sábado, julho 25, 2009

Estimativa de distâncias - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Detalhes de uma carta militar da série M888

Já abordamos a avaliação de distâncias recorrendo a uma régua de milésimos que consta, como o próprio nome indica, uma escala graduada e um fio que se coloca em volta do pescoço do utilizador e serve para marcar qual a distância correcta de observação do angulo.

Sugerimos a releitura do texto onde é descrita a utilização da régua de milésimos antes de entrar no capítulo respeitante à sua substituição através da improvisação de um sistema equivalente.

Improvisar algo de semelhante a uma régua de milésimos, o que pode ser necessário em situações extremas, é possível e relativamente fácil, efectuando marcas no bordo de um mapa e colocando-o à distãncia de um braço estendido, algo que vai reproduzir, grosso modo, o funcionamento da régua de milésimos.

Num mapa militar na escala 1/25.000, um quatro centímetros correspondem a um quilómetro e, no caso da régua de que dispomos, o angulo de cinco centímetros sensivelmente à distância visual de um braço estendido corresponde a 100 milésimos.

sexta-feira, julho 24, 2009

Versão RTM do Windows 7 disponível a 6 de Agosto


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Windows 7

A versão RTM, que equivale a um produto pronto para ser comercializado, estará disponível no dia 06 de Agosto para que os fabricantes de equipamentos o possam testar e para as empresas de desenvolvimento possam começar a trabalhar sobre esta plataforma.

Para além destas empresas, também os subscriptores da Technet e do Microsoft Development Network ou MSDN terão acesso aos "downloads" desta versão de Windows 7 que, excluindo o licenciamento, deverá ser idêntica à final.

A disponibilização da RTM significa que o produto final, a comercializar a partir de 22 de Outubro, está pronto e não se espera que surja a necessidade de introduzir alterações ou correcções que não as disponibilizadas através de "updates" via Internet.

Obviamente, a disponibilização do "release candidate" e agora da RTM significam o fim do período de desenvolvimento do Windows 7 e que as datas anunciadas dificilmente sofrerão atrasos, mas a transição dos sistemas operativos em uso para a nova plataforma, numa época de desinvestimento, surge como um processo lento e que será apenas equacionado a prazo, privando assim a Microsoft do que, noutras circusntâncias, seria um exito certo.

Hidratação em viaturas: reservatórios "camelbak" - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Detalhe dos tubos e válula do "camelbak"

Estes sistemas possuem uma entrada de líquidos larga, válvulas que permitem abrir e fechar o fluxo do tubo e são feitos em materiais seguros, de modo a evitar contaminações ou sabores residuais.

Este modelo em cor verde, com perto de 44 cm de comprimento e 15 de largura e um peso de apenas 190 gramas, permite transportar 3 litros de líquido, mantendo-o a baixas temperaturas durante um período razoável, mas que depende das condições exteriores.

Obviamente, é necessário bom senso na escolha do líquido a utilizar, não só para evitar cheiros que passem para o interior do reservatorio, mas também porque nem todos os líquidos hidratam da mesma forma, sendo que em diversos casos podem ser contraproducentes, pelo que o conselho é no sentido de usar água tão fria quanto possível.

Em termos de colocação, dado que cada veículo tem características próprias, podemos sugerir aos proprietários dos Land Rover Series e Defender a barra de fixação dos cintos de segurança, no caso dos "soft-top", a grade separadora, para os comerciais, ou a zona do pilar da porta para os restantes, aconselhando a que, sempre que possível, o reservatório esteja afastado de outras superfícies, de modo a evitar permutações de calor.

Por um preço que ronda os 8 euros, incluindo portes, estes reservatórios de substituição podem fornecer aos ocupantes uma quantidade razoável de líquidos sem a necessidade de sairem do seu assento ou de interromper a marcha, sendo uma alternativa a ter em conta quando comparada com meios mais convencionais.

quinta-feira, julho 23, 2009

Messenger comemora 10.º aniversário


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Messenger Live

O Messenger, um dos mais conhecidos e utilizados programas de comunicação instantânea comemorou o seu 10º aniversário, demonstrando que uma boa ideia, devidamente implementada, pode ter um longo e merecido sucesso.

Pouco mais de seis meses após o lançamento, o Messenger tinha perto de 5.000.000 de utilizadores e com pouco mais de um ano este número quadruplicara, acompanhando o crescimento da Internet.

Actualmente, estima-se em mais de 300.000.000 o número de utilizadores, dos quais perto de metade usam diariamente ou quase o Messenger, disponível em 22 idiomas, demonstrando o exito de um programa que evolui constantemente.

O Messenger teve inúmeras evoluções, implementando novas características, sendo de destacar o suportede som e imagem, permitndo autênticas teleconferências, o armazenamento de mensagens quando o interlocutor não está disponível e a integração com os serviços da plataforma "Live", que implementa numerosas funcionalidades complementares.

Este é um programa que a esmagadora maioria dos utilizadores de Internet usa e a quase totalidade conhece, pelo que não se justificam grandes comentários, limitando-nos a lembrar a importância de usar versões recentes que, para além de implementarem mais funcionalidades, são mais seguras, algo que é cada vez mais essencial.

Hidratação em viaturas: reservatórios "camelbak" - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O reservatório interno do "camelbak"

Os reservatórios do tipo "camelbak", destinados a serem transportados às costas, de forma análoga à de uma mochila ou preso num sistema mais complexo que inclui outros equipamentos, popularizaram-se durante operações militares em zonas de temperaturas elevadas, como o Iraque ou o Afeganistão.

Após este início de carreira, a divulgação e adopção para funções não militares foi extremamente rápida, sendo hoje, as suas diversas configurações, um dos sistemas de hidratação mais utilizados por desportistas e aventureiros, mas que pode ser de extrema utilidade noutras circunstâncias, como para quem conduz viaturas em missões de socorro ou no combate aos fogos.

Essencialmente, os "camelbak" incluem dois componentes, sendo um um saco exterior, com fixações ou alças, capaz de oferecer alguma protecção a um reservatório interior, amovível, ao qual está ligado um tubo com válvulas através do qual o liquido é bebido.

Apesar de se destinarem a substituir os reservatórios no interior de sistemas de hidratação, é possível usar os contentores de líquidos do tipo "camelbak" de forma autónoma, sobretudo em locais protegidos, como o interior de veículos.

Algo que distingue os "camelbak" de outros sistemas é o tubo longo com a "válvula de mordida", que deixa passar líquidos quando pressionada entre os dentes, evitando assim a necessidade de uma acção manual.

quarta-feira, julho 22, 2009

Clientes Optimus com aplicação que suporta GPS gratuita


Image Hosted by Imageshack
O Amaze em diversos telemóveis

A Optimus lançou um nova aplicação gratuita de navegação com suporte de GPS que inclui mapas de Portugal e do estrangeiro.

O Amaze é o resultado de uma parceria entre a Digital Minds e a operadora e permite utilizar mapas digitais de alta resolução da TeleAtlas, suporta comandos de voz e pesquisas e fornece informações que incluem dados meteorológicos.

Esta aplicação é gratuita para os clientes Optimus, sendo compatíveis com telemóveis Java e estando previsto o lançamento de versões para outras plataformas móveis.

Para activar o serviço basta aos clientes Optimus enviar um SMS com a palavra "mapas" para o 1293, recebendo em resposta as instruções que permitem instalar e utilizar a aplicação para a qual devem, caso pretendam explorá-la, possuir um GPS ligado ao telemóvel.

Longevidade em profissões de risco - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Agentes da PSP num treino

Existem formas de avaliar diversos factores de risco e de insatisfação, como o número de rupturas em relacionamentos próximos, o afastamento em termos de relacionamentos familiares ou alterações comportamentais que tenham impacto no serviço, sem com isso entrar na esfera da privacidade ou assumir formas de controle abusivas.

O facto de haver falta de estudos, informações ou estatísticas que permitam avaliar o real desgaste resultante do exercício de profissões e risco não permite confirmar de forma científica, com base em dados concretos, aquilo que é para todos intuitivo.

Obviamente, independentemente dos meios e dos cuidados, existirão sempre profissões de desgaste rápido, mas estes profissionais para além de serem protegidos no limite do possível e do razoável, devem ter o acompanhamento adequado e formas de compensação a vários níveis.

No caso concreto dos agentes da PSP, quando se aponta para uma esperança de vida abaixo dos 70 anos e o Governo propõe como idade de reforma os 60 anos e 40 anos de serviço, tal traduz-se na lamentável perspectiva de trabalhar até perto do fim da vida, sobretudo para quem tenha iniciado a carreira com perto de 25 anos.

terça-feira, julho 21, 2009

Imagens tridimensionais da Lua no Google Earth


Image Hosted by Imageshack
Écran do novo Google Moon

O Google comemorou o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua com a adição de um conjunto de novas funcionalidades que permitem uma observação diferente do satélite da Terra.

Na nova versão do Google Earth é possível observar a superfície lunar através de mapas tridimensionais de grande precisão, mapas com interesse histórico, fotografias obtidas durante as missões lunares e mesmo imagens de diversas expedições, sendo obviamente de destacar a da Apollo 11, cuja alunagem agora se comemora.

Esta nova edição do Google Earth, para cuja versão recomendamos o "upgrade", é do maior interesse sobretudo para estudantes e para os apreciadores de astronomia, mas, mesmo para os restantes utilizadores, aconselhamos esta transição.

O Google Earth continua a ser dos melhores programas no seu género, com um conjunto de funcionalidades impressionante e dispondo de uma base de informações ímpar, podendo ser utilizado nas mais diversas situações, mesmo quando não está disponível uma ligação à Internet.

Longevidade em profissões de risco - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Agentes da PSP em acção

Havendo poucos estudos, relativamente às consequências, dois aspectos serão de salientar e analisar, concretamente a elevada taxa de suicídios, que tem afectado especialmente os militares da Guarda Nacional Republicana, mas que também é elevado junto dos agentes da PSP e o estudo que revela que a esperança de vida destes últimos é significativamente inferior à da média da população portuguesa.

A conclusão do estudo realizado pelos serviços sociais da PSP, a pedido da própria Direcção Nacional, onde se aponta para uma esperança média de vida de apenas 67.5 anos contra os 78.7 que são a média da população portuguesa é alarmante e indicativo de que existe a necessidade de uma acção rápida por parte da instituição e da tutela.

Relativamente a este estudo, baseadao num amostra de 3.000 agentes, por desconhecermos a sua metodologia, obviamente mantendo em aberto a questão da proporcionalidade ente homens e mulheres, que é muito diferente na PSP e no todo nacional e afecta os valores relativos à esperança média de vida, mas, mesmo que esta diferença se reduzisse, a descrepância continua a ser preocupante.

No entanto, não é apenas a esperança de vida que deve ser avaliada, mas também a forma como esta é vivida em termos de qualidade e da perspectiva de analisar algo intangível, como a realização profissional ou pessoal.

segunda-feira, julho 20, 2009

Orientar o mapa sem bússola - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma bússola orientada sobre um mapa

Coloca-se o mapa sobre as linhas, de modo a que cada uma delas esteja apontada na direcção correcta sob o mapa, sendo que o local de intercepção é, obviamente, aquele em que nos encontramos.

Após este posicionamento, aconselha-se uma verificação através de outros pontos de referência, recorrendo ao mapa e identificando elementos relevantes existentes nas proximidades, tendo o necessário cuidado para verificar se entre a data de elaboração do mapa e a actualidade não terá havido alterações, como novas edificações.

Este processo, para além de servir para orientar o mapa, permite ainda determinar a própria localização do utilizador bem como a direcção dos pontos cardeais com uma precisão razoável, a suficiente para seguir uma dada direcção.

Após a determinação da posição, esta não deve ser perdida, pelo que a progressão deverá ser feita de um ponto identificável para outro, mesmo que tal corresponda a um pequeno desvio, verificando-se a posição através deste ou de outro método em cada paragem, conferindo assim a posição e evitando a necessidade de um novo processo de localização a decorrer do início.

Longevidade em profissões de risco - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Agentes da PSP numa viatura

A recente notícia de que mais um elemento das forças de segurança, neste caso agente da Polícia de Segurança Pública (PSP), com 49 anos de idade, que se suicidou recorrendo à sua arma de serviço, volta a por em causa os efeitos de um conjunto de profissões a nível de esperança e qualidade de vida por parte de quem as desempenha.

Nest último caso, trata-se de um agente, que actualmente prestava serviço da Esquadra de Investigação Criminal do Comando Distrital de Portalegre, com perto de cinquanta anos e dois filhos na casa dos vinte, e optou por por termo à vida, acabando por falecer no Hospital Doutor José Maria Grande na mesma cidade.

Esta nova tragédia vem dar um novo enfase às condições de trabalho e às repercusões na sua vida pessoal não apenas dos agentes da PSP, mas de também dos que, por razões profissionais, desempenham funções ou participam em missões de risco de forma continuada ou que são obrigados a suportar uma pressão muito superior ao normal.

Nestes grupos, para além dos elementos das forças de segurança, podemos incluir diversas vertentes da protecção civil, do socorro e mesmo profissionais oriundos de diferentes sectores que têm em comum serem submetidos a pressões excessivas ao longo de períodos importantes.

domingo, julho 19, 2009

Google ajuda a implementar redes sociais em sites


Image Hosted by Imageshack
Módulo Friend Connect do Google

O Google disponibilizou uma funcionalidade que permite implementar pequenas redes sociais nos "sites", recorrendo à plataforma do "Friend Connect" conhecida por quantos usam as ferramentas do Blogger.

Desta forma, cada "site", seja pessoal ou instituicional, pode incluir o código de programação em HTML que permite criar pequenas comunidades entre utilizadores, facilitando contactos ou a inserção de comentários.

Com 47 línguas disponíveis, entre as quais o Português, esta é uma aposta do Google no aumento de tráfego e na interacção entre utilizadores que partilham interesses ou gostos comuns.

Destinado a quem tenha "sites", esta é uma opção interessante, fácil de implementar e com potencialidades interessantes a nível de fidelização de leitores ou seguidores, ultrapassando em muito outras opções propostas pelo Google.