producto.

A principal inovação do "Gazelle" é o ser desenvolvido como um sistema operativo, com um sistema de segurança próprio e independente, de modo a que vulnerabilidades externas não sejam transpostas para o novo "browser".

O problema da segurança sempre atormentou o Internet Explorer, considerado por muitos como mais vulnerável do que os seus rivais, mas também vítima de um maior número de ataques devido à sua quota de mercado, que o tornou no alvo preferencial dos "hackers" que sempre investiram mais recursos num produto que é usado por 70% dos cibernautas.

Apesar de ainda não sabermos quando estarão disponíveis as primeiras versões funcionais, o conceito surge como interessante, mas poderá tornar-se pesado caso seja implementado como uma máquina virtual independente, que obviamente consumirá substanciais recursos do equipamento onde for instalado.

Sem comentários: