sábado, dezembro 12, 2020

Três semanas para o Brexit

O Brexit aproxima-se rapidamente e serão sentidas alterações a partir do dia 01 de Janeiro de 2021, o que será agravado pela falta de um acordo, inexistente nesta data, mas que, mesmo após estabelecidos acordos comerciais, implicará o surgimento de dificuldades acrescidas nas importações a partir do Reino Unido.

Serão inevitáveis atrasos nas entregas de encomendas enviadas a partir do Reino Unido, que demorarão bastante mais tempo a chegar, algo que já se começa a verificar, nos dias de hoje, os portes serão, inevitavelmente, mais elevados e, muito provavelmente, os preços irão aumentar.

Alguns fornecedores estão a pensar adoptar, sempre que possível, um regime de pré-pagamento de direitos alfandegários, de modo a que as encomendas sejam dispensados de procedimentos aduaneiros à entrada do espaço comunitário, o que reduz o valor total a pagar e encurta substancialmente o prazo de entrega.

Existem recomendações para que as encomendas sejam colocadas o mais brevemente possível, caso se pretenda que sejam processadas, e entregues, antes da saída efectiva do Reino Unido do espaço comunitário, com empresas a sugerir que sejam feitas ainda na primeira quinzena deste Dezembro, evitando assim o que pode ser o caos das primeiras semanas pós-Brexit.

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Estado de emergência no Natal e passagem de ano - 3ª parte

Alcançar um equilíbrio entre a pressão popular, e o risco de desobediência, e a manutenção de um conjunto de medidas muito restritivas, é sempre complexo, sabendo-se que nestas alturas existe um espírito particularmente inventivo que permite contornar as normas em vigor, pelo que era inevitável algum tipo de cedência, ficando em aberto se esta foi feita da forma adequada.

O apelo ao bom senso e à responsabilidade individual, nesta altura do ano e sem recomendações, ou mesmo imposições, mais concretas, terá muito pouco efeito prático, podendo servir, sobretudo, para uma desculpabilização por parte dos decisores, que facilmente irão fazer transitar a responsabilidade para quem, cumprindo o estabelecido, não deixou contribuir para o alastrar da pandemia.

Também vemos aqui uma cedência ao ramo da restauração, que surge como beneficiada face a outros sectores de actividade, como o comércio de rua, para o qual não existem excepções comparáveis, numa tentativa de diminuir a crescente pressão deste, visível sobretudo na greve de fome e vigílias recentes, pelo que será de antever movimentos de revolta noutras actividades comerciais, igualmente muito atingidas pela pandemia.

Por outro lado, vemos muitos políticos e dirigentes empresariais a considerar que existirá um regresso à normalidade que será, aproximadamente, a situação vigente antes da pandemia, algo que, obviamente, nunca acontecerá, sendo certo que o Mundo mudou e, com isso, os hábitos alteraram-se, nalguns casos para sempre, o que irá prejudicar alguns sectores de actividade, enquanto beneficia outros.

quinta-feira, dezembro 10, 2020

Opera 73 final já disponível

Está disponível para descarga a versão 73 final do Opera, o navegador que adoptamos, tendo sido introduzidos, para além de melhoramentos na programação, com impactos directos no desempenho e na estabilidade, algumas novas funcionalidades que podem ser relevantes para alguns.

O "player" passa a poder ser acedido directamente, através da barra situada do lado esquerdo, com ligações directas a alguns "sites" com vídeos, como o Spotify, Apple Music e Youtube, e a sincronização com a versão móvel via código QR facilita a coordenação de dados entre os dispositivos de uma mesma conta Opera.

O botão do Twitter surge agora junto dos que acedem ao outros sistemas de mensagem instantâneo, com clientes que interagem directamente através do Opera, e o estado do tempo fica visível na localidade pretendida, caso se opte por activar esta opção.

As restantes funcionalidades continuam integralmente presentes, incluindo os bloqueadores de anúncios e protecção contra diversas ameaças "online", VPN gratuita, um sistema de navegação minimalista e muito fluída e um desempenho geral que tem vindo a melhorar com as actualizações, pelo que aconselhamos os utilizadores deste navegador a instalar rapidamente a nova versão, o que resulta de um processo rápido e completamente automatizado.

quarta-feira, dezembro 09, 2020

Estado de emergência no Natal e passagem de ano - 2ª parte

Em contrapartida, na passagem de ano existirão proibições de festas públicas e ajuntamentos de mais de 6 pessoas, mas é contemplada a possibilidade de circular na via pública até às 02:00, o que permite, por exemplo, jantar num restaurante, que podem estar aberto até às 00:00 desse dia, dar um passeio, ver fogo de artifício, e regressar à residência sem convívio com terceiros, sendo, ainda, possível almoçar fora no dia 01.

Está prevista uma reavaliação no dia 18 de Dezembro, com a possibilidade de alterar as medidas, caso se verifiquem alterações substanciais em termos da evolução epidemológica e da carga no sistema de saúde, mas dificilmente, a menos que os números se alterem muito, haverá coragem para mudar o agora determinado.

A possibilidade de jantar fora no período de Natal surge como uma cedência ao ramo da restauração, sendo de esperar algumas enchentes que, conjuntamente com o convívio familiar, permitem antever um aumento do número de infecções que se irá registar na segunda semana de Janeiro, com possível evolução durante a semana seguinte, atingindo-se um novo pico.

Este será, necessariamente, o preço a pagar pelas excepções do Natal, e são, manifestamente assumidas pelos decisores políticos, que consideram impossível evitar encontros familiares e, portanto, tentam, de alguma forma, regulamentá-las, enquanto dissuadem comportamentos de maior risco e apelam ao bom senso, o que, sem normas concretas, acaba por ser irrelevante.

terça-feira, dezembro 08, 2020

Novidades no Microsoft "Teams"

A Microsoft introduziu um conjunto de modificações e funcionalidades no "Teams", a sua plataforma para tele conferências, integrando os contactos, correio de voz e histórico de chamadas num único ponto de acesso, o que permite uma maior facilidade de utilização para os utilizadores.

Este novo desenho permite que as funcionalidades do "Teams" substituam com maior facilidade o telefone físico, com a vantagem de dispor de capacidades contra chamadas indesejadas, ou "spam", pesquisa de números e a possibilidade de conjugar diversas chamadas.

Também se torna mais fácil transferir chamadas entre o telefone móvel e um computador, sem que se verifiquem interrupções nas chamadas, bem como a gestão de chamadas, estando previsto para o início de 2021 a disponibilização generalizada destas funcionalidades.

Também está previsto o suporte do "CarPlay" no "Teams", embora não esteja claro se será possível ao "CarPlay" controlar o "Teams" e menos ainda se haverá algum tipo de conectividade ou suporte para o "Android Auto", mas fica claro que a Microsoft quer integrar nesta plataforma outro tipo de recursos, tornando-a muito mais completa e com uma posição de maior relevo num segmento em muito rápida expansão.

segunda-feira, dezembro 07, 2020

Estado de emergência no Natal e passagem de ano - 1ª parte

Num dia em que são anunciadas mais de 6.000 novas infecções e 70 vítimas mortais, foram anunciadas as medidas adoptadas ao abrigo do actual "estado de emergência", e que vão vigorar durante as próximas semanas, abrangendo o Natal e passagem de ano e aplicáveis nos concelhos em risco elevado ou muito elevado..

Apesar de previsíveis, com um alívo no Natal e maiores restrições na passagem de ano, existe a manutenção das medidas em vigor, sem alterações relevantes, até ao dia 07 de Janeiro, incluindo-se as restrições que vigoram ao fim de semana e implicam a proibição de circular entre concelhos ou a partir das 13:00 nos fins de semana, apenas com as excepções mencionadas.

No Natal, entre 23 e 26 de Dezembro, apesar das restições, pode-se transitar de um concelho para outro e, apesar da proibição de sair após as 13:00, de forma genéria, é autorizada a ida a restaurantes, que se mantêm abertos, o que significa, em termos práticos, que se pode ir visitar familiares distantes, jantar fora, mas não permanecer na rua ou fazer compras de tarde.

Não deixa de se estranhar que, obrigando os residentes na maioria dos concelhos, a suportar extensas restrições durante semanas, se abra uma excepção que, a todos os títulos, será excepcionalmente perigoso, podendo comprometer, num único dia, todo o esforço realizado ao longo de semanas, mas a pressão para que seja autorizado um Natal em família impediu a manutenção das restições em vigor neste período.

domingo, dezembro 06, 2020

Land Rover Owners de Janeiro de 2021 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Janeiro de 2021 da Land Rover Owners International, com o protagonismo a recair sobre um Defender 110, completamente reconstruído de acordo com especificações NAS, sigla de "North American Specification", o que pressupõe um conjunto de características e opcionais distintas e destinados a um mercado particularmente exigente em termos de segurança.

É igualmente interessante o artigo sobre um "Forward Control" 101 modificado para expedições, completamente equipado e muito polivalente, bem como os que descrevem um conjunto de expedições, destacando-se uma no interior australiano e outra, feita num Discovery, e que tem uma extensão que se aproxima dos 6.000 quilómetros.

A reconstrução de um Serie 1, com excelentes resultados, um guia de compra do Discovery 5, um modelo recente e que teve poucas vendas em Portugal, e um interessante artigo sobre a utilização dos pneus, visando aumentar a sua longevidade e a segurança que conferem, também merecem especial atenção.

Complementam este número as secções regulares, destacando-se o artigo técnico sobre a reparação da caixa dos assentos do Defender e sobre o comportamento dos Freelander 2, para aém da extensa publicidade temática e da apresentação de um conjunto de novos produtos, para além do contributo dos leitores, da divulgação de actividades dos clubes da marca, dando assim origem ao que será o último número desta revista a chegar a Portugal antes da concretização do Brexit e de um possível aumento de preços.