sábado, agosto 17, 2024

Intalar Windows 11 em equipamentos não suportados - 2ª parte

É necessário reiniciar o sistema, após o que se descarrega, a partir do "site" da Microsoft, o conteúdo ISO do Windows 11 na versão pretendida, o que, tendo em conta que se trata de uma transferência de grandes dimensões, será moroso, acrescendo o tempo necessário para que a integridade do conteúdo seja devidamente verificada, algo essencial na instalação de um sistema operativo.

É necessário abrir o ficheiro ISO com o Explorador de ficheiros, do que resulta a montagem de um volume virtual, clicando no Setup.exe para desencadear o processo de actualização, sendo certo que irão surgir avisos de compatibilidade que é necessário confirmar pretender-se ignorar de modo a poder ultrapassá-los, após o que a instalação irá prosseguir.

Existem situações em que, mesmo assim, a actualização falha, podendo-se, alternativamente, usar métodos que implicam "software" adicional, e uma menor legalidade, já que o truque que consistia em correr a instalaçãode forma alternativa, digitando Setup.exe /product server, foi bloqueada pela Microsoft no final do ano passado, sendo muito pouco provável que, mesmo em situações específicas ou raras, tenha sucesso nos dias de hoje.

Não existem métodos 100% garantidos para instalar o Windows 11 num equipamento que não seja inteiramente compatível, sendo, ainda, incertas quais as consequências futuras, que podem mudar caso a Microsoft assim decida, mas, para quem necessitar de efectuar esta actualização, sem nunca esquecer que existem riscos que, num futuro indefenido, podem resultar em problemas imprevisíveis.

sexta-feira, agosto 16, 2024

Tomadas de rede multifuncionais - 1ª parte

Para quem, como nós, dispõe de diversos computadores, distribuidos por várias divisões de uma mesma residência, a distribuição do sinal de rede, permitindo partilha de dados e acesso à Internet, é absolutamente essencial, pelo que estamos atentos a diversas soluções, no sentido de dispor daquela que melhor corresponda às necessidades do momento.

Um processo fácil de fazer a distribuição é recorrendo a tomadas que incluem conectores de rede e USB, bem como um ponto de retransmissão de rede sem fios, podendo, inclusivé, suportar as antigas linhas telefónicas, e que pode ser instalado numa parede, requerendo, essencialmente, alimentação eléctrica e passagem de cabos.

Alguns destes modelos têm uma alimentação via PoE, dispensando a ligação eléctrica a 220V, mas requerendo um equipamento que forneça a energia necessária, tipicamente a 48V, o que deve ser equacionado, caso torne a solução mais simples de implementar, mas sabendo que irá ser necessário um equipamento suplementar entre o "router" e a tomada capaz de proporcionar a alimentação necessária.

Existe, nos vários modelos que analizamos, uma porta de rede interior, onde é ligado o cabo que irá fornecer o sinal e que, tipicamente, estará ligado a um "router", e aqui convém verificar a velocidade a que opera, já que os modelos mais baratos apenas funcionam a 10 e 100 Mbps, mas não a 1000 Mbps, e quandas portas exteriores estão disponíveis, bem como as respectivas características.

quinta-feira, agosto 15, 2024

Quadro interactivo infra-vermelho - 2ª parte

Este modelo tem uma calibração de 4 pontos, sem temporização máxima e não requer pressão, tendo uma ligação via USB, que proporciona, igualmente, alimentação eléctrica, com cabo de um metro e meio, suportando multi-toque conectacdo a sistemas Android ou Windows 8.0 e superior e toque simples em Windows XP, Linux e MacOS.

Este modelo pode pode operar entre os 0º e os 40º de temperatura, com humidade até aos 90%, sem condensação, mantendo-se operacional se menos de 10% dos sensores, não consecutivos, estão danificados, tendo uma boa tolerância relativamente a brilhos e luminosidade.

O conjunto inclui o quadro, desmontado, com a fita adesiva de dupla face já colocada, o que permite uma montagem rápida dos componentes, incluindo o módulo de controle, vindo acompanhado do "software" de suporte, podendo ser fornecido "software" adicional de calibração, se necessário, e estando disponível periodicamente novas versões para a programação interna, o que permite a sua actualização por parte do utilizador.

Esta solução, como forma de complemento de uma projecção do conteúdo de um écran, permitindo uma interacção táctil, revela-se interessante, com uma relação entre o custo e a qualidade muito positivos, sendo útil, por exemplo, em reuniões ou formações, com uma área útil de 1430 por 805 milímetros a proporcionar um excelente espaço de trabalho, visível a boa distância.

quarta-feira, agosto 14, 2024

Intalar Windows 11 em equipamentos não suportados - 1ª parte

Quando estamos a pouco mais de um ano para o termo de suporte do Windows 10, a menos que se aceite pagar uma quantia exorbitante por actualizações de segurança, lembramos que a própria Microsoft fornece pistas quanto à forma de ultrapassar as restrições que resultam de exigências a nível das características dos equipamentos.

Tipicamente, é ao nível do TPM 2.0, indisponível em muitos equipamentos, que possuem a versão 1.2, ou do processador, que surgem os principais problemas de incompatibilidade, já que no restante, como, por exemplo, memória, espaço em disco ou placa gráfica, os requisitos mínimos são facilmente ultrapassados.

O método que a própria Microsoft sugere é o de editar o Registry do equipamento a actualizar para o Windows 11 e navegar até à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup, clicando sobre ela para a selecionar e, seguidamente, clicando sobre uma área vazia, do lado direito, com o botão direito, o que vai fazer aparecer uma caixa de diálogo.

Deve-se selecionar a opção de criar uma nova entrada, com o valor de DWORD e o nome AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU, atribuindo-lhe o valor de 1, em formato hexadecimal, gravando as alterações fazendo um click no botão de Save, após o que, depois de verificar o conteúdo, se pode sair do editor.

terça-feira, agosto 13, 2024

Botas tácticas de Verão de baixo preço - 2ª parte

Os atacadores, em corta tipo para-quedas, passando por ilhoses, são fáceis de apertar e desapertar, com as botas a ajustarem-se bem, sendo aconselhável, naturalmente, usar meias apropriadas, sendo que muitos optam por usar dois pares de meias, o que implica atenção à escolha do tamanho das botas, podendo ser necessário optar por um número superior ao habitual.

Por outro lado, a resistência a impactos, e mesmo a protecção oferecida contra movimentos ou torsões, não está ao nível de modelos de fabricantes mais reputados, ficando em aberto a importante questão da durabilidade, sobretudo se submetidas a uma utilização mais exigente, algo que apenas um teste mais longo pode determinar com algum grau de confiança.

Também as solas podiam ser de melhor qualidade, e oferecendo uma maior protecção, mas o piso é bom e são suficientemente flexíveis para permitir um caminhar ou correr confortável, sendo óbvio que não estamos diante de um produto tecnologicamente avançado, seja na concepção, seja nos materiais utilizados, muito convencionais, quando outros fabricantes usam materiais de última geração, tecnologicamente muito mais avançados.

Por um preço que, incluindo IVA e portes, fica abaixo dos 35 Euros, estas botas podem ser interessantes para efeitos de substituição ou para utilização temporária, custando uma fração dos preços praticados por fabricantes mais conhecidos, pelo que serão de ter em conta para quem pretender ter um par de botas de reserva, pelo menos até adquirir outras, de melhor qualidade e que, naturalmente, tenderão a ser bem mais dispendiosas.

segunda-feira, agosto 12, 2024

Quadro interactivo infra-vermelho - 1ª parte

Para quem necessita de um sistema de apresentação interactivo e de grandes dimensões, os paineis tácteis de infra-vermelhos podem ser uma solução interessante, com modelos de grandes dimensões, neste caso concreto de 65 polegadas, a ter um preço total, incluindo IVA e portes que fica perto dos 140 Euros.

Esta solução permite dispor de um écran táctil de grandes dimensões, destinado a sobrepor-se a um écran convencional, ou a uma projecção, onde seja apresentado conteúdo do écran de um dispositivo conectado, como um computador com Windows 10, sendo possível interagir directamente com o conteúdo, podendo-se usar o simples toque de dedo ou um ponteiro.

Este tipo de quadro, para ter um preço desta ordem, é fornecido desmontado. dentro de um tubo protegido, cabendo ao utilizador proceder à respectiva montagem, que é simples, e ao processo de calibragem, bem como à obtenção, opcional, do vidro com as dimensões adequadas e 3 milímetros de espessura, o que, naturalmente, encarece a solução.

Com base numa estrutura de alumínio, existindo modelos em negro ou na cor natural, este modelo concreto tem 20 pontos do toque, uma relação de 16:9, um tamanho mínimo do ponto do reconhecimento de 4 x 4 milímetros, com um tempo de resposta inferior ou igual a 4 milisegundos e uma resolução de 32768 × 32768.

domingo, agosto 11, 2024

O HP EliteDesk 705 G2 para acesso à Internet - 2ª parte

Apesar das dimensões, estão presentes numerosos conectores, incluindo para rede Ethernet, com velocidade de 1 Gb, acrescendo, distribuídas pelas superfícies frontais e na rectaguarda, um total de 6 portas USB, das quais quatro são 3.0, quatro portas áudio e duas tipo PS/2.

Optamos sempre por computadores com o sistema operativo genuíno, o que, tipicamente acontece com computadores de marca, e que esteja activado, sendo que este computador vem com a versão Professional do Windows 10, o que evita problemas legais, garante actualizações, enquanto a Microsoft as disponibilizar, e permite, posteriormente, evoluir para outros sistema operativo.

Este é um computador de pequenas dimensões, adequado a espaços limitados, com uma fonte de alimentação de 200W, económico em termos de consumo, e que, no período de testes realizado, demonstrou ser uma boa opção, revelando-se estável e respondendo com a rapidez necessária ao tipo de solicitações efectuadas na navegação na Internet, incluindo acesso a vídeos e processamentos mais complexos.

Por um preço que ficou perto dos 40 Euros, a que acresceu, praticamente, outro tanto, para IVA e portes, recorrendo aos periféricos do computador substituído, incluindo um écran LG de 32", foi possível dispor de mais um posto de trabalho, destinado, essencialmente, a acessos à Internet, por um valor muito módico e que, rapidamente, é amortizado.