sábado, setembro 29, 2012

Novo Land Rover Defender da Corgi

Image Hosted by Google Um Land Rover Defender da Corgi

A conhecida "Corgi", um fabricante de modelos e brinquedos com décadas no mercado, apresentou uma nova linha, designada por "Corgi Toys", que inclui um conjunto de miniaturas de veículos e cenários que reproduzem o ambiente de uma quinta.

Entre estes modelos, encontra-se um Land Rover Defender, na versão "double cab", com carroçaria de metal, peças em plástico e pneus em borracha, para além das inevitáveis superfícies transparentes que reproduzem as áreas vidradas e com a particularidade de vir sujo de lama.

Com pintura em vermelho, plásticos em cinzento na capota e jantes, e interiores e chassis em negro, este pequeno modelo, que é considerado pelo fabricante como um brinquedo e não uma réplica, não possui muitos detalhes, ficando aquem de muitas miniaturas, mas tem linhas gerais correctas e será do agrado dos mais novos.

Por um preço que pouco ultrapassa o par de Euros, a que podem acrescer portes, o pequeno Defender da "Corgi Toys" é um presente interessante, de baixo custo, que será sem dúvida bem recebido por crianças e colecionadores que apreciem os Land Rover.

sexta-feira, setembro 28, 2012

Nos detalhes revela-se a rentabilidade de um projecto - 2ª parte

Image Hosted by Google Um carregador modular para Canon

No entanto, o mais interessante é a modularidade deste pequeno carregador, que, ao contrário de outros modelos, é composto de dois conjuntos, sendo um deles a base, com os circuitos eléctricos, na qual se encaixa um pequeno módulo adaptado à bateria que se pretende utilizar.

Assim, a mesma base serve a todas as baterias que utilizam uma voltagem semelhante e que têm dimensões compatíveis, pelo que pode ser produzida em largas quantidades e vendida para um enorme conjunto de equipamentos diversos, que em muito ultrapassam as máquinas fotográficas.

Apesar de aparentar uma maior complexidade, este desenho reduz em muito o número de modelos diferentes fabricados, pelo que a produção do módulo mais complexo pode atingir números bem mais elevados do que fabricando modelos individuais, reduzindo em muito custos e, mesmo a logística do sistema.

Naturalmente que esta solução funciona caso a produção atinja enormes volumes e o custo de mão de obra, necessário em pequenas operações de montagem e logística, seja barata, mas como ambas se verificam na China, este conceito resulta em pleno a todos os níveis, oferecendo uma solução flexível e de muito baixo preço.

quinta-feira, setembro 27, 2012

Nos detalhes revela-se a rentabilidade de um projecto - 1ª parte

Image Hosted by Google Um carregador modular para Canon

Um carregador para máquinas fotográficas pode parecer algo simples e banal, excepto quando revela uma série de detalhes que permitem apreciar a inteligência da sua concepção e a adequação do projecto a uma produção em massa a muito baixo custo.

Recentemente adquirido, um carregador para as baterias das Canon 350D, proveniente da Ásia, diferencia-se de outros modelos pela sua modularidade e versatilidade, fruto de uma concepção que consideramos interessante e um exemplo de um bom projecto.

Em termos de flexibilidade de uso, o facto de poder funcionar ligado a uma tomada de 110 ou 220V, bem como às tomadas de isqueiro de 12V dos veículos ligeiros, torna a sua utilização universal, tendo como único óbice o facto de o conector ser do modelo americano, pelo que a presença de um pequeno adaptador é essencial.

Obviamente, um modelo que encaixasse directamente nas tomadas europeias teria vantagens para nós, mas sabemos que a tomada americana é mais facilmente convertível e de menores dimensões em termos de conector do que as do modelo que se usa entre nós.

quarta-feira, setembro 26, 2012

Despiste de Defender dos bombeiros da Lourosa provoca dois feridos - 2ª parte

Image Hosted by Google Um "roll bar" da Raptor para Defender 90

Toda a parte superior do Defender, acima da cota do capot, a menos que devidamente protegida, resiste mal aos impactos, dado que não possui uma estrutura resistente, capaz de se manter indeformada caso surja um embate ou haja um capotamento.

Se nos Defender usados como viaturas ligeiras de combate a incêndios dado o risco acrescido de acidente e capotamento, devido ao peso e ao alto centro de gravidade, o uso de protecções, ou "roll bar", seja cada vez mais comum, o mesmo não é tão frequente em veículos de transporte, como os adstritos aos comandos.

Mesmo sabendo que a falta de uma estrutura de protecção, cujo valor ultrapassa o milhar de Euros, se deve a questões orçamentais, para além de penalizar o veículo em termos de peso, desempenho e consumos, esta não devia, em caso algum, ser dispensada, conhecendo-se as fragilidades estruturais dos Defender e as consequências que daí advêm em caso de acidente.

terça-feira, setembro 25, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 8ª parte

Image Hosted by Google Cabos mini USB para Canon EOS

No total, tendo adquirido os corpos das máquinas por perto de centena e meia de Euros, incluindo portes e direitos alfandegários, as objectivas por pouco mais de setenta, e os acessórios essenciais por uma vintena, ficamos com dois conjuntos completos, cada um orçado em perto de 250 Euros, o que permite que duas pessoas possam trabalhar autonomamente.

Caso se adicionem mais alguns opcionais, como o saco de transporte e o colete, por exemplo, o orçamento individual sobe para os 300 Euros, mas para uma solução mais completa, com múltiplas objectivas, que podem ser partilhadas, o valor total sobe substancialmente.

Naturalmente que este processo, sendo o mais económico, implica disponibilidade para pesquisas e tempo, dado que um envio a partir da Ásia pode demorar três semanas a chegar, sendo necessário que um conjunto de items esteja disponível para que se possa utilizar um dos equipamentos.

Caso haja a possibilidade de esperar, este é um caminho que aconselhamos, dado que, de outra forma, um orçamento de 500 a 600 Euros nunca chegaria para dois conjuntos completos, sendo duvidoso que, mesmo adquirindo em segunda mão entre nós, chegasse para um único com qualidade e versatilidade semelhantes.

segunda-feira, setembro 24, 2012

Despiste de Defender dos bombeiros da Lourosa provoca dois feridos - 1ª parte

Image Hosted by Google O Land Rover acidentado

O despiste de um Land Rover Defender do comando dos Bombeiros Voluntários da Lourosa, alegadamente devido ao trânsito que se verificava na via, ocorrido zona de Canedo, perto de Santa Maria da Feira, provocou um ferido grave e outro ligeiro.

Os dois bombeiros ficaram encarcerados por hora e meia dentro do Land Rover acidentado, tendo sido socorridos inicialmente por uma enfermeira, que presenciou o acidente, e depois pelas equipas de socorro, tendo sido evacuados para o Hospital de Santa Maria da Feira.

Segundo o comando da corporação, o veículo encontrava-se em boas condições, e, sendo um veículo de comando, não possuia alguns dos equipamentos, como reservatórios ou ferramentas pesadas, que podem desequilibrar os Defender utilizados no combate directo aos fogos.

É, no entanto, óbvio que os Defender, independentemente da sua configuração, são vulneráveis quando tombam, ficando os ocupantes particularmente expostos sempre que a parte superior do veículo é atingida e, de alguma forma, deformada, o que, em caso de embate, acontece com facilidade.

domingo, setembro 23, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 7ª parte

Image Hosted by Google Um sistema para montar a câmara num veículo

Outro acessório, este mais dispendioso, que pode revelar-se útil, em conjunto com uma câmara com modo automático e sistema de disparo remoto, é o suporte que permite a sua montagem sobre a superfície plana de uma viatura, permitindo assim fotografar em andamento com qualidade.

O modelo que apresentamos, e cujo preço ronda os 75 Euros, incluindo portes a partir da Índia, é um de entre muitos, oferecendo, ao contrário de versões mais económicas, uma excelente rigidez e segurança, sendo virtualmente impossível a possibilidade de se soltar e permitir que a câmara caia.

O G-2BH é composto por duas ventosas, com sucção, um varão, o sistema de fixação da câmara, orientável, bem como todos os acessórios necessários à sua utilização, construidos em metal de grande qualidade, permitindo uma utilização extremamente fácil e flexível, seja no interior, seja no exterior de uma viatura.

No entanto, uma montagem no exterior deve sempre ser equacionada com particular atenção, dado que, mesmo excluindo a possibilidade de queda, a câmara fica vulnerável a impactos, aos elementos, e mesmo a actos de vandalismo, furto ou roubo.