sábado, junho 01, 2019

Restrições à circulação na Serra de Sintra - 1ª parte

Com a subida das temperaturas e durante o alerta vigente, a Câmara Municipal de Sintra impôs restrições à circulação de veículos na Serra de Sintra, permitindo apenas o acesso de veículos comerciais, dos transportes públicos e, naturalmente, dos residentes, sendo excluídos os restantes, incluindo os que operam na área do turismo.

Foi bem visível o nivel de conflitualidade, e mesmo os incidentes e protestos de operadores, bem como a presença de forças policiais e de socorro, situações amplamente divulgadas pela comunicação social, mas que merecem uma análise por estarmos diante de um tipo de argumentação menos comum e sobre a qual convém refletir.

Foi dada como justificação, junto da comunicação social, a rapidez de acesso dos meios de socorro, nomeadamente dos bombeiros, cuja mobilidade ficaria afectada pelo elevado número de veículos a circular nas estreitas e sinuosas estradas da Serra, tendo como consequência uma intervenção mais tardia, do que resulta uma maior dificuldade no combate inicial.

É de notar que a argumentação é francamente distinta da que está habitualmente na base deste tipo de restrições, a qual se baseia, essencialmente, na possibilidade de o fogo ter origem nos veículos circulantes, ou nos seus ocupantes, seja através de projecções de alta temperatura, uma eventualidade cuja existência efectiva, com resultados concretos, desconhecemos, ou, o que é mais provável, resultado da falta de civismo ou de comportamentos imprudentes que, nesta conjuntura, assumem contornos criminais.

sexta-feira, maio 31, 2019

Tampa para recesso do tampão de combustível de Defender

A Uproar 4x4 é um fabricante de peças e acessórios para veículos fora de estrada, que oferece um conjunto de produtos interessantes, de muito boa qualidade, e que, em muitos casos, vêm ao encontro das necessidades dos utilizadores deste tipo de viatura, tendo merecido a nossa atenção a tampa para o recesso do tampão de combustível dos Land Rover Defender.

Esta pequena porte, em metal e com fechadura, visa proteger o tampão do depósito de combustível nos Defender onde este está posicionado atrás da roda traseira, como acontece com os Td5, e que possuem uma forma ogival, cobrindo totalmente este recesso, de modo a adicionar um nível acrescido de protecção contra acesso indevido, mas também evitando acumulação de detritos nessa área.

O conjunto fornecido pela Uproar 4x4 inclui tudo o que é necessário, incluindo a nível de fixações, sendo necessário efectuar os furos nos locais indicados e usar rebites para fixar a tampa, em alumínio, com muito bom acabamento, que pode ser fornecida em negro fosco ou acetinado, e que possui uma fechadura, para a qual são fornecidas duas chaves.

Este é um melhoramento que faz sentido sobretudo em zonas onde exista o perigo de um acesso indevido ao depósito de combustível, tipicamente para o furtar, situação em que o investimento de perto de uma centena de Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, fará todo o sentido, sobretudo tendo em conta a facilidade de instalação e o bom resultado que se obtém.

quinta-feira, maio 30, 2019

A Geeetech Prusa I3 A Pro - 8ª parte




Nas várias instruções que vimos, a fixação da placa de conectores era diferente, sendo comum a presença de espaçadores ou elementos em plástico que evitam a montagem directa sobre a estrutura da impressora, mantendo alguma distância, essencial para a refrigeração, mas podem ser usados parafusos, cuja dimensão depende do processo de fixação concreto, e "clips" ou espaçadores, sendo usados, no mínimo, três pontos de fixação de modo a que esta fique correcta.

A passagem dos cabos, devidamente etiquetados e com fichas identificadas na placa de ligação é simples, quase intuitiva, sendo o seu encaminhamento o que pode resultar mais complexo, nomeadamente os provenientes da cabeça de impressão, que é necessário envolver num do tubo flexível, que se deve cortar na medida certa, podendo-se recorrer a abraçadeiras para melhorar a fixação dos cabos.

Este é um trabalho de atenção e lógica, selecionando os cabos com as dimensões mais adequadas e os pontos de passagem onde haja um menor risco de contacto ou de se prenderem e desligarem, valendo bem a pena gastar algum tempo de reflexão de modo a obter a melhor solução possível, agregando, tanto quanto possível, cabos que se aproximem, recorrendo ao tubo fornecido, que deve ser cortado de acordo com as necessidades.

É de notar que as cablagens que ligam peças móveis devem permitir o respectivo movimento em toda a sua extensão, por um lado, e evitar contactos indesejáveis com outras superfícies ou componentes, por outro, pelo que o planeamento deve ser cuidado e efectuados os testes necessários antes da montagem e ligação defenitiva de cada cabo.

quarta-feira, maio 29, 2019

O "Xtreme Download Manager"

O "Xtreme Download Manager", abreviado para XDM, tal como o próprio nome indica, é um gestor de "downloads", disponível gratuitamente, não apenas a nível de executável, mas da fonte, o que permite aos interessados, e que tenham capacidade para tal, introduzir melhoramentos, num processo colaborativo que deu origem a um excelente produto.

Para além de aumentar a velocidade de transferência, e o XDM anuncia que pode ir até aos 500%, permite converter "streaming" do YouTube, Vimeo, Dailymotion, Google Video e muitos outros "sites", para além de recuperar transferências interrompidas ou recuperar ligações temporariamente indisponíveis, calendarizando as operações de acordo com as opções do utilizador.

O XDM integra-se nos navegadores mais populares, incluindo o Google Chrome, Mozilla Firefox Quantum, Opera, e Vivaldi, substituindo os recursos destes, e suportando protocoloas HTTP, HTTPS, FTP, DASH, HLS e HDS, bem como "firewalls", "proxy servers", redirecionamentos, autorizações, credenciações, "PAC scripts", "cookies", ou calendarizações, o que garante uma grande flexibilidade de utilização.

O XDM tem o seu próprio conversor de vídeo, que permite efectuar conversões para os populares formatos MP4 e MP3 e um grande conjunto de utilitários podendo, inclusivé, integrar-se com o anti-vírus ou desligar o computador quando concluídas as tarefas calendarizadas, pelo que estamos diante de um produto muito completo e de excelente desempenho, que sugerimos aos nossos leitores.

terça-feira, maio 28, 2019

A Geeetech Prusa I3 A Pro - 7ª parte



Na altura em que os acoplamentos flexíveis prendem os eixos roscados nos respectivos motores e os eixos que servem de guia são presos, com os pequenos parafuso que entram pela estrutura, o formato deve estar perto que se espera, sendo de colocar os travões nos veios horizontais, obtendo-se assim, depois de eventuais ajustes, o essencial da montagem, não obstante as peças em falta.

Depois de montar o motor do eixo X no respectivo suporte, com a cremalheira alinhada, e o rolete de retorno, que, tal como o do eixo Y, obriga a abrir ligeiramente a peça de suporte, de modo a que o movimento seja completamente livre, nos seus respectivos locais, após o que se pode colocar a correia de forma muito semelhante à do eixo Y, bastando cortar na medida certa e entalar as pontas no suporte da cabeça, após o que a tensão é regulada no parafuso de orelhas.

É essencial que o ajuste das correias seja correcto, tensas, mas não demasiado esticadas, passando pelas dentes da cremalheira do motor e pelos espaços ou intervalos previstos para o efeito e sem entrar em contacto com nenhuma peça, devendo-se sempre verificar o movimento e qualquer tipo de atrito excessivo.

Nesta impressora, a cabeça de impressão vem já montada, pelo que basta aparafusá-la no respectivo suporte, já no seu local defenitivo, com um par de parafusos, passando-se à placa de conectores, onde toda a cablagem proveniente dos vários componentes será reunida e que fornece a ligação à unidade lógica, onde também se encontra o sistema de alimentação.

segunda-feira, maio 27, 2019

Caneta UV para colagens ou soldaduras

Um método pouco conhecido para efectuar colagens ou selagens em múltiplos materiais é a caneta de raios ultra-violeta, que, essencialmente, funciona como um pequeno sistema de soldadura, destinada a efectuar reparações permanentes de forma rápida e duradora.

O sistema é composto por um reservatório, que nos modelos mais pequenos contém perto de 4 mililitros de cola e pode ser substituído, e uma luz ultra-violeta, com a respectiva bateria, e irá proceder ao tratamento da resina, que solidifica em cerca de 5 segundos, soldando as superfícies adjacentes ou eliminando fissuras.

O produto aplicado fica transparente, com alguma flexibilidade, e pode ser pintado e mesmo lixado com facilidade, permitindo acabamentos de bom nível, sem resíduos nem áreas pegajosas, podendo ser aplicado em materiais tão diversos como plástico, vidro, metal, cabedal, madeira, para citar apenas alguns dos exemplos mais comuns e que permite aferir das possibilidades deste tipo de colagem.

Um conjunto completo, com a luz e a cola, mas sem incluir a bateria, tem um preço que fica abaixo de um par de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, enquanto um tubo de cola adicional fica por metade desse valor, pelo que esta será uma alternativa interessante para muitas aplicações, onde colas mais convencionais não obtêm os resultados esperados, seja funcional, seja esteticamente.

domingo, maio 26, 2019

A Geeetech Prusa I3 A Pro - 6ª parte



Depois de um teste em que se verifica se a cama de impressão corre sem problemas, bem como o ajuste da tensão da correia, a estrutura assim montada é aparafusada na peça estrutural vertical, dando origem à forma da impressora, que fica assim com a volumetria final, podendo-se passar à montagem dos restantes componentes.

No entanto, sugerimos que os suportes dos veios verticais, um conjunto de quatro peças, estejam previamente aparafusadas nos lugares respectivos, bem como os motores do eixo Z instalados nos respectivos locais, por ser de manipulação mais simples antes da montagem do passo anterior, sendo de adicionar as peças possíveis antes de a volumetria e o peso dificultar o trabalho.

O passo seguinte, que não foi fácil, correspondeu à montagem dos eixos onde corre o suporte da cabeça, porque os eixos entram muito sob pressão nas peças de suporte, que correm sobre os eixos verticais, que devem ser montados previamente, num processo muito simples, onde a maior atenção vai para a colocação do longo parafuso que irá servir de limitador de movimento vertical, devendo ter os veios com curso posicionados de forma semelhante em ambos.

O suporte da cabeça, que foi previamente montado, tem que ser posicionado antes dos eixos serem introduzidos e fixos nas peças de suporte, devendo-se verificar a esquadria, a qual será efectivamente comprovada na altura em que os eixos são colocados nos respectivos suportes, o que pode implicar rodar ligeiramente um dos que são roscados para que os eixos horizontais fiquem nivelados.