sábado, agosto 24, 2013

Pinturas de protecção - 3ª parte

Image Hosted by Google Parte do catálogo Line-X

Tal como no caso da Rhino Pro, também a Line-X tem no "site" um extenso conjunto de informação, para além de numerosas fotos e mesmo um catálogo "on line", bem como o localizador de revendedores, formulário de aplicação, formulário de suporte e subscrição de uma "newsletter".

É difícil estabelecer um preço padrão, mas, em termos médios, podemos apontar para perto de uma centena e meia de Euros, sem incluir portes, para pintar o interior de uma caixa de carga de uma "pick up" média, para o que serão precisos perto de 4 litros ou 1 galão do produto.

Image Hosted by Google Defender protegido por Line-X

Obviamente, para pintar o exterior de um veículo na sua totalidade é necessária uma quantidade francamente superior, pelo que o valor poderá andar pelos 600 Euros, ou mesmo mais, dependendo do modelo do veículo, com a limitação acrescida de este tipo de tinta existir em tons escuros, com uma especial incidência no negro ou cinzento muito escuro, ambos relativamente foscos e algo rugosos, pelo que este aspecto poderá não agradar a todos os eventuais interessados.

Para veículos submetidos a grandes desgastes físicos ou resultantes de factores ambientais, nos quais se incluem grande parte dos todo o terreno e dos veículos de socorro ou de uso militar, esta é uma pintura a ter em conta, constituindo um investimento que pode contribuir para a sua maior duração e para a segurança dos seus ocupantes, com um valor que não excede demasiadamente uma pintura convencional.

sexta-feira, agosto 23, 2013

Bombeira morre no combate aos fogos em Tondela

Image Hosted by Google A bombeira Ana Rita Pereira

Durante o combate a um incêndio florestal em Pedronhe, na Serra do Caramulo, concelho de Tondela perdeu a vida uma bombeira de 24 anos, integrada num grupo de reforço proveniente de Lisboa, elevando para três o número de vítimas mortais resultante directamente do combate aos fogos.

Apesar da sua idade, a bombeira Ana Rita Pereira, que tinha uma filha de quatro anos, e cujo namorado também é bombeiro, já tinha bastante experiência, tendo participado nos combates aos fogos em anos anteriores.

Ficaram ainda feridos outros nove bombeiros, quatro deles com gravidade, mas que puderam ser socorridos, tendo a bombeira falecida, dos Voluntários de Alcabideche, de perto de Lisboa e que esteve desaparecida durante diversas horas, sido encontrada já sem vida.

O grupo de reforço enviado de Lisboa na passada quarta-feira incluia uma trintena de bombeiros dos Voluntários do Estoril, de Cascais, de Alcabideche e de S. Pedro de Sintra e estava a participar no combate a um incêndio onde estavam presentes quase três centenas de efectivos, apoiados por quase cem viaturas e 6 meios aéreos.

quinta-feira, agosto 22, 2013

Pinturas de protecção - 2ª parte

Image Hosted by Google Todo o terreno protegido por Line-X

O "site" da Rhino Pro, para além dos respectivos produtos, inclui uma vasta documentação técnica, vídeos de demonstração e de instrução, endereços de aplicadores certificados, e mesmo formulário para quem quiser ser um aplicador ou revendedor certificado dos seus produtos.

No entanto, para além da Rhino, existem outras alternativas, como a Line-X funcionalmente idênticas, com uma maior ou menos resistência, mas que, tipicamente, são aplicados de forma muito diferente, nomeadamente recorrendo a um simples rolo, dispensando assim o sistema de aplicação e o compressor, mas colocando outro tipo de dificuldades na aplicação.

Um concorrente, a Line-X, tem uma linha de produtos igualmente completa, tendo ainda uma secção destinada especificamente aos Land Rover, apresentando não apenas as suas opções, mas também alguns detalhes relativamente aos resultados da aplicação dos seus produtos.

Este produto tornou-se bastante conhecido quando diversas fotografias de um Defender, com uma preparação muito específica, totalmente revestido exteriormente com este produto, foram tornadas públicas, aparecendo em numerosos "sites" e no Facebook, onde foram visualizadas por inúmeros adeptos da marca.

quarta-feira, agosto 21, 2013

Pinturas de protecção - 1ª parte

Image Hosted by Google Exemplo de um veículo protegido pelo Tuff Coat

Existem númerosos produtos destinados a proteger superfícies dos mais diversos materiais, que podem incluir desde o exterior de veículos até compartimentos de carga, passando pelo chão de uma garagem ou por simples acessórios ou equipamentos, revestindo-os por uma película resistente.

Este tipo de tintas oferece protecção contra corrosão, abrasão e impacto, selando efectivamente os objectos sobre os quais é aplicado, pelo que alguns dos problemas mais comuns, como pequenas mossas, aparecimento de ferrugem, danos na pintura, entre outros, deixam de surgir com a mesma frequência.

Escolhemos, a título meramente informativo, o produto mais resistente da Rhino Pro, o Tuff Coat, destinado a superfícies submetidas a grandes impactos e desgaste acelerado, sendo composto por dois elementos distintos que são aplicados com um equipamento especialmente desenvolvido para o efeito.

Este equipamento, uma espécie de pistola de pintura onde se colocam os cartuchos do produto, é accionado por um vulgar compressor, permitindo aplicar em alguns segundos uma camada uniforme, resultando numa finalização com aspecto profissional que fica ao alcance mesmo de quem tenha pouca experiência.

terça-feira, agosto 20, 2013

Land Rover Owners de Setembro de 2013 já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners de Setembro de 2013

Já se encontra nas bancas a edição de Setembro de 2013 da Land Rover Owners International, incluindo um artigo sobre um Defender 110 que atinge os 520 cavalos de potência, recorrendo a um motor de 6.2 litros da Chevrolet, e será, provavelmente, o Defender mais potente do Mundo.

Ainda para quem aprecia os Defender, um artigo sobre os modelos militares que podem ser adquiridos actualmente por valores a partir das 300 libras, numa altura em que o Ministério da Defesa inglês dispensa numeroso veículos deste tipo, bem como outro artigo sobre detecção e reparação de avarias em Td5, serão do maior interesse.

Também são de destacar os artigos sobre expedições, que incluem a remota zona de Israel e da Faixa de Gaza, bem como a Palestina, para além de algumas zonas adequadas a passeios mais calmos, em Inglaterra, tal como um conjunto de artigos técnicos que incluem várias reparações comuns nos Land Rover.

Outros artigos, que incluem a o historial do veículo de teste do novo Range Rover Sport, os 60 anos do 107", a primeira versão longa do Serie I ou um S3 reconstruido que volta à estrada, para além da divulgação de alguns novos produtos serão sem dúvida do maior interesse para os adeptos da marca.

segunda-feira, agosto 19, 2013

Óculos com "bluetooth" - 3ª parte

Image Hosted by Google Óculos com "bluetooth"

Estes equipamentos têm uma autonomia de até 5 horas de conversação, com uma bateria de iões de lítio no seu interior, necessitando de um par de horas para carregar completamente, tendo um modo de poupança, que o desliga automáticamente, entrando em modo de poupança de energia.

O conjunto inclui, para além dos óculos, o cabo USB, que serve para carregamento ligado a um computador ou ao carregador que é fornecido, o manual de utilizador, bem como uma caixa de transporte de cor negra, que protege adequadamente o equipamento quando não em uso.

O preço, incluindo portes a partir da Ásia, varia entre os sete e os dez Euros, sendo bastante mais elevado caso se opte por um modelo com memória interna, o qual permite, para além das funções como "kit" de mãos livres, ser usado como um leitor de MP3 ou mesmo câmara de vídeo, permitindo ao utilizador ouvir música e filmar de forma autónoma.

Esta é uma solução algo original, prática, mas de estética algo discutível, caso se opte pelos modelos mais económicos, faltando um modelo de gama intermédia, com as funcionalidades básicas, mas com melhores acabamentos, que poderiam ser, por exemplo, a estrutura em liga metálica, o que conferia um muito melhor aspecto.

domingo, agosto 18, 2013

Óculos com "bluetooth" - 2ª parte

Image Hosted by Google Óculos com "bluetooth"

Os altifalantes estão embutidos na armação e são móveis, rotativos em 270º e ajustáveis em extensão, de modo a serem adaptados a qualquer utilizador, com capacidade para emitir em modo estéreo, possuindo também um microfone incorporado na estrutura, cujas dimensões atinge os 170 x 60 x 8 mm.

Modelos ainda mais sofisticados, com lentes diferentes, de melhor qualidade, uma estrutura mais sólida, e bons acabamentos estão igualmente disponíveis, podendo incluir ainda outras funcionalidades, como o rádio FM e mesmo a gravação de imagens em alta resolução que vai até aos 1280 x 720 pixels e recorre a um cartão micro SD.

Obviamente, os modelos com mais funcionalidades são identificáveis através do maior número de botões ou controles nas hastes dos óculos, e tornam-se menos práticos, com maior dificuldades de utilização dada a profusão de comandos muito juntos, mais pesados e, consequentemente, menos confortáveis.