A bateria interna de polímeros de lítios com 600 mAh, que permite uma autonomia de entre 10 e 20 dias de utilização, dependendo das funções utilizadas, com um "stand by" que pode chegar aos 40 dias, sendo carregado via porta USB, através de um cabo magnético.
Entre as características mais interessantes está a presença de um GPS, altímetro, pressão atmosférica, bússola e termómetro, importantes para actividades ao ar livre, mas também a luz ultra violeta que permite detectar, por exemplo, notas falsas, e o "led" de iluminação, que proporciona uma luminosidade aceitável, sem substituir uma lanterna autónoma.
Para os desportistas, funções como a monitorização da frequência cardíaca, oxímetro, contador de passos e de distância, são interessantes e úteis, tal como o "led" que permite usar o relógio como uma lanterna de pulso, estando dispostas funcionalidades específicas para mais de uma centena de desportos.
Outras funcionalidades serão mais universais, como a ligação ao telemóvel via "bluetooth", possibilitando controlar chamadas, visualizar mensagens, escutar música, configurar alarmes, dispor de relógio com múltiplos fusos horários e cronógrafo, com a operação táctil a ser complementada pela de um botão rotativo, o que permite ajustes simples e rápidos.
sábado, dezembro 14, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024
Trocar a segurança rodoviária por votos - 4ª parte
Cremos que esta é a lamentável resposta do PS à proposta do Partido Social Democrata, apoiada pelo Chega, que visa evitar as inspecções periódicas obrigatórias para motociclos com cilindrada superior a 125 cc, no que parece ser uma luta pelos votos dos motociclistas, com os vários partidos a fazerem as suas ofertas, independentemente das consequências que daí possam advir.
Aliás, temos muitas dúvidas que muitos motociclistas avaliem de forma positiva este tipo de medidas, que na prática podem ser virtualmente inaplicáveis, e que os coloca em risco e à mercê daqueles que, pela sua falta de prudência, por vezes aliada à pressa que resulta da pressão para a realização de deslocações rápidas, como os que se dedicam a entregas, e pode resultar numa maior desconfiança face a quem conduz motociclos e ao aumento dos prémios dos seguros.
Em vez de propor melhorias estruturais, preparando novas estratégias e políticas rodoviárias, medidas avulsas, com fins eleitoralistas, que colocam em perigo todos os utentes das vias, parecem ser uma opção simples, ou simplória, para quem compete por votos sem olhar a meios e sabendo que, no caso de das medidas por sí aprovadas resultem consequências gravosas, nunca serão por isso responsabilizados.
Quem cria condições para que aumente o número de acidentes, criando legislação que aumente o perigo rodoviário, não deve apenas ser responsabilizado politicamente, dado que face à gravidade do que se pode considerar mais do que uma negligência grosseira, a responsabilização criminal devia ser devidamente equacionada, com tudo o que tal implica para os decisores que as concretizem.
Aliás, temos muitas dúvidas que muitos motociclistas avaliem de forma positiva este tipo de medidas, que na prática podem ser virtualmente inaplicáveis, e que os coloca em risco e à mercê daqueles que, pela sua falta de prudência, por vezes aliada à pressa que resulta da pressão para a realização de deslocações rápidas, como os que se dedicam a entregas, e pode resultar numa maior desconfiança face a quem conduz motociclos e ao aumento dos prémios dos seguros.
Em vez de propor melhorias estruturais, preparando novas estratégias e políticas rodoviárias, medidas avulsas, com fins eleitoralistas, que colocam em perigo todos os utentes das vias, parecem ser uma opção simples, ou simplória, para quem compete por votos sem olhar a meios e sabendo que, no caso de das medidas por sí aprovadas resultem consequências gravosas, nunca serão por isso responsabilizados.
Quem cria condições para que aumente o número de acidentes, criando legislação que aumente o perigo rodoviário, não deve apenas ser responsabilizado politicamente, dado que face à gravidade do que se pode considerar mais do que uma negligência grosseira, a responsabilização criminal devia ser devidamente equacionada, com tudo o que tal implica para os decisores que as concretizem.
quinta-feira, dezembro 12, 2024
Alerta de tempo frio para os próximos dias - 2ª parte
Tendo em conta o aumento do número de sem abrigo, muitos deles indocumentados, o que indicia que os que foram identificados correspondem a uma fração daqueles que vivem na rua ou em condições equiparáveis, o problema com as baixas temperaturas aumenta, não estando previsto, face ao escasso número de dias de frio, a activação dos planos de contingência que permitiriam minorar o risco para os que vivem na rua.
O problema é particularmente crítico em Lisboa, onde se concentra grande parte dos sem abrigo e onde a mobilidade dos mesmos torna a detecção e seguimento mais complexa, mas também é na capital que se pode encontrar um maior número de habitações sem condições e sobrelotadas, resultando numa maior dificuldade por parte das autoridades para disponibilizar alojamentos, mesmo que temporários, quando a pressão imobiliária aumenta.
Também é nesta altura, com baixas temperaturas, que se verificam muitos dos incêndios urbanos, como consequência do recurso a fogueiras ou lareiras, bem como acidentes por intoxicação por monóxido de carbono, alguns deles fatais, podendo ter na origem sistemas de aquecimento defecientes ou destinados ao exterior, usados como recurso, com todos os riscos que daí derivam.
O perigo é maior em habitações com menos condições, com um elevado número de residentes de poucas posses, e que tendem a recorrer a métodos de aquecimento menos dispendiosos, mas particularmente perigosos, seja pelo perigo de incêndio, que pode alastrar a habitações vizinhas, seja perante a possibilidade de intoxicação por monoxido de carbono, situações potenciadas pelo tipo de construção e localização de muitas destas residências, algumas das quais sitas em locais pouco acessíveis.
O problema é particularmente crítico em Lisboa, onde se concentra grande parte dos sem abrigo e onde a mobilidade dos mesmos torna a detecção e seguimento mais complexa, mas também é na capital que se pode encontrar um maior número de habitações sem condições e sobrelotadas, resultando numa maior dificuldade por parte das autoridades para disponibilizar alojamentos, mesmo que temporários, quando a pressão imobiliária aumenta.
Também é nesta altura, com baixas temperaturas, que se verificam muitos dos incêndios urbanos, como consequência do recurso a fogueiras ou lareiras, bem como acidentes por intoxicação por monóxido de carbono, alguns deles fatais, podendo ter na origem sistemas de aquecimento defecientes ou destinados ao exterior, usados como recurso, com todos os riscos que daí derivam.
O perigo é maior em habitações com menos condições, com um elevado número de residentes de poucas posses, e que tendem a recorrer a métodos de aquecimento menos dispendiosos, mas particularmente perigosos, seja pelo perigo de incêndio, que pode alastrar a habitações vizinhas, seja perante a possibilidade de intoxicação por monoxido de carbono, situações potenciadas pelo tipo de construção e localização de muitas destas residências, algumas das quais sitas em locais pouco acessíveis.
quarta-feira, dezembro 11, 2024
Trocar a segurança rodoviária por votos - 3ª parte
Também numa fila de trânsito, no para e arranca do trânsito, facilmente se pode iniciar a manobra com a fila parada, e, com alguma rapidez, esta deslocar-se a mais de 30 km/h, colocando o motociclista em infração e em perigo, com a necessidade de se integrar numa fila de trânsito o que, face ao civismo e compreensão de muitos condutores, pode não ser fácil ou imediato.
Naturalmente, ao entrar no campo da subjectividade, as próprias autoridades terão a maior dificuldade em estabelecer quais os comportamentos de risco de modo a que uma coima não seja constestada, abrindo caminho para uma conflitualidade prolongada e cujo desfecho será incerto, podendo depender sobretudo da interpretação individual de cada magistrado, o que coloca em causa um valor tão essencial como o da segurança jurídica.
Também em caso de acidente, porque há automóveis que mudam de faixa, a probabilidade de colisão aumenta, sabendo-se que a percepção da presença de um veículo, neste caso uma motocicleta a circular entre faixas pode não ser imediata, nem intuitiva, sobretudo quando a legislação proposta permite, em certas situações ultrapassar pela direita, o que levanta outras questões.
Se imaginarmos duas filas de trânsito e um motociclista passar pelo meio, estará, simultaneamente, a ultrapassar a fila da esquerda pela direita e a ultrapassar a fila da direita pela esquerda, ficando em aberto qual a regra aplicável, a menos que, para o PS, esta legislação seja para vias com uma única fila de trânsito, elimninando ou reinterpretando a expressão "entre filas de trânsito", o que vem reduzir ainda mais a sua aplicabilidade, ou considere que apenas se pode ultrapassar por fora filas exteriores.
Naturalmente, ao entrar no campo da subjectividade, as próprias autoridades terão a maior dificuldade em estabelecer quais os comportamentos de risco de modo a que uma coima não seja constestada, abrindo caminho para uma conflitualidade prolongada e cujo desfecho será incerto, podendo depender sobretudo da interpretação individual de cada magistrado, o que coloca em causa um valor tão essencial como o da segurança jurídica.
Também em caso de acidente, porque há automóveis que mudam de faixa, a probabilidade de colisão aumenta, sabendo-se que a percepção da presença de um veículo, neste caso uma motocicleta a circular entre faixas pode não ser imediata, nem intuitiva, sobretudo quando a legislação proposta permite, em certas situações ultrapassar pela direita, o que levanta outras questões.
Se imaginarmos duas filas de trânsito e um motociclista passar pelo meio, estará, simultaneamente, a ultrapassar a fila da esquerda pela direita e a ultrapassar a fila da direita pela esquerda, ficando em aberto qual a regra aplicável, a menos que, para o PS, esta legislação seja para vias com uma única fila de trânsito, elimninando ou reinterpretando a expressão "entre filas de trânsito", o que vem reduzir ainda mais a sua aplicabilidade, ou considere que apenas se pode ultrapassar por fora filas exteriores.
terça-feira, dezembro 10, 2024
Alerta de tempo frio para os próximos dias - 1ª parte
A descida de temperatura anunciada para os próximos dias, sendo absolutamente normal e expectável nesta época do ano, vem por em evidência as fragilidades de um país dito de temperatura amena, mas cujas residências e mesmo o vestuáriodos residentes são incompaíveis com o frio, mesmo considerado à escala de um país do Sul da Europa, encostado a um oceano.
Ao tempo frio associam-se, inevitavelmente, gripes e outras infecções respiratórias, as quais potenciam outras enfermidades ou fragilidades, que tanto podem ser consequências de doenças existentes ou da condição física individual, que pode ser particularmente fraco no caso dos idosos ou ser inerente ao desenvolvimento no caso dos muito jovens.
Do aumento de solicitações feitas aos serviços de saúde, cujas limitações todos conhecemos, resultam inevitáveis atrasos no atendimento, que resultam, em muitas casos, em doenças graves ou situações fatais, incidindo sobretudo nos grupos mais vulneráveis e que, pela sua condição económica, não têm acesso a cuidados de saúde em instituições privadas, onde os cuidados serão, tipicamente, prestados num espaço de tempo adequado à situação individual.
Face às temperaturas baixas que se avizinham, é absolutamente necessário que os mais vulneráveis sejam protegidos, incluindo-se aqui tanto os que são frágeis devido à sua condição física, como aos que o são por questões sociais, como os sem abrigo ou aqueles que residem em habitações sem condições de aquecimento adequadas, algo que, infelizmente, é um padrão neste país, situação agravada pelo elevado preço da energia, que impede o uso de aquecedores ou outras fontes de calor seguras.
Ao tempo frio associam-se, inevitavelmente, gripes e outras infecções respiratórias, as quais potenciam outras enfermidades ou fragilidades, que tanto podem ser consequências de doenças existentes ou da condição física individual, que pode ser particularmente fraco no caso dos idosos ou ser inerente ao desenvolvimento no caso dos muito jovens.
Do aumento de solicitações feitas aos serviços de saúde, cujas limitações todos conhecemos, resultam inevitáveis atrasos no atendimento, que resultam, em muitas casos, em doenças graves ou situações fatais, incidindo sobretudo nos grupos mais vulneráveis e que, pela sua condição económica, não têm acesso a cuidados de saúde em instituições privadas, onde os cuidados serão, tipicamente, prestados num espaço de tempo adequado à situação individual.
Face às temperaturas baixas que se avizinham, é absolutamente necessário que os mais vulneráveis sejam protegidos, incluindo-se aqui tanto os que são frágeis devido à sua condição física, como aos que o são por questões sociais, como os sem abrigo ou aqueles que residem em habitações sem condições de aquecimento adequadas, algo que, infelizmente, é um padrão neste país, situação agravada pelo elevado preço da energia, que impede o uso de aquecedores ou outras fontes de calor seguras.
segunda-feira, dezembro 09, 2024
Trocar a segurança rodoviária por votos - 2ª parte
Concretizando, o PS propõe que, "sempre que se verifique grande intensidade de trânsito, é permitida a circulação de motociclos e ciclomotores entre filas de veículos, desde que sejam cumpridas as seguintes condições":
a) A velocidade máxima de circulação não pode exceder os 30 km/h;
b) O condutor deve manter uma distância lateral de segurança suficiente para evitar colisões com os veículos circundantes;
c) É proibida a ultrapassagem pela direita, salvo em situações de trânsito parado e em que seja possível executar a manobra em condições de segurança.
Tendo em conta a forma como se conduz em Portugal e a manifesta indiferença de muitos utentes da via a questões de segurança ou ao cumprimento da legislação em vigor, abrir portas para um conjunto de excepções, não só vem contribuir para uma maior sinistralidade rodoviária, como terá como consequência o aumento do preço dos seguros, face à previsão do aumento do número de acidentes.
Por outro lado, face à escassez de vias onde se possa efectivamente circular em segurança entre filas de trânsito, cuja extensão ou composição não são tipificadas, surge a percepção de que existe a possibilidade de efectuar esta manobra numa via normal e, virtualmente, em qualquer situação, qualquer que seja a extensão da fila de trânsito, sem o que a lei deixa de fazer sentido, abrindo caminho para uma flexibilidade de interpretação que depende muito da interpretação pessoal.
a) A velocidade máxima de circulação não pode exceder os 30 km/h;
b) O condutor deve manter uma distância lateral de segurança suficiente para evitar colisões com os veículos circundantes;
c) É proibida a ultrapassagem pela direita, salvo em situações de trânsito parado e em que seja possível executar a manobra em condições de segurança.
Tendo em conta a forma como se conduz em Portugal e a manifesta indiferença de muitos utentes da via a questões de segurança ou ao cumprimento da legislação em vigor, abrir portas para um conjunto de excepções, não só vem contribuir para uma maior sinistralidade rodoviária, como terá como consequência o aumento do preço dos seguros, face à previsão do aumento do número de acidentes.
Por outro lado, face à escassez de vias onde se possa efectivamente circular em segurança entre filas de trânsito, cuja extensão ou composição não são tipificadas, surge a percepção de que existe a possibilidade de efectuar esta manobra numa via normal e, virtualmente, em qualquer situação, qualquer que seja a extensão da fila de trânsito, sem o que a lei deixa de fazer sentido, abrindo caminho para uma flexibilidade de interpretação que depende muito da interpretação pessoal.
domingo, dezembro 08, 2024
O relógio inteligente GT4 Plus - 3ª parte
O assistente de voz, que permite controlar diversas funções usando apenas a voz, bem como a capacidade para intepretar gestos, facilita em muito a utilização, sobretudo em situações mais complicadas, incluindo para pedir ajuda, sendo sempre necessário que a conexão ao telemóvel esteja activa para que tal funcione.
Entre os relógios inteligentes nesta gama de preço, o GT4 Plus será dos mais interessantes, com uma boa qualidade de construção, um vasto conjunto de funcionalidades, algumas delas raras para equipamentos desta gama, uma autonomia longa e um excelente som, tendo em conta o tipo de dispositivo, revelando-se muito fácil de utilizar após uma configuração inicial um pouco trabalhosa, mas acessível.
O maior problema deste relógio são as dimensões, superiores às de um relógio convencional, mas que se devem à opção por um écran de dimensões generosas, bem como a necessidade de dispor de uma aplicação instalada no dispositivo móvel, neste caso a Glory Fit, que não se encontra entre as preferidas pela maioria dos utilizadores, dois problemas com os quais os utilizadores terão que conviver, tendo como contrapartida um vasto conjunto de funcionalidades.
O preço deste relógio, incluindo portes e IVA, fica entre os 20 e os 25 Euros, dependendo do tipo de bracelete, estando disponível em diversas cores, tendo críticas bastante positivas por parte dos seus utilizadores, o que pode justificar a sua aquisição por parte de quem necessite de um dispositivo deste tipo e tenha um orçamento limitado.
Entre os relógios inteligentes nesta gama de preço, o GT4 Plus será dos mais interessantes, com uma boa qualidade de construção, um vasto conjunto de funcionalidades, algumas delas raras para equipamentos desta gama, uma autonomia longa e um excelente som, tendo em conta o tipo de dispositivo, revelando-se muito fácil de utilizar após uma configuração inicial um pouco trabalhosa, mas acessível.
O maior problema deste relógio são as dimensões, superiores às de um relógio convencional, mas que se devem à opção por um écran de dimensões generosas, bem como a necessidade de dispor de uma aplicação instalada no dispositivo móvel, neste caso a Glory Fit, que não se encontra entre as preferidas pela maioria dos utilizadores, dois problemas com os quais os utilizadores terão que conviver, tendo como contrapartida um vasto conjunto de funcionalidades.
O preço deste relógio, incluindo portes e IVA, fica entre os 20 e os 25 Euros, dependendo do tipo de bracelete, estando disponível em diversas cores, tendo críticas bastante positivas por parte dos seus utilizadores, o que pode justificar a sua aquisição por parte de quem necessite de um dispositivo deste tipo e tenha um orçamento limitado.
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