sexta-feira, setembro 28, 2012

Nos detalhes revela-se a rentabilidade de um projecto - 2ª parte

Image Hosted by Google Um carregador modular para Canon

No entanto, o mais interessante é a modularidade deste pequeno carregador, que, ao contrário de outros modelos, é composto de dois conjuntos, sendo um deles a base, com os circuitos eléctricos, na qual se encaixa um pequeno módulo adaptado à bateria que se pretende utilizar.

Assim, a mesma base serve a todas as baterias que utilizam uma voltagem semelhante e que têm dimensões compatíveis, pelo que pode ser produzida em largas quantidades e vendida para um enorme conjunto de equipamentos diversos, que em muito ultrapassam as máquinas fotográficas.

Apesar de aparentar uma maior complexidade, este desenho reduz em muito o número de modelos diferentes fabricados, pelo que a produção do módulo mais complexo pode atingir números bem mais elevados do que fabricando modelos individuais, reduzindo em muito custos e, mesmo a logística do sistema.

Naturalmente que esta solução funciona caso a produção atinja enormes volumes e o custo de mão de obra, necessário em pequenas operações de montagem e logística, seja barata, mas como ambas se verificam na China, este conceito resulta em pleno a todos os níveis, oferecendo uma solução flexível e de muito baixo preço.

Sem comentários: